Armazenamento: Mais espaço para guardar e manter os dados

Armazenamento

Armazenar informações contidas em documentos, fitas, fotos, livros e vídeos já ocuparam muito espaço físico de empresas, residências, depósitos e bibliotecas. Com o auxílio da informática, tudo que era guardado em papel tem sido transformado em arquivos de computador para posterior consulta ou atualização. Isso significou menores áreas de estocagem, maior facilidade em localizar e manter informações e a democratização do conhecimento. Dispositivos como discos externos, storages e outros sistemas para o armazenamento de dados possuem cada vez mais recursos contra falhas, proporcionando cada vez mais economia e segurança.

As informações armazenadas estão realmente seguras?

Computador com verificação de segurança acessando arquivos digitalizados salvos em sistema de discos

A digitalização de documentos, processo que transforma fitas de áudio, vídeo e livros em arquivos têm causado uma significativa redução das áreas necessárias para estocagem de nossas vidas digitais, porém nossos computadores e servidores são equipamentos sujeitos a falha, por isso a escolha do dispositivo correto é de extrema importância para manter nossas informações sempre seguras. Além disso, manter o backup sempre atualizado evita surpresas desagradáveis. A maioria das soluções para armazenamento de arquivos ainda são baseadas em hard disks, equipamentos que possuem componentes mecânicos sujeito a falhas.

Servidores de armazenamento e serviços de nuvem

Computador acessando dados do serviço de nuvem

A popularização de smartphones, computadores, tablets e outros dispositivos geradores de conteúdo aumentou muito a necessidade por espaço de armazenamento dentro de empresas e residências, obrigando usuários a buscar alternativas para guardar ou arquivar dados de forma organizada. Com isso, a indústria tem oferecido equipamentos e serviços cada vez mais sofisticados para o armazenamento de dados, seja através da venda de discos externos, personal cloud storages para uso residencial, grandes sistemas de armazenamento para uso corporativo ou a locação de áreas de armazenamento dentro de datacenters, também conhecidas como serviços de nuvem. Google Drive, Dropbox e outros serviços de nuvem disponibilizam espaço para salvar arquivos em grandes servidores fora de nossos ambientes, porém nem sempre são a alternativa mais indicada para manter nossas informações disponíveis.

A melhor prática sobre o assunto

Dois dispositivos externos de armazenamento, um storage qnap ts-251a e um hd externo lacie rugged, em primeiro plano e ambiente de sala de estar ao fundo

Seja armazenando fotos ou vídeos de um celular, documentos da empresa ou arquivos pessoais como a última declaração de imposto de renda, qualquer informação guardada deve estar sempre à mão quando necessária. Algumas necessidades podem ser atendidas com dispositivos externos como pen-drives, HDs externos ou um NAS, porém sempre vale lembrar que esses sistemas de armazenamento podem falhar, por isso manter as informações organizadas e o equipamento de backup sempre atualizado é a melhor forma de manter sempre segura sua vida digital.

E-book Guia Completo RAID


Fique por dentro do mundo dos storages