5 principais etapas de um plano de recuperação de desastres?
Um plano de recuperação de desastres pode garantir sua continuidade de negócios.
Falha ao carregar a imagem.
O que é plano de recuperação de desastres?
Plano de recuperação de desastres ou DRP é o conjunto de ações documentadas para restauração das atividades essenciais ao negócio. Ele é definido por cenários e procedimentos possíveis que devem ser aplicados em caso de interrupção das atividades essenciais para a operação.
O plano deve iniciar com uma avaliação de riscos e de mecanismos de segurança. Além disso, a avaliação também deve conter uma análise de impacto nos negócios que inclua possíveis desastres e suas eventuais consequências.
Nessa etapa a empresa deve definir quais são as necessidades críticas de cada departamento, além de identificar quais são os servidores, storages e aplicativos com funções que devem ser priorizados, diminuindo o tempo de inatividade em caso de interrupção.
A empresa deve criar várias listas fora da área de produção para consultar em caso de desastre. Essas listas incluem fornecedores e seus números de telefone, inventários, agendamentos de backup e retenção, bem como qualquer outra informação essencial às funções da empresa.
A avaliação de impacto nos negócios, um plano de contingência para as comunicações, a estratégia de resposta e um plano de recuperação e o inventário necessário para a continuidade dos serviços devem ser bem detalhados e documentados.
Com o DRP redigido e finalizado, é ideal determinar a viabilidade e a compatibilidade das instalações com as necessidades que envolvem a continuidade dos negócios. Depois disso, a empresa deve testar todo o plano e verificar se tudo está de acordo com o desejado.
Empresas devem ter servidores e sistemas de armazenamento de alta disponibilidade funcionando. Esses equipamentos podem manter as operações corporativas sempre online e possuem recursos de contingência bem definidos. Somos especialistas em armazenamento de dados, traga seu projeto!