Falha ao carregar a imagem.

Backup, a melhor forma de proteger seus dados

Saiba quais são e quanto custam os principais equipamentos e softwares utilizados para manter suas informações seguras.
Falha ao carregar a imagem.

O que é backup?

Como ter a certeza que nossos dados estarão sempre seguros e disponíveis? Como definição, backup é o ato de copiar arquivos, pastas ou discos inteiros (físicos ou virtuais) para sistemas de armazenamento secundários, buscando a preservação dos dados em caso de qualquer problema.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

Para que serve manter o backup atualizado?

O objetivo de montar um procedimento de backup, corporativo ou residencial, é ter uma ou mais cópias de segurança dos dados fora do equipamento em uso, seja ele apenas um celular, computador, servidor ou um sistema para armazenamento de dados profissional.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

Diversas formas para fazer backup

Muitas empresas e usuários domésticos tem utilizado equipamentos como discos externos, pen-drives, mídias ópticas ou sistemas em fita para duplicar suas informações. Mas somos todos reféns de nossas informações, sejam elas apenas uma lista de contatos do celular ou milhares de prontuários médicos armazenados dentro de grandes servidores.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

O backup na nuvem

Com a redução dos preços da transmissão de dados por cabo ou satélite (banda larga), alguns usuários têm enviado seus dados como agendas, vídeos e fotos para servidores de terceiros, também conhecidos como servidores de nuvem. Esse expediente funciona quando falamos de agendas telefônicas, mas nem sempre é a melhor alternativa para grandes empresas.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

A recuperação dos dados

Como investir num sistema de backup assemelha-se a comprar um seguro, o contratante só descobre que fez uma má escolha após se deparar com um sinistro. O processo para recuperar os dados do backup realizado é conhecido como restauração e, mais importante que manter as cópias de segurança atualizadas, é conseguir restaurá-las em caso de desastre.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

Estresse seu modelo de backup

Realizar testes de backup e recuperação de dados expõe possíveis falhas para todo tipo de usuário, seja apenas recuperar dados de um celular ou manter um grande datacenter funcionando. Essa prática é muito importante, pois valida a escolha da tecnologia utilizada e apresenta métricas úteis, como o tempo parado para restaurar a atividade do sistema caso haja um imprevisto.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

Erros humanos, falha de hardware e ataques

Vulnerabilidades como erros humanos ou de software, corrupção de dados, falha de hardware, invasões virtuais, furtos e eventos como enchentes ou incêndios precisam ser mensuradas antes de definir qual será o melhor plano de backup para cada situação.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

O backup incremental

Apesar de grande parte dos usuários acharem que todos os dados são copiados a cada operação de backup realizada, isso quase nunca acontece. Assim, a maioria dos softwares de backup monitoram as atualizações das informações e copiam somente os dados alterados. Isso significa menor tempo de cópia, consumo de energia e espaço utilizado, reduzindo assim diversos custos.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

Diversos tipos de backup

Dentre os principais tipos de backup, temos as cópias completas, incrementais e diferenciais. As principais diferenças entre elas é o espaço exigido, o tempo para realização de cada processo e forma de recuperar os dados em caso de desastre. Além disso, o equipamento e respectivo software para fazer as cópias de segurança podem facilitar ou dificultar a restauração dos dados.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

Equipamentos utilizados para backup

Os novos equipamentos de backup dedicados como sistemas de discos (NAS) ou drives de fitas evoluíram muito, facilitando muito a proteção dos dados, tanto em residências como em ambientes corporativos. Recursos como agrupamento de discos em arranjos RAID, replicação de dados em tempo real ou a deduplicação de dados são apenas algumas tecnologias que atualmente facilitam o processo.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

Softwares para backup, ferramentas indispensáveis

Qualquer tarefa que envolve a cópia de dados de um ou mais dispositivos exige que haja um software gerenciando o processo. Ao partirmos para os sistemas profissionais de backup, empresas como a Qnap e Synology são apenas alguns exemplos de desenvolvedores que possuem um portfólio de ferramentas muito útil para manter seu backup em dia.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

Somos especialistas em armazenamento e backup

A ControleNet é distribuidora autorizada para o Brasil dos sistemas de discos e fitas para backup de empresas como a Seagate, Qnap, Synology, Cisco e Asus. Traga seu projeto, nossos especialistas terão prazer em atendê-lo.
Saiba Mais