A necessidade de diminuir o deslocamento dos funcionários imposta pelo Corona-vírus tem levado muitas empresas a incentivar o home office. Assim, as soluções para manter a produtividade sem exigir o trabalho presencial estão em alta.
Empresas globais geralmente já estão familiarizadas com o trabalho remoto, porém pequenas empresas já podem habilitar o home office, graças a tecnologias como o armazenamento em nuvem, VPN e a virtualização.
Implementar o conceito de home office não é simplesmente identificar e entregar as ferramentas para que funcionários exerçam suas atribuições fora do ambiente corporativo, mas controlar também os acessos e o nível de produtividade de cada um dos envolvidos.
Servidores e storages NAS suportam tecnologias e recursos como VPNs, serviços de virtualização e a criação de nuvens privadas, que podem facilmente proporcionar acesso a todos os softwares e arquivos.
Além dos serviços de nuvem disponíveis, é possível criar um servidor de arquivos que fique sempre online com os dados corporativos. Storages NAS permitem montar um servidor de arquivos para ser acessado via internet.
Alguns servidores NAS fabricados pela Qnap permitem criar “máquinas virtuais” que podem ser acessadas remotamente, possibilitando que qualquer usuário fora da empresa se conecte via internet com o sistema da empresa, acessando as informações de acordo com seu nível hierárquico.
É necessário um acesso seguro via banda larga (VPN), um NAS que suporte virtualização e as respectivas licenças dos softwares utilizados. As máquinas virtuais criadas serão os intermediários entre o servidor da empresa e os computadores domésticos fora dela.
Algumas estruturas de TI não permitem esse tipo de acesso, pois podem causar problemas de segurança e gerenciamento. Para funcionários autorizados, é possível instalar softwares nas duas pontas que fazem a conexão direta entre eles.
Os NAS permitem reproduzir o ambiente corporativo num computador doméstico através de uma conexão VPN e da virtualização. Esses sistemas de armazenamento registram as atividades individuais de cada funcionário e controlam o acesso aos dados.
Diversas ferramentas podem ajudar a implementação de um home office seguro e funcional. Um NAS com recursos VPN permite acesso aos aplicativos e dados da empresa, além de compartilhar dados em ambientes colaborativos. Traga seu projeto e tire suas dúvidas.