Saiba como compartilhar pastas e arquivos via rede local em sistemas Windows ou Mac.
Falha ao carregar a imagem.
Como compartilhar uma pasta ou arquivo via rede
Com a evolução da tecnologia, ambientes colaborativos tornaram-se cada vez mais necessários, exigindo que informações sejam compartilhadas entre usuários e impondo algumas restrições para quem ainda não domina o assunto.
Como a maioria dos sistemas operacionais trabalha com o conceito de armazenamento em pastas, compartilhar arquivos geralmente significa dar acesso para que essas pastas e seu respectivo conteúdo (arquivos) sejam acessadas por terceiros, através de qualquer dispositivo, via rede local ou internet.
Manter informações em diversos computadores ou permitir o “acesso democrático” a diversos hard disks, pastas e arquivos por muitos usuários pode ser muito prejudicial, principalmente em ambientes não estruturados.
Qual a melhor forma de compartilhar pastas e arquivos?
Antes de se aventurar modificando as configurações de sua rede local, é fortemente indicado entender se a política da empresa permite esse tipo de ação sem que haja acompanhamento por especialistas ou quais possíveis implicações em caso de imprevistos.
Os NAS Qnap são equipamentos voltados para o armazenamento em rede que possuem recursos profissionais para facilitar o compartilhamento de dados via rede, de forma segura, organizada e sem burocracia.
O NAS também pode ser usado como um servidor de arquivos ou um repositório de informações dentro de seu ambiente. Além disso, os network attached storages incorporam diversas soluções de backup, aumentando a segurança contra qualquer tipo de imprevisto.
Compartilhar dados em rede pode ser apenas parte da solução. Muitos usuários que trabalham em ambiente home office também precisam ter acesso aos dados corporativos. Um NAS permite criar um servidor de nuvem privativa e prover acesso aos dados a todos usuários cadastrados com total segurança.
Ambientes dinâmicos exigem o compartilhamento de dados multi-plataforma. Os servidores Qnap são preparados para atender esse tipo de demanda. Qualquer usuário Windows, MacOs, Android ou iOS pode facilmente compartilhar seus dados por uma rede local ou através da criação de uma nuvem privativa.