Para fazer o backup dos arquivos gerenciados pelo Outlook, basta criar uma ou mais cópias de “arquivos de dados” com terminação PST em outro dispositivo. Entretanto, nem todos os softwares de backup permitem que esses dados sejam copiados enquanto o Outlook está em operação.
O Outlook pode agrupar todas as contas de e-mails, unificando as mensagens recebidas e enviadas em um único arquivo com a extensão PST. Isso transforma os e-mails baixados pelo Outlook em pequenos “fragmentos” de texto de apenas um arquivo, agrupados e armazenados no mesmo lugar.
Para identificar corretamente em qual computador ou storage possui as pastas que armazenam os arquivos .PST, abra o Outlook e vá no menu Arquivo (1), clique em “configurações da conta” (2) e clique na janela suspensa em “configurações da conta” (3).
Agora clique na aba “Arquivos de Dados” e verifique o caminho para localização dos arquivos. Após localizar todos os arquivos de dados dessa conta, basta copiar os arquivos PST para outros equipamentos como storages, discos externos ou outros computadores.
Após a identificação e localização dos arquivos, abra a pasta onde eles se encontram, clique com o botão direito do mouse e selecione “copiar”. Após isso, escolha o equipamento ou pasta de destino que receberá a cópia de segurança e clique em “colar”.
Sempre faça backup fora do computador ou servidor em uso, utilizando equipamentos com sistemas contra falhas como os storages NAS Qnap. Assim, caso o hard disk de trabalho apresente problemas, os dados continuarão seguros em outro local.
O ideal é armazenar os arquivos de uso do Outlook em um hard disk local, sincronizando uma cópia dos arquivos PST para um storage NAS e outra em serviços de nuvem como o Dropbox, Google drive, OneDrive.
Softwares de backup automático como o Retrospect, Veeam e BackupExec são usados para administrar profissionalmente backup do Outlook de diversos computadores, permitindo cópia de dados sem interromper a produção. Utilizar um NAS como equipamento de backup dos arquivos PST pode ser ideal.
Nossos profissionais estão capacitados para auxiliar na escolha e implementação de storages ou servidores, seja para sua residência ou empresa para armazenar os arquivos de Outlook e mantê-los em maior segurança.