Um switch camada 3 atua tanto como switch quanto roteador em redes corporativas, entenda melhor o assunto.
Falha ao carregar a imagem.
Switches L3
A utilização de switches que atuam exclusivamente na camada 2 se mostrou pouco eficaz na criação e no gerenciamento de muitos segmentos na mesma rede (VLANs), abrindo caminho para o desenvolvimento de novos produtos.
Um switch layer 3 (ou camada 3) é um comutador de rede que atua na camada 2 e 3 do modelo OSI, ou seja, possui as funcionalidades de switch e roteador combinados no mesmo chassi, o que permite que dispositivos conectados na mesma sub rede ou VLAN troquem informações com maior velocidade.
Os switches L3 e roteadores possuem funções de roteamento, mas eles não podem ser comparados. Enquanto um roteador tem como principal função o roteamento de pacotes entre várias redes, um switch L3 tem como função interconectar dispositivos dentro da mesma rede.
Um switch L3 que pode operar em ambas camadas e atuar como roteador, tendo como resultado o encaminhamento rápido feito através do hardware subjacente. Um switch de camada 3 realiza a conexão de duas VLANs distintas sem a necessidade de um roteador, ou seja, sem o transporte de dados entre dispositivos e vários saltos adicionais.
Os switches da camada 3 não se limitam apenas ao uso do MAC address para endereçar os pacotes, eles também incorporam tabelas IP que permitem gerenciar o tráfego dentro de uma LAN com várias localidades e/ou de tráfego intenso.
Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Nossos especialistas estão prontos para te ajudar a definir qual o melhor network switch para otimizar sua infraestrutura de rede.