Ransomware pode se esconder em muitos lugares no computador e sem que o usuário perceba, seus dados foram infectados.
Falha ao carregar a imagem.
Como sei se peguei ransomware?
O Ransomware é o tipo mais perigoso de malware conhecido, que pode criptografar e bloquear dados de computadores de forma inesperada. E nossa maior preocupação acaba sendo: - Como saber se temos algum ransomware "incubado" em nossos arquivos de computadores?
Existem maneiras de detectar a presença de um Ransomware. Caso você suspeite que o seu computador foi comprometido e observou algumas anormalidades, veja alguns passos para confirmar se você foi infectado.
Um modo simples de identificar que um Ransomware está presente no computador é verificando as extensões de todos os arquivos de dados. Veja se alguma extensão típica como o padrão “.jpg” de uma imagem foi mudada para ".encrypted", “.FuckYourData”, “.locked”, “.Encryptedfile”.
É muito raro ter muitos arquivos renomeados ao mesmo tempo. Este é um comportamento comum dos vários tipos de Ransomware. Como regra, ao ser executado, o malware criptografa todos os dados, fazendo alterações dos nomes dos arquivos no computador.
3. Não consegue desbloquear a tela do seu computador?
Alguns tipos de Ransomware, além de manterem arquivos criptografados, também congelam o sistema operacional da máquina. Uma vez infectado, o computador que possui esse malware tem sua tela inicial substituída por uma imagem informando que a máquina foi infectada.
A melhor forma de manter suas informações seguras é ter um sistema de backup funcionando. Sistemas de backup como storages NAS são equipamentos ideais para manter o backup seguro, pois oferecem ferramentas para segurança de dados.