Saiba mais sobre servidores que armazenam e compartilham dados via rede local (LAN).
Falha ao carregar a imagem.
Network Attached Storages, suas informações seguras
Toda informação gerada é armazenada em discos rígidos ou memórias. Grandes servidores, storages e estações de trabalho, seja em residências ou enormes datacenters, geralmente utilizam hard disks para armazenar dados. O problema é discos rígidos por si só não oferecem a segurança necessária para o armazenamento de dados no longo prazo.
NAS é a sigla de Network Attached Storage que, traduzida do inglês, significa sistema de armazenamento conectado à rede. Essa é a definição dada aos servidores de armazenamento de dados que fazem o compartilhamento de arquivos através de protocolos de rede como o NFS, SMB ou AFP.
Equipados com processador (CPU), memória, placa(s) de rede, fonte(s) de alimentação e disco(s) rígido(s), essas soluções de armazenamento são amplamente utilizadas em infraestruturas de TI como datacenters, possuem sistema operacional próprio e não dependem de um servidor ou computador para funcionar.
Dotados de mais recursos que computadores ou servidores quando o assunto é armazenar, gerenciar e compartilhar dados, os NAS entregam alta performance e segurança para armazenar informações, possuem proteções contra o acesso não autorizado e mecanismos contra a perda de dados.
Fabricantes como Qnap, Seagate, Infortrend e Synology tem disponibilizado desde pequenos NAS servers domésticos até grandes sistemas para armazenamento corporativo com centenas de discos, memórias SSD e tolerância a falhas através da redundância de hardware e software.
Diferentemente dos HDs que equipam nossos computadores, os NAS sempre possuem dois ou mais hard disks instalados no mesmo sistema. Esses discos rígidos são robustos, suportam mais vibração, podem ser configurados para trabalhar em conjunto (RAID) e trabalham 24 horas por dia e 7 dias por semana (24x7).
Os NAS possuem componentes hot-swappable. Esse termo é usado para componentes como fontes, discos ou controladoras que podem ser substituídos sem a necessidade de desligar o sistema. Essa característica é importante para realizar manutenção ou upgrades em sistemas que não podem parar, como servidores de bancos e hospitais.
RAID é a tecnologia voltada para obter maior performance e/ou manter sistemas de armazenamento funcionando em caso de falhas. Um NAS é equipado com pelo menos dois hard disks e, quando configurados corretamente, pode gravar a mesma informação simultaneamente em ambos, mantendo os dados intactos mesmo que um deles apresente falha mecânica.
Com ferramentas para verificação do funcionamento de seus componentes, o NAS pode gravar informações em mais que uma unidade de disco, usar várias portas de rede para comunicação e avisar ao administrador quando um disco ou porta de rede falha, possibilitando assim a substituição das peças defeituosas antes da parada total do sistema.
Fotos, músicas e vídeos são apenas alguns responsáveis pela herança digital que temos que administrar. Como falado, discos rígidos, sejam internos ou externos, NÃO são os lugares mais seguros para guardar fotos ou documentos, pois não poderão ser “reconstruídos” em caso de desastre.
Os NAS enterprise podem facilmente atingir capacidades maiores que 100TB, incorporar recursos como memórias de alta velocidade para otimizar o processamento e sistemas de energia para manter os serviços sempre disponíveis. Esses sistemas estão mais acessíveis e fáceis de serem implementados, por isso sempre vale a pena considerar um NAS como sua próxima solução de armazenamento e backup.
Obviamente preços e recursos incorporados aos sistemas de armazenamento andam juntos, por isso os NAS são equipamentos que podem facilmente chegar a Petabytes de capacidade e custar milhares de reais.
Somos especialistas em armazenamento. Nossos profissionais estão capacitados para auxiliar na escolha e implementação de storages ou servidores, seja para sua residência ou para montagem de um grande datacenter.