Desastres são eventos que podem causar grandes prejuízos. Nessa hora, ter uma estratégia de Recuperação de Desastres pronta é fundamental.
Falha ao carregar a imagem.
Recuperação de Desastres
Empresas não podem parar. Para muitas organizações, o tempo de inatividade significa a perda de clientes e de receita. Desastres naturais, falhas de equipamentos, sabotagens, invasões ou erros humanos são apenas alguns exemplos de problemas que causam a interrupção nos serviços.
Disaster Recovery ou recuperação de desastres é o processo documentado com os procedimentos para restabelecer um sistema e manter a continuidade dos serviços após uma falha. Essas ações envolvem a recuperação de dados, aplicativos ou mesmo de uma infraestrutura de tecnologia completa.
Uma estratégia para recuperação de desastres permite que a empresa recupere seus processos o mais rápido possível e volte as atividades produtivas. Para se preparar para isso, a maioria das empresas realiza uma análise detalhada de seus sistemas e cria um protocolo a ser seguido em tempos de crise.
Qualquer organização sem um DRP pode ter a continuidade de negócios bastante afetada em caso de acidentes sérios. Ao criar um plano de recuperação, a empresa deve prever e se preparar para eventos inesperados, sempre com o objetivo de voltar a funcionar no menor tempo possível.
É necessário realizar testes de stress para destacar qualquer deficiência, permitindo que os colaboradores exerçam suas respostas comportamentais diante de uma emergência. Uma revisão regular do sistema ajuda a garantir que o planejamento não se torne desatualizado e ineficaz no futuro.
Talvez sua empresa ainda não tenha uma rotina para a recuperação de desastres, mas manter a infraestrutura de TI sempre online está cada vez mais fácil e acessível. Traga seu projeto e fale com nossos especialistas sobre servidores e armazenamento de alta disponibilidade.