Armazenamento híbrido é o termo que descreve sistemas que são projetados para suportar hard disks e/ou memórias flash (SSD) na mesma solução. O hybrid storage foi desenvolvido para entregar maior desempenho e segurança que storages equipados apenas com hard disks.
Storages híbridos possuem um recurso conhecido como tiering, que aloca os dados de forma dinâmica, mantendo as informações mais acessadas em memórias SSD e os arquivos menos acessados em hard disks.
Podemos dividir as camadas de armazenamento em duas partes distintas: Hard disks e memórias SSD. Quanto maior for a exigência por IOPS, maior será o investimento, pois memórias flash custam mais e entregam menor capacidade de armazenamento.
A camada flash é a maior responsável pela performance. Formada por memórias SSD SATA, NVMe, U.2 ou M.2, essa é a parte do sistema que cumpre a promessa de alto desempenho: Quanto maior for essa camada, maior será a quantidade de dados disponíveis para acesso em alta velocidade.
A segunda camada do sistema híbrido são as unidades de disco rígido. Discos possuem maior capacidade e menor custo por terabyte, economizam energia e são confiáveis. Em sistemas híbridos, os discos servem para armazenar informações com um menor número de acessos.
Sistemas híbridos que possuem a tecnologia tiering possuem alto desempenho, custam menos que uma solução all flash e são muito seguros. O tiering otimiza a distribuição de dados, classificando e alocando continuamente os dados mais acessados em áreas mais velozes do sistema de armazenamento.
Manter aplicações exigentes em performance sempre disponíveis como a virtualização é um desafio. Sistemas híbridos são ideais para quem precisa de capacidade, desempenho e possui um orçamento reduzido. Traga seu projeto e fale com nossos especialistas.