Replicação remota de dados é a ação de duplicar pastas, arquivos ou volumes inteiros entre diferentes locais físicos, através da transmissão de dados via rede local, remota ou via internet.
O principal objetivo da replicação de dados é manter cópias de segurança sincronizadas para recuperação de dados em caso de desastres. Também garante que um aplicativo esteja altamente disponível, ou seja, possa fornecer serviços continuamente.
Empresas que usam a estratégia de backup 3-2-1 geralmente mantém uma cópia do sistema e base de dados na área de produção, uma segunda replicada em outro local físico e a terceira replicada para fora da empresa, como em um provedor de nuvem.
Qualquer sistema de alta disponibilidade sempre dependerá de algum mecanismo que faça a replicação de dados. Sem ele seria impossível manter dados em serviços funcionando sem nenhuma interrupção. Ele é responsável pela sincronização de aplicações, ambientes e base de dados entre duas ou mais.
A replicação pode oferecer grandes benefícios para todos os portes de empresas, principalmente relacionados ao desempenho, confiabilidade e segurança de dados.
O Qsync (Sincronização Cruzada de Sistemas de Arquivos) é um utilitário da Qnap que disponibiliza a sincronização otimizada e eficiente entre dispositivos como servidores e storages NAS. Ele também possibilita utilizar seus arquivos com um grande número de dispositivos (celulares, tablets, notebooks, etc).
Procurando um solução de backup eficiente? Traga seu projeto e tire suas dúvidas com nossos especialistas. Somos distribuidores das marcas Qnap, Seagate e Synology.