Conheça alguns contrapontos que colocam em risco operações de sua empresa antes de contratar um serviço de nuvem.
Falha ao carregar a imagem.
Riscos de armazenar dados em nuvem
Serviços para armazenar dados em nuvem geralmente representam flexibilidade, colaboração e capacidade de expansão. Porém, essa tecnologia também acompanha contrapontos que podem colocar em risco as operações de seus usuários.
Fazer upload ou replicar dados na nuvem significa simplesmente gravar dados em servidores de outra empresa. Provedores possuem protocolos de segurança, mas isso não é garantia de privacidade ou segurança.
Seja em sua infraestrutura de TI ou na contratação de qualquer serviço de nuvem, imprevistos sempre farão parte do cotidiano, por isso um bom time de suporte técnico é importante.
O mesmo ambiente é compartilhado por milhares de contas
Mesmo que sua empresa tome todas as medidas de segurança possíveis, sempre haverá chance de que arquivos maliciosos sejam enviados para o servidor onde seus dados estão hospedados, também possam infectá-lo ou impactar suas operações de alguma forma.
Mesmo em ambientes de alta disponibilidade, esporadicamente você poderá se deparar com alguma interrupção nos serviços de nuvem contratados. Falhas nos servidores, storages, erros humanos, malwares ou atualizações de hardware / software sempre podem causar danos colaterais não previstos.
Uma simples vulnerabilidade descoberta no sistema operacional pode causar grandes estragos em milhares de servidores simultaneamente, prejudicando milhões de empresas e usuários.
Num mundo digital, todos os governos cada vez mais estão empenhados em verificar o que empresas e cidadãos estão fazendo on-line. Não é raro provedores de serviços em nuvem serem intimados a entregar dados de seus usuários por qualquer razão oficial.
Ainda não existe regulamentação clara sobre o armazenamento de dados na nuvem. Algumas empresas dessa área podem fazer o que quiserem com nossos dados, sendo que vários desses serviços parecem existir apenas para lucrar com a exploração do uso de nossos dados indiscriminadamente.
Questões como privacidade, segurança, controle e disponibilidade do sistema tornam-se apenas parte do contrato e necessidades individuais não se sobrepõe aos interesses do provedor. Manter a infraestrutura de TI existente e criar uma nuvem privada, pode fazer mais sentido.
Problemas com armazenamento de dados, backup ou precisa criar uma nuvem privada? Fale conosco, temos a solução de armazenamento que vai ajudar a organizar a vida digital da sua empresa ou residência. Consulte nossos especialistas.