Qual a diferença de Switch Fast Ethernet e Switch Gigabit Ethernet?
Saiba quais as vantagens e desvantagens ao implementar essas soluções em sua infraestrutura de TI.
Falha ao carregar a imagem.
Switch Fast Ethernet e Switch Gigabit Ethernet
Switches são componentes que fazem a recepção e o correto endereçamento dos dados enviados pelos dispositivos dentro das redes locais, possuindo modelos com diferentes velocidades e recursos. Tanto o padrão Fast Ethernet quanto o Gigabit referem-se ao padrão para conexões de dispositivos de rede.
O padrão Fast Ethernet (IEEE 802.3u) faz uso de portas 100BASE-T, 10BASE-T, 100BASE-TX, suporta cabos de cobre com 100 metros de comprimento e fibras ópticas até 10km. É mais rápido que seu antecessor, oferece fácil implementação, gerenciamento e manutenção.
O padrão Gigabit Ethernet (IEEE 803.2) também suporta cabos de cobre com 100 metros de comprimento, porém permite o uso de fibras ópticas com até 70km de comprimento. Ele opera exatamente como um modelo Fast Ethernet, mas é 10 vezes mais rápido, possui qualidade de conexão superior (até 1 Gbps).
Os principais pontos que diferem o switch Fast Ethernet e o switch Gigabit Ethernet estão relacionados ao desempenho e a velocidade de transferência. Entretanto existem outros pontos como custo, consumo e padrão de energia que devem ser observados.
Cada porta Gigabit Ethernet custa quatro vezes mais que uma porta Fast Ethernet, por isso o custo é um diferencial. No quesito consumo de energia, os switches Gigabit Ethernet são mais eficientes do que se comparado aos switches Fast Ethernet. E os switches Fast Ethernet utilizam a tecnologia PoE original que fornecem 12,94 watts de potência, o Gigabit Ethernet suporta o padrão PoE+ que tem a capacidade de fornecer 30 watts de potência.