Muitos usuários confundem arranjos de discos com sistemas de backup. Apesar de trazerem maior confiabilidade aos servidores e storages, um arranjo de disco não pode ser considerado uma ferramenta de backup.
Uma falha de hardware do controlador de disco, numa placa lógica, no firmware ou driver em um servidor ou storage pode corromper todos os dados gravados. Apesar de toda a segurança proporcionada pelo arranjo de discos, ele também está sujeito a falhas.
A redundância proporcionada pelos arranjos RAID nos servidores e storages servem para evitar o tempo de inatividade, mas não substituem o backup tradicional necessário para sistemas informatizados.
Um storage NAS pode ser usado como alvo centralizado para backup de diversos servidores/computadores de uma rede local. Fabricantes como a Qnap entregam soluções NAS com softwares prontos para fazer o backup de diversos computadores.
Se você pretende implementar um plano de backup confiável na sua empresa, consulte-nos. Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos especialistas em servidores, sistemas de armazenamento e backup.