Entenda mais sobre como funciona um servidor de backup. Economize tempo e organize as tarefas de cópia de sua empresa ou residência.
Falha ao carregar a imagem.
Sistemas de backup sempre precisam ser atualizados
Manter dados seguros de vários computadores, storages e servidores dentro de qualquer empresa exige organização e uma estrutura de backup sólida. Mesmo empresas que já possuem uma boa infraestrutura com vários servidores de aplicação funcionando precisam sempre repensar seus processos.
Servidor de backup é um tipo de servidor que combina as tecnologias de hardware e software para possibilitar a cópia segura e fornecer serviços para a recuperação de dados como arquivos, aplicativos e/ou bancos de dados de sistemas como servidores, computadores, storages e outros dispositivos.
Esses servidores podem ser físicos ou virtuais, estarem instalados local ou remotamente, ter capacidade de processamento e espaço de armazenamento para reter os dados corporativos, mantendo sempre as cópias seguras e disponíveis.
Servidores, estações de trabalho e até celulares podem conter informações muito importantes para qualquer organização. Por isso, todos os aplicativos, bases de dados, documentos e outros arquivos necessários para restaurar o sistema devem estar sempre disponíveis, atualizados e seguros.
Um servidor de backup tem como função manter programas e dados seguros, simplificar o processo de cópia e facilitar o gerenciamento das informações. Concentrar o backup num único equipamento reduz custos, pois elimina estruturas físicas concorrentes, facilita a organização dos dados e simplifica o processo.
Tanto os servidores físicos como os virtuais que serão usados para o backup devem possuir recursos robustos contra a falha. Esses sistemas sempre serão requisitados quando houver problemas com os servidores de aplicação, estações de trabalho ou outros dispositivos que contenham dados vitais a operação.
A interrupção de serviços causados por quaisquer tipos de falhas (hardware ou software) sempre tira o sono de muitos profissionais de TI. Cópias improvisadas feitas em hard disks externos, CDs ou DVDs ou antigos sistemas de backup que utilizam fitas já fazem parte do nosso passado.
Os novos servidores de backup são equipados com vários hard disks e/ou memórias flash, que são agrupados em arranjos RAID e totalmente tolerantes a falhas. Esses equipamentos possuem alta disponibilidade, ou seja, contam com diversos componentes como controladoras, memórias, portas LAN e fontes duplicadas.
Essa duplicidade é a responsável pela segurança dos dados. Mesmo que um desses componentes falhe, o sistema de backup ainda continuará funcionando. Ambientes profissionais como grandes data centers possuem ainda uma camada extra de segurança, proporcionada pela virtualização de servidores e aplicações.
Além do hardware, outro componente fundamental para montar um servidor de backup é escolher corretamente o software que será usado. Alguns fabricantes de hardware agregam soluções robustas para backup em seus sistemas, capazes de fazer backup de milhares computadores diariamente.
Ter um servidor de backup para copiar arquivos office residenciais é diferente de fazer backup de centenas de câmeras CFTV ou máquinas virtuais. Ser superficial no dimensionamento de um backup server pode causar grandes problemas, por isso consultar um especialista sobre o assunto pode abreviar muitas etapas do processo.
O crescimento do volume de dados e o uso de tecnologias inadequadas para backup resultam em ineficiência e custos operacionais elevados. Cada aplicação possui diferentes níveis de exigência e disponibilidade, por isso demandam uma arquitetura própria para suportar adequadamente o aumento do volume dos dados.