Network Attached Storage ou servidor NAS são sistemas de discos para o armazenamento de dados em rede.
Falha ao carregar a imagem.
Servidor de Arquivos e Armazenamento centralizado via rede local
Usados para organizar, centralizar e fazer backup, os NAS são sistemas de armazenamento seguros que podem ser usados como servidores de arquivos. Esses sistemas possuem softwares úteis, redundância de discos e portas de comunicação.
Alguns servidores NAS podem ser equipados com memórias flash e executar softwares com sistemas de virtualização, compartilhar dados ou fazer backup via rede de vários de computadores simultaneamente.
O NAS é um servidor de armazenamento que possui sistema operacional integrado, por isso não precisa de um computador (host) para funcionar. Esses equipamentos suportam aplicações como o armazenamento, servidor de arquivos, backup de rede, compartilhamento via nuvem (cloud storage) e CFTV.
O servidor NAS possui sistemas de segurança como replicação de dados, onde os arquivos podem ser gravados em mais de um destino diferente ao mesmo tempo, diminuindo as chances de qualquer arquivo ficar inacessível por falha.
Possuem hardware com tolerância a falhas, composto por vários discos ou SSDs que podem ser configurados para trabalho conjunto RAID, sistemas para controle de vibração e calor, mecanismo de correção de falhas e fonte de alimentação redundante.
Os NAS domésticos da Qnap permitem criar uma biblioteca de mídia centralizada para assistir ou ouvir de qualquer lugar e acessar arquivos armazenados no servidor NAS via celular ou tablet através de uma conexão Internet ou Wi-Fi.
Toda empresa precisa de um sistema de armazenamento em rede profissional, capaz de centralizar dados corporativos e seja equipado com soluções para backup em rede ou acesso via internet de forma segura.