Falha ao carregar a imagem.

O que são servidores e quais são suas aplicações?

Saiba como escolher o melhor servidor para sua residência ou empresa.
Falha ao carregar a imagem.

O que é um servidor em computação?

O termo servidor pode ser aplicado a um equipamento ou ser um recurso dentro de um sistema computacional maior, capaz de processar aplicações, prestar serviços e armazenar dados. Esses sistemas podem ser físicos ou virtuais, estarem instalados local ou remotamente, geralmente são escaláveis e possuem alto poder de processamento.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

Arquitetura cliente-servidor

Dentro de uma infraestrutura de TI, um servidor e seus clientes (computadores, tablets e outros dispositivos) formam uma arquitetura conhecida como “cliente-servidor”, que fornece sistemas de roteamento e acesso centralizado de informações, recursos e dados armazenados dentro de uma rede.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

Servidores em vários gabinetes

Apresentados fisicamente em gabinetes para rack 19”, blade ou torre, esses servidores de rede também são conhecidos como “servidores dedicados”, pois utilizam basicamente softwares para gerenciar e prestar serviços dentro de redes locais corporativas.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

As redes locais

Esses equipamentos geralmente são os responsáveis por atender as requisições dos computadores clientes da rede local. Um servidor local tem como função centralizar as aplicações corporativas de TI dentro das organizações, como executar softwares administrativos e banco de dados.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

Aplicativos Corporativos

Um servidor permite executar aplicativos corporativos como banco de dados, fazer backup ou ser parte de um ambiente de virtualização. Esses sistemas também podem controlar o acesso de seus usuários através da criação de contas e senhas, inclusive atribuindo privilégios para grupos específicos de usuários.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

Os servidores estão em todos os lugares

Com hardware similar aos servidores de dados das redes LAN, os computadores que prestam serviços via internet geralmente são instalados em infraestruturas de TI como datacenters e prestam serviços como a hospedagem de sites, distribuição de emails e outros serviços como a propagação de conteúdo como áudio e vídeo.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

Servidores entregues como serviços

Grandes data centers comercializam servidores como serviços, alugando espaços virtuais com recursos de processamento, armazenamento e comunicação através de redes de comunicação como a internet. É comum encontrarmos instalações profissionais com diversos servidores redundantes, funcionando agrupados com outros equipamentos (em cluster) e com uma série de recursos sofisticados para manter funcionamento ininterrupto.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

Um servidor para cada aplicação

O conjunto de componentes internos (hardware) que compõem cada servidor difere de acordo o poder de processamento, da capacidade de armazenamento, comunicação, do nível de segurança e da proteção do sistema contra desastres. Os sistemas corporativos fornecem maior possibilidade de gerenciamento e expansão, redundância de hardware e sistemas operacionais mais sofisticados.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

Como escolher o servidor certo?

Ao dimensionar corretamente a demanda que será atendida, o poder de processamento necessário, o número de usuários que acessarão o sistema e a possibilidade de futuros upgrades, o administrador de TI terá bons indicativos para uma escolha racional do melhor servidor para seu projeto.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

Servidor de aplicação ou application server

Utilizados para executar aplicações corporativas e atender diversas estações de trabalho de forma simultânea, os servidores de aplicação geralmente necessitam de seu poder de processamento para executar programas para que não possam ser executados apenas numa estação de trabalho.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

Servidor de Arquivos

Servidores de arquivos são sistemas para armazenar e compartilhar uma grande quantidade de informações entre equipamentos e usuários, mantendo o gerenciamento centralizado. A rigor, qualquer computador pode ser configurado como um file server, porém equipamentos para esse fim como storages NAS cumprem muito melhor essa função.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

Servidores de backup

Também conhecido como backup server, um servidor de backup fornece a capacidade de armazenamento e canais de comunicação necessários para fazer, manter e gerenciar a cópia de arquivos, aplicativos e/ou bancos de dados de outros sistemas dentro da infraestrutura de TI.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

Outros tipos de servidores

Como explicado, um servidor pode ser qualquer sistema computacional, físico ou virtual, composto por hardware e software, dedicado a atender solicitações e prestar serviços para outros dispositivos como computadores clientes. Por isso, além dos já mencionados, podemos ainda citar outros tipos de servidores como storages NAS, servidores dns, telnet e de impressão além de outros já em desuso como servidores chat, de fax, etc.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

Somos especialistas em servidores

Problemas com armazenamento de dados, backup de servidores ou precisa centralizar informações de computadores pessoais?

Fale conosco, temos a solução de armazenamento que vai ajudar a organizar a vida digital da sua empresa ou residência. Consulte nossos especialistas.
Saiba Mais