Saiba como escolher o melhor servidor para sua residência ou empresa.
Falha ao carregar a imagem.
O que é um servidor em computação?
O termo servidor pode ser aplicado a um equipamento ou ser um recurso dentro de um sistema computacional maior, capaz de processar aplicações, prestar serviços e armazenar dados. Esses sistemas podem ser físicos ou virtuais, estarem instalados local ou remotamente, geralmente são escaláveis e possuem alto poder de processamento.
Dentro de uma infraestrutura de TI, um servidor e seus clientes (computadores, tablets e outros dispositivos) formam uma arquitetura conhecida como “cliente-servidor”, que fornece sistemas de roteamento e acesso centralizado de informações, recursos e dados armazenados dentro de uma rede.
Apresentados fisicamente em gabinetes para rack 19”, blade ou torre, esses servidores de rede também são conhecidos como “servidores dedicados”, pois utilizam basicamente softwares para gerenciar e prestar serviços dentro de redes locais corporativas.
Esses equipamentos geralmente são os responsáveis por atender as requisições dos computadores clientes da rede local. Um servidor local tem como função centralizar as aplicações corporativas de TI dentro das organizações, como executar softwares administrativos e banco de dados.
Um servidor permite executar aplicativos corporativos como banco de dados, fazer backup ou ser parte de um ambiente de virtualização. Esses sistemas também podem controlar o acesso de seus usuários através da criação de contas e senhas, inclusive atribuindo privilégios para grupos específicos de usuários.
Com hardware similar aos servidores de dados das redes LAN, os computadores que prestam serviços via internet geralmente são instalados em infraestruturas de TI como datacenters e prestam serviços como a hospedagem de sites, distribuição de emails e outros serviços como a propagação de conteúdo como áudio e vídeo.
Grandes data centers comercializam servidores como serviços, alugando espaços virtuais com recursos de processamento, armazenamento e comunicação através de redes de comunicação como a internet. É comum encontrarmos instalações profissionais com diversos servidores redundantes, funcionando agrupados com outros equipamentos (em cluster) e com uma série de recursos sofisticados para manter funcionamento ininterrupto.
O conjunto de componentes internos (hardware) que compõem cada servidor difere de acordo o poder de processamento, da capacidade de armazenamento, comunicação, do nível de segurança e da proteção do sistema contra desastres. Os sistemas corporativos fornecem maior possibilidade de gerenciamento e expansão, redundância de hardware e sistemas operacionais mais sofisticados.
Ao dimensionar corretamente a demanda que será atendida, o poder de processamento necessário, o número de usuários que acessarão o sistema e a possibilidade de futuros upgrades, o administrador de TI terá bons indicativos para uma escolha racional do melhor servidor para seu projeto.
Utilizados para executar aplicações corporativas e atender diversas estações de trabalho de forma simultânea, os servidores de aplicação geralmente necessitam de seu poder de processamento para executar programas para que não possam ser executados apenas numa estação de trabalho.
Servidores de arquivos são sistemas para armazenar e compartilhar uma grande quantidade de informações entre equipamentos e usuários, mantendo o gerenciamento centralizado. A rigor, qualquer computador pode ser configurado como um file server, porém equipamentos para esse fim como storages NAS cumprem muito melhor essa função.
Também conhecido como backup server, um servidor de backup fornece a capacidade de armazenamento e canais de comunicação necessários para fazer, manter e gerenciar a cópia de arquivos, aplicativos e/ou bancos de dados de outros sistemas dentro da infraestrutura de TI.
Como explicado, um servidor pode ser qualquer sistema computacional, físico ou virtual, composto por hardware e software, dedicado a atender solicitações e prestar serviços para outros dispositivos como computadores clientes. Por isso, além dos já mencionados, podemos ainda citar outros tipos de servidores como storages NAS, servidores dns, telnet e de impressão além de outros já em desuso como servidores chat, de fax, etc.