Falha ao carregar a imagem.

O que é TBW e qual a vida útil de uma memória SSD?

Todas as memórias flash sofrem desgaste e podem parar sem aviso. Saiba o que é TBW e porque ele é importante ao comprar um SSD.
Falha ao carregar a imagem.

Nivelamento e o controle dos ciclos de gravação e leitura

Dispositivos de armazenamento NAND possuem um número limitado de ciclos de gravação e leitura, por isso quando um desses ciclos se encerra, a memória para de funcionar. Para que isso não aconteça, a maioria dos fabricantes de SSD possuem um controlador flash que gerencia o desgaste de cada célula, distribuindo os dados de forma homogênea em todas as células do módulo, prolongando a vida útil do SSD.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

Células diferentes, características diferentes

Cada tipo de memória flash SSD possui um número limitado de ciclos de gravação antes que as células falhem, que é diretamente associado com a expectativa de vida útil. A causa disso é física, cada tipo de célula tem um diferente tempo de deterioração. Módulos SLC possui células que suportam 50.000 a 100.000 ciclos de gravação, módulos MLC geralmente suportam até 3.000 ciclos de gravação e módulos TLC suportam entre 300 e 1000 ciclos.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

Como calcular a vida útil de um SSD?

A vida útil de um módulo flash está totalmente associada ao tipo de uso (aplicação) do sistema, softwares, quais células foram utilizadas, o DWPD e o TBW especificado. A maioria dos fabricantes classificam suas unidades SSD com base na capacidade de armazenamento, célula utilizada, TBW e qual o volume de dados escritos que a unidade suporta por dia (DWPD). Para calcular a vida útil de uma memória SSD, basta saber qual o TBW/DWPD fornecido pelo fabricante.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

O que é TBW de um SSD?

TBW (Terabytes written) significa Terabytes gravados, ou seja, é uma estatística de qual a capacidade total de armazenamento que um módulo SSD pode gravar durante sua vida útil. Essa informação permite estimar qual será a vida útil da memória antes que suas células comecem a se deteriorar. Por exemplo, caso a embalagem de um SSD de 500GB possua a informação 150 TBW, significa que você poderá transferir 150TB de dados antes que esse módulo precise ser substituído.
Saiba Mais
Falha ao carregar a imagem.

O que acontece caso o SSD atinja o TBW suportado?

Mesmo que o TBW de uma memória flash atinja seu limite, isso não significa que ela estará inutilizado. Depois de esgotar sua cota de gravação, um SSD geralmente manterá seus dados íntegros e ainda poderão ser acessados sempre que necessário. Nesses casos, muitos fabricantes de memórias flash simplesmente desabilitam as funcionalidades de gravação para garantir que seus módulos SSD não se tornarão inúteis imediatamente.
Saiba Mais

Somos Especialistas em Armazenamento

Entender como esses módulos funcionam, os tipos de células que eles usam e interpretar corretamente informações como o TBW fornecido são fatores essenciais para estender a vida útil de seus sistemas. Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos especialistas em servidores e sistemas de armazenamento.
Saiba Mais