Tape libraries, autoloaders e outros sistemas de fita sempre foram populares dentro de grandes estruturas de TI, provendo backup para milhares de usuários a custos realmente competitivos. Confira as vantagens e desvantagens de realizar backup em fita.
Os cartuchos de fita padrão LTO não são particularmente suscetíveis a danos físicos ou elétricos e, desde que corretamente utilizados e armazenados, podem manter dados por anos sem sofrer com a degradação de qualidade ou corrupção de arquivos.
Os servidores de backup baseados em fita custam mais, mas consomem menos energia e são de fácil administração quando comparado a storages. Além disso, quanto mais fitas forem usadas, menor será o custo por terabyte do sistema.
Os cartuchos LTO permitem fácil duplicação, possibilitando armazenamento físico off-site em salas-cofres ou empresas especializadas para maior contingência em caso de desastre.
As fitas geralmente oferecem grande capacidade de armazenamento e utilizam espaços físicos relativamente pequenos. Tape libraries e autoloaders quase não consomem espaço em rack e não precisam de salas inteiras para suportar seu hardware.
Com tantos adjetivos, por que as fitas estão perdendo espaço dentro dos datacenters? O principal motivo é a redução dos preços dos hard disks. Além disso, esses equipamentos estão cada vez mais confiáveis, com maior capacidade de armazenamento e mais velozes.
Alguns formatos de fita como o LTO usam sistemas de arquivos específicos, que permitem acesso a arquivos individuais, porém sempre de forma sequencial. Esse processo é bem mais lento que o acesso direto aos dados proporcionado pelos sistemas de disco.
A implementação de um novo sistema de fita requer um grande investimento. Acionadores, controladoras, cabos e cartuchos são apenas alguns dos custos envolvidos. Sistemas como esses necessitam de profissionais qualificados para a manutenção e gerenciamento.
Apesar das fitas LTO resistirem a danos físicos, elas sofrem desgaste gradual devido ao uso. A maioria dos cartuchos possuem vida útil estimada em 20 anos, porém fatores como umidade e temperatura fora dos padrões podem causar sérios problemas, impossibilitando a recuperação dos dados.
Embora fitas ocupem menos espaço físico, sua capacidade sempre será limitada pelo padrão utilizado. Apesar das fitas LTO 7 suportarem 6TB de dados sem compressão, empresas que utilizam unidades de padrões anteriores precisarão atualizar seus cartuchos para os novos padrões.
Precisa atualizar o sistema de backup da sua empresa? Conheça nossas soluções de armazenamento em disco e tire suas dúvidas, somos especialistas.