Saiba quais são as diferenças entre montar um sistema de vídeo-vigilância utilizando um servidor ou comprar um NVR corporativo.
Falha ao carregar a imagem.
O que é VMS?
VMS é uma solução de vídeo monitoramento profissional formada por servidores e softwares para gravação e gerenciamento de vídeo. Essas soluções de vídeo-segurança são baseadas no padrão Ip e é um termo relacionado a área de sistemas CFTV (circuito fechado de TV).
A principal função de um software VMS é centralizar a gravação, gerenciamento e controle de várias câmeras em um único sistema. Alguns VMS mais sofisticados podem também integrar outros sistemas como alarmes, sensores de detecção de incêndio e outros módulos de automação.
Enquanto os softwares que acompanham as câmeras Ip possuem recursos limitados como apenas capturar e gravar imagens, um VMS é uma solução robusta para monitorar e gerenciar por vídeo o ambiente, atuando como uma plataforma para monitoramento de imagens que pode gerenciar várias câmeras Ip.
O servidor de câmeras é um computador onde o software VMS é instalado e executado. É esse computador que receberá todo o tráfego de dados gerados pelas câmeras, bem como gerenciar a gravação das imagens, além de disponibilizar o acesso as gravações anteriores e imagens em tempo real.
Enquanto um NVR é um equipamento exclusivamente dedicado ao monitoramento de imagens e possui um software integrado para esse fim, o VMS precisa de um servidor com sistema operacional instalado (Windows, Linux ou MacOS) para funcionar.
Instalações de até 128 câmeras podem facilmente ser atendidas pelos storages NAS Qnap voltados para vídeo vigilância. Já projetos corporativos como monitoramento de centenas de localidades de forma centralizada e simultânea exigirão aplicativos mais robustos para esse fim.
Como escolher corretamente um sistema de vídeo-monitoramento?
É necessário determinar quantas câmeras serão necessárias, qual a resolução das imagens gravadas e por quanto tempo essas imagens permanecerão no sistema de armazenamento. Vale também verificar o nível de redundância e disponibilidade do hardware.
Não corra riscos ao dimensionar o sistema de monitoramento
O auxílio de especialistas é sempre bem-vindo para montar corretamente um sistema CFTV. Traga seu projeto e tire suas dúvidas gratuitamente. Somos especialistas em servidores e sistemas de monitoramento.