10 dicas para segurança de seus dados com um NAS da QNAP


1. RTRR ou rsync

RTRR ou Rsync

Para garantir a integridade das informações, através do serviço RTRR (Real-Time replicação remota) da QNAP, os dados de um QNAP podem ser copiados em tempo real para outro Qnap remoto ou para um servidor FTP. Outra opção é utilizar o protocolo Rsync e efetuar a cópia com agendamento para um servidor padrão Rsync. Com RTRR, o QNAP de origem irá monitorar os arquivos que estiverem sendo alterados e sincronizar essas modificações para serem enviadas ao servidor de destino. Os administradores do Storage podem criar tarefas de backup como snapshots e backups agendados.

2. Unidades externas

Unidades externas

Ao ligar discos externos a um QNAP através das portas e-SATA ou USB, os administradores do Storage podem facilmente configurar e copiar as pastas compartilhadas no QNAP para estes dispositivos externos. O backup para discos rígidos externos suporta múltiplas tarefas de backup, notificações por e-mail e programações, dando aos administradores do Storage maior flexibilidade para organizar o backup de dados.

3. QNAP NetBak Replicator

QNAP NetBak Replicator

O QNAP NetBak Replicator é um software de backup para PCs (Windows), utilizado para fazer Backup dos dados do PC para uma ou várias unidades QNAP na rede. A operação é muito simples e o backup de dados pode ser feito em apenas alguns cliques, pode ser programado um backup em tempo real, backup agendado ou backup manual.

4. Cloud backup

Cloud backup

O QNAP possui recursos para fazer backup dos dados para os sistemas Cloud da Amazon S3, Amazon Glacier, Microsoft Azure, ElephantDrive, Symform, Google Drive e Dropbox, incluindo backup em tempo real, backup programado e controle de versões de armazenamento em nuvem. O Armazenamento em Cloud pode ser monitorado e acessado através de um navegador, de modo que os dados possam ser restaurados a partir de qualquer ponto do tempo.

5. Recuperação de RAID

Recuperação de RAID

O QNAP possui tecnologia exclusiva de recuperação de RAID, o RAID pode ser restaurado a condição anterior, quando houver falha de mais HDs do que é permitido pelo nível de RAID. A tecnologia de recuperação de RAID também é útil se um disco sem defeito é removido por engano, em vez do disco com falha, especialmente para as empresas Storages com muitos HDs. O sistema irá restaurar o RAID para o modo degradado com apenas um clique depois que todos os discos rígidos forem inseridos de volta no storage.

6. Proteção por snapshot de LUN iSCSI

Proteção por snapshot de LUN iSCSI

Fazer backup de uma LUN iSCSI, em geral, é um processo demorado. Além disso, durante o backup de uma LUN os dados da LUN continuam sendo acessados isso pode causar divergência entre o conteúdo do backup e os dados originais. O QNAP fornece Snapshot de LUN para evitar que isso ocorra. Um Snapshot utiliza pouco tempo para gravar o status atual da LUN, assim como tirar uma foto. O Administrador do Storage pode usar o Snapshot para fazer backup, restaurar ou permitir o acesso ao conteúdo da LUN, enquanto ele ainda está sendo usado.

7. Apple Time Machine

Apple Time Machine

O QNAP trabalha perfeitamente com Apple Time Machine e fornece aos usuários de Mac OS X uma solução fácil para fazer backup de seus dados para o Qnap. Além disso, é permitido a configuração de cotas de armazenamento para tarefas de backup, para que os administradores do Storage possam organizar a capacidade correta para backup dos dados na rede Mac.

8. Software de backup de terceiros

Software de backup de terceiros

O QNAP é compatível com diversos softwares de backup de renome no mercado, como o Acronis True Image, CA ARCserve Backup, o Retrospect, Symantec Backup Exec e assim por diante.

9. S.M.A.R.T. (Self-Monitoring AnalysisReporting Technology)

S.M.A.R.T. (Self-Monitoring AnalysisReporting Technology)

O QNAP fornece uma forma muito clara para exibir as informações de cada disco rígido instalado no QNAP, como um resumo do estado de saúde de cada disco com o S.M.A.R.T. Os administradores do Storage podem adotar medidas iniciais, quando qualquer um dos valores SMART são apresentados como anormal, evitando assim a perda de dados causada por uma falha física no disco rígido. Os administradores do Storage podem escolher duas opções de teste Teste Rápido rdquo ou Teste Completo para executar o SMART. Pode, também, realizar testes instantâneos ou criar agendamentos, diários, semanais e mensais do SMART.

10. One Touch Backup

One Touch Backup

Você pode conectar um Hard drive ou qualquer outro dispositivo de armazenamento formatado em fat32 na porta USB dianteira dos Storages QNAP (que possuam porta USB frontal) e programar a cópia de segurança da pasta desejada com apenas com um clique.

Fique por dentro do mundo dos storages