Cloud NAS ou Personal Cloud Storages, suas informações na nuvem


Ao buscarmos um sistema de armazenamento doméstico, nosso objetivo é encontrar uma plataforma confiável onde hardware e software trabalhem juntos. Dados armazenados em computadores pessoais geralmente estão sob controle, porém não permitem acesso via internet. Além disso, a maioria dos serviços de armazenamento em nuvem possuem capacidade limitada. 

Cloud storages

O conceito de cloud storage ou “armazenamento em nuvem” é basicamente contratar uma área para armazenamento de informações via internet, com acesso 24 horas por dia e 7 dias por semana. Empresas que comercializam esse tipo de serviço geralmente cobram por capacidade ocupada, quantidade de processamento e uso da banda de transmissão.

Como dispor e compartilhar informações de forma segura pela internet é uma necessidade e assumir todos esses custos nem sempre é a melhor opção para pequenas e médias empresas ou consumidores domésticos, uma série de fabricantes tem disponibilizado sistemas de armazenamento com softwares que permitem montar e gerenciar uma nuvem pessoal de dados: Os Personal Cloud Storages ou Cloud NAS.


Armazenamento Cloud

Cloud NAS ou Personal Cloud Storages

Parecidos fisicamente com hard disks externos, esses pequenos sistemas de armazenamento possuem uma ou mais conexões de rede, são seguros, expansíveis e possuem redundância de hardware. Além disso, os Cloud NAS centralizam dados de diversos computadores e são compatíveis com diversos sistemas operacionais, além de resolver problemas como montar agenda para backup automático

A boa notícia é que esses personal storages permitem ainda a criação de nuvem privativas de dados, possibilitando acesso aos dados via internet sempre que necessário. Essas áreas de armazenamento podem ser criptografadas e protegidas contra acessos não autorizados através de autenticação via login e senha, dificultando muito qualquer acesso não autorizado.

Servidor de armazenamento ou nuvem? 

Antes de decidir entre comprar um servidor de armazenamento ou contratar um serviço de nuvem, vale sempre considerar que serviços com taxas mensais tipo "pay for what you use" ou "storage as a service" crescem de acordo com o tempo e o volume de uso. Como sabemos que o crescimento de base de dados e informações armazenadas crescem de forma exponencial, manter esses custos fora do nosso controle pode ser perigoso para a empresa. Manter dados importantes longe de nossas bases significa confiar totalmente na empresa contratada.

Além disso, em caso de desastre, fazer upload de um grande volume de dados para restabelecer um sistema pode demorar muito, trazendo grandes problemas de produtividade. Outro ponto importante é que manter dados na nuvem pode representar riscos como interrupção nos serviços, perda de dados ou vazamento de informações confidenciais. 

Por outro lado, investir em servidores de armazenamento com recursos cloud é ter a certeza que espaço não será um problema, pois o custo por terabyte armazenado é muito menor. Outra vantagem é que cloud NAS não consomem banda de internet, pois os dados de produção geralmente encontram-se na rede.

Mais retorno sobre o investimento

Como os personal cloud NAS são parte integrante da infraestrutura de TI, é simples tirar maior retorno deles sem custos adicionais. Além de disponibilizar dados para acesso via internet, esses equipamentos permitem montar servidores de arquivos, de backup ou manter todo conteúdo multimedia do ambiente centralizado e organizado.

A linha de entrada desse tipo de servidor é composta por equipamentos compostos por dois ou mais discos rígidos, uma ou mais conexões de rede e uma série de softwares que possibilitam utilizar o sistema com vantagens em relação ao modelo "storage as a service".

Com recursos de gerenciamento e capacidade para compartilhar informações de forma controlada via internet além de recursos robustos para backup, replicação de dados e transferência de arquivos, os Personal Cloud NAS são ótimos para archiving e podem ser indicados para quem precisa disponibilidade de informação, entregando performance, segurança e redundância, sem custos mensais agregados.

Personal Cloud Storage

Servidores e storages para diversas aplicações

Além de Personal Cloud NAS, nossa linha de Cloud NAS corporativos contempla soluções escaláveis, de alta disponibilidade e com uma série de recursos para zero ponto de falhas. Com diversos modelos NAS, DAS, IP-SAN e SAN FC para entrega imediata, a linha de produtos parte de servidores de rede rackmount com 4 gavetas, aplicativos para backup corporativo, armazenamento e replicação de informações. Com recursos como thin provisioning, tiering e clustering para alta disponibilidade, os storages da ControleNet irão turbinar seu datacenter.

Fique por dentro do mundo dos storages