O que é e para que serve o Storage DAS ou Direct Attached Storage

Storage DAS ou Direct Attached Storage, O que é e para que serve?

O que é storage DAS?

Storage DAS (Direct attached storage) é uma unidade de armazenamento conectada a um computador ou servidor que não está disponível para outros computadores. Para um usuário doméstico, um disco rígido ou unidade de estado sólido (SSD) são exemplos comuns de direct storages.

Qualquer unidade de disco interna de um servidor também é chamada de direct attached storage ou armazenamento de conexão direta. Como em soluções de armazenamento em rede (NAS), os DAS também possuem diversos modelos, que atendem desde o mercado doméstico (HDs externos) até grandes datacenters (storages).

No ambiente corporativo, as unidades de armazenamento conectadas diretamente ao servidor podem ser internas ou externas. As unidades externas são conhecidas como storage, e podem ser conectadas por meio de portas SCSI, SATA, SAS, Fibre Channel (FC) ou iSCSI.

Conheça as Soluções de Armazenamento Híbrido

DAS, um storage disponível apenas para o servidor

Um direct attached storage é sempre apresentado como um drive local de seu host, por isso pode ser apresentado apenas como um hard disk ou SSD instalado dentro do gabinete do computador, um pen drive ou cartão de memória conectado a um notebook.

Um DAS corporativo por sua vez geralmente possui um ou mais gabinetes de armazenamento repletos de hard disks/SSD que são conectados diretamente a uma placa controladora (HBA) incorporada no barramento interno de um servidor.

Um DAS não é um sistema de armazenamento em rede

Um direct attached storage não está ligado em rede. Nele não existem conexões ethernet como os network attached storages ou caminhos lógicos para acesso como em redes SANs (Storage Area Network).

Dispositivos ópticos como leitores de CDs e DVD também são tecnicamente DAS, pois estão diretamente conectados a um computador. Entretanto, ambientes corporativos, infraestruturas de TI e datacenters usam a referência DAS para sistemas de armazenamento primário ou secundário composta por matrizes de HDDs e SSDs.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Como funciona um storage DAS?

O storage DAS é um sistema de armazenamento que geralmente fornece maior desempenho do que network attached storages, pois o servidor não precisa dividir as linhas de comunicação com os computadores da rede local para ler e gravar dados.

Como funciona um storage DAS

Essa é a razão que aplicativos que exigem alto desempenho devem ser instalados em direct attached storages. Sistemas de virtualização, grandes bancos de dados e sistemas de backup em nuvem geralmente são instalados nesse tipo de sistemas de armazenamento.

Quais são as desvantagens dos direct attached storages?

No passado, um storage DAS não era a forma mais eficiente para armazenar e gerenciar o armazenamento de dados corporativo, pois o sistema não podia ser compartilhado e não possuía nenhuma contingencia em caso de falha do servidor.

A medida que os sistemas de cluster, as redes SAN e as soluções de virtualização tornaram-se mais acessíveis, os direct attached storages voltaram a ganhar popularidade.

Enterprise storages Qnap

DAS vs NAS e SAN

Diferentemente do armazenamento em rede, como os storages NAS ou redes SAN, onde a capacidade de armazenamento é agrupada e compartilhada entre diversos servidores por uma conexão rápida de rede, o armazenamento de conexão direta (DAS) é dedicado a um único servidor.

Isso significa que a capacidade de expansão e a conectividade de um sistema sempre estará limitada pelo número de slots livres no servidor ou pela capacidade suportada de armazenamento do storage DAS.

Como um DAS sempre requer uma host board adapter (HBA) no(s) servidore(s), o compartilhamento do sistema também fica limitado a um pequeno número de portas ou conexões disponíveis, tanto no host quanto no storage.

Storages DAS são mais baratos?

Sim. Implementar um direct attached storage é mais barato que soluções SAN ou NAS. Basta simplesmente comprar novas unidades e conectá-las diretamente ao seu computador, notebook ou servidor. Isso é particularmente verdadeiro quando compramos um HD externo.

Mas, em ambientes corporativos, onde são necessários enterprise DAS, nem sempre o servidor possui uma porta de conexão (HBA) com a performance necessária, exigindo quase o mesmo investimento em hardware do que comprar um storage NAS.

Por isso é comum que pequenas empresas e escritórios utilizem os HDs externos (DAS) como a principal opção de armazenamento, mesmo assumindo os riscos da perda de dados inerente aos equipamentos domésticos.

Conheça as Soluções All Flash Storage

A chegada dos Direct Flash Array

Como a maioria dos servidores físicos é inicializado através de um DAS (HDD ou SSD), a velocidade das memórias flash tornaram a inicialização local desses sistemas mais veloz que sistemas de armazenamento estruturados em SAN.

Um Direct Flash Array é um sistema DAS equipado com memórias flash (SSD, NVMe ou M.2), como os fabricados pela Infortrend, que inicializam ou reiniciam servidores físicos com sistema operacionais complexos em apenas alguns segundos.

A chegada dos Direct Flash Array

Esse recurso é especialmente útil quando o servidor físico é um host para máquinas virtuais (VMs) e precisa ser inicializado rapidamente após um tempo de inatividade por manutenção preventiva ou falha.
Além disso, o armazenamento com conexão direta geralmente carece de muitos dos recursos de gerenciamento de armazenamento mais avançados comuns aos dispositivos NAS e SANs, como replicação remota e instantâneos.

Segurança: Storages DAS com recursos de alta disponibilidade

Como em todos os sistemas de armazenamento que hospedam aplicativos e dados críticos de uma organização, a segurança é uma preocupação primordial em unidades de armazenamento direto.

Soluções de armazenamento de alta disponibilidade ou tolerantes a falhas são indicados para a continuidade de negócios. Quanto maior for o valor das informações armazenadas ou o custo total por qualquer processo interrompido, maior deverá ser a resiliência do direct attached storage.

O futuro dos storages DAS

A chegadas da interface SATA Express ( SATAe ) em 2014 foi altamente benéfica aos storages DAS. O mais importante desse padrão é que ele permite que os direct attached storages consigam reduzir a latência dos hard disks mecânicos em mais de 50% através da instalação de memórias NVMe como volumes de armazenamento.

Como uma memória flash padrão NVMe utiliza o barramento PCIe, as soluções baseadas em Direct Flash Array são projetadas para entregar desempenho ainda maior que sistemas baseados em SSD.

Vai comprar um storage DAS?

Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos distribuidor autorizado de empresas líderes como Seagate, WD, Qnap, Synology, Infortrend e especialistas em sistemas de armazenamento.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

iSCSI ou Fibre Channel (FC) - Qual a melhor SAN?

iSCSI ou Fibre Channel (FC) - Qual a melhor SAN?

Conheça as diferenças entre iSCSI e Fibre Channel e suas vantagens e desvantagens ao montar a melhor SAN para pequenas e médias empresas.

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.

Qual storage comprar, NAS ou DAS?

Qual storage comprar, NAS ou DAS?

Saiba quais são as principais diferenças entre os sistemas de armazenamento NAS ou DAS e escolha qual atende suas necessidades.

WhatsApp