histats

Qual storage comprar? NAS ou DAS?

Qual storage comprar? NAS ou DAS?

Boas Práticas ao comprar Network Attached Storage (NAS)

Em essência, um NAS é utilizado na maioria das vezes para o armazenamento e compartilhamento de arquivos através de uma rede local, mas alguns storages de última geração podem fazer muito mais. Nosso objetivo é orientar qual a melhor solução de armazenamento para cada necessidade.

Como sabemos, o NAS é um dispositivo de armazenamento conectado a uma rede LAN e é composto basicamente por unidade(s) de processamento(s), discos rígidos e softwares. Em geral, o storage é essencialmente um repositório centralizado de dados, podendo ser utilizado como servidor de arquivos, backup de servidores e/ou estações, área de compartilhamento, colaboração e outras aplicações relacionadas a administração, processamento dos dados e armazenados na rede local. O Network Attached Storage ou NAS tem como característica comum sua conexão através de uma ou mais portas de rede LAN, enquanto storages DAS ou Direct Attached Storages são dispositivos de armazenamento conectados diretamente a computadores, sejam eles servidores ou estações de trabalho. Portanto a principal diferença entre um Network Attached Storage NAS e um Direct Attached Storage DAS é que o primeiro é um repositório de informações para a rede LAN e o segundo é uma “extensão direta” ou disco complementar de um servidor.

Comprar Storage NAS?

Até pouco tempo atrás, a maioria dos NAS eram usados apenas para armazenar e compartilhar pastas através de uma rede, porém os novos storages NAS equipados com processadores de alta performance e discos rígidos mais velozes e seguros, tem invadido cada vez mais o espaço dos storages DAS. Os servidores NAS de última geração realizam tarefas que antes eram quase exclusividade de servidores e/ou storages DAS, por isso escolher qual storage comprar pode ser causar alguma confusão. Apresentaremos aqui o que é necessário saber antes de adquirir um storage NAS.

Um NAS é um servidor. A maioria dos NAS podem ser usados como servidores multimídia ou media centers, desde que suportem os protocolos UPnP e DLNA. Estes protocolos são para consoles de jogos, tablets e smartphones. Além disso, network attached storages também podem ser configurados como FTP, servidor WEB, de email ou servidores de impressão.

Capacidade e Performance x Preço

Capacidade e Performance x Preço

O principal objetivo de um NAS é armazenar, centralizar e compartilhar informações, por isso identificar corretamente a capacidade em terabytes na hora de escolher o sistema de armazenamento é essencial para uma compra correta.
A maioria dos consumidores domésticos e pequenas empresas buscam discos SATA na hora de adquirir o storage, porém existem aplicações que necessitam HDs mais robustos e/ou  velozes, que inevitavelmente custam mais caro.

Abaixo algumas características que devem ser consideradas na escolha dos discos rígidos do sistema:

  1. Categoria do disco (SATA, SATA para Storage e SATA Enterprise);
  2. Capacidade e velocidade em RPM;
  3. Consumo elétrico e vida útil do produto;
  4. Reputação do fabricante e tempo de reparo do produto;

Como explicado, antes de comprar um storage vale a pena calcular o espaço de armazenamento bem como a performance necessária para as atividades planejadas no sistema, pois isso evitará uma série de aborrecimentos. Comprar storages sem prever tempo de processamento e o espaço exigido pelas tarefas que serão executadas pode causar perda de produtividade ou desembolso desnecessário ao adquirir equipamentos superestimados.  

Alguns NAS de classe empresarial (enterprise) permitem receber expansões, crescendo de acordo com a demanda por armazenamento e atingindo literalmente petabytes de informação. Outro recurso que deve ser observado é a possibilidade de instalação de memórias SSD no storage, pois permite que atividades do cotidiano sejam realizadas com maior velocidade. Esse recurso até pouco tempo era privilégio de equipamentos para datacenters e grandes sistemas de processamento, mas hoje está disponível na maioria dos storages SMB de boa qualidade.

Expansão UX-500 e UX-800

Os servidores NAS direcionados para consumidores domésticos ou pequenas e médias empresas muitas vezes têm capacidade nativa expansível através de portas USB ou Mini SAS, permitindo assim conectar expansões de armazenamento diretamente no equipamento. Graças ao suporte iSCSI, equipamentos como os NAS da Qnap permitem a criação de unidades de discos virtuais e escaláveis, permitindo assim o armazenamento flexível e on-demand das informações geradas.

Conectividade de rede - Comprando Segurança

A maioria dos dispositivos NAS atuais possuem acesso com conectividade Gigabit Ethernet. Produtos de classe empresarial podem possuir duas ou mais portas Gigabit para Port Trunking, fornecendo redundância de conexão caso uma das portas falhe. Ao optar por sistemas com várias portas Ethernet é possível ter link agregado, combinando assim velocidades das portas LAN e aumentando assim o rendimento da rede.
Storages Thundebolt e 10G também já estão disponíveis, sendo alternativas perfeitas para consumidores com alta de demanda de processamento e transmissão de dados, como grandes bases de dados e processamento de vídeo e imagens.

Medição do Desempenho do Storage NAS

Medição do Desempenho do Storage NAS

Como em computadores pessoais e servidores, o preço de um storage também aumenta de acordo com a velocidade dos processadores, espaço e a performance efetivamente entregue, bem como a quantidade de memória, tipo de discos rígidos e aplicativos instalados.

Ao determinar quanto tempo é gasto para realizar uma série de operações de I/O (atividades como salvar e recuperar grandes volumes de dados, renderizar vídeos, etc..) em um NAS, outro ponto importante será determinado para escolha do storage correto. Além de informações prestadas pelas fábricas, uma série de softwares de medição gratuitos também estão disponíveis na internet.

Backup e Recuperação

Network Attached Storages mais sofisticados costumam ter opções de gerenciamento para configurar a redundância de disco (RAID), bem como sistemas de monitoramento integrado para alertá-lo da iminente falha de um HD, entre outros problemas. Caso seus dados sejam de missão crítica, estes recursos são imprescindíveis na escolha de qual storage comprar.

Outra consideração importante a ser observada ao comprar um storage é a capacidade para recuperação de desastres através do uso de discos hot-swappable.

Muitas unidades de armazenamento baseadas em hard disks permitem que discos defeituosos sejam substituídos por novos, sem a necessidade de desligar o equipamento.

Hot-Swappable

Softwares de backup para empresas não custam barato. Ao analisar o preço do storage, verifique se o sistema acompanha software de backup e como o mesmo é tarifado. Alguns sistemas atuais incluem softwares para replicação de dados em tempo real, oferecendo assim segurança extra para as informações. Neste cenário, dados do NAS podem ser espelhados para um servidor instalado noutro local ou na nuvem. Leve em conta adquirir storages que possuem parcerias com provedores de hospedagem como o ElephantDrive ou Amazon S3. Este tipo de solução é conhecido como solução de backup híbrido, e entrega o melhor dos dois mundos, pois os dados são armazenados em dois locais separados. Dados sincronizados na nuvem fornecem uma contingência para restaurar dados em caso de falha do disco no hardware local.

Acesso Remoto e nuvens pessoais

Nuvem pessoalStorages NAS não são limitados apenas por acessos dentro da rede local. Os melhores storages NAS já possuem recursos para acesso remoto, permitindo gerenciamento do equipamento e acesso simultâneo dos dados do mesmo. Os conhecidos Cloud Storages utilizam serviços em nuvem que são úteis para compartilhar conteúdo entre colaboradores, amigos e familiares, não importando onde estejam localizados. O MyQnap  Cloud é um exemplo de serviço de nuvem pessoal.

Segurança

A segurança das informações também é um fator que deve ser considerado na compra de um storage, quer seja para uso domésticos ou nos negócios. Os novos Network Attached Storage possuem criptografia de arquivos e gerenciamento de acesso aos dados. Controle de acesso à  pastas e arquivos, autenticação de uso protegido por senha e criação de VPN são recursos de segurança adicionais para proteger o NAS. Para proteção contra roubo dentro de ambientes públicos, é desejável que o storage possua conectores de segurança Kensington Locks (ou K-Slots), que permitem amarrar o NAS a uma parede ou mesa.

Qual storage é ideal para você?

Ao dimensionar qual storage comprar para sua casa ou empresa, leve em consideração hardware, software e os serviços prestados pelo fornecedor.

O preço do storage nem sempre contempla a solução de seu problema, por isso atenção ao definir o equipamento e o pacote de software que serão utilizados. Seus dados valem mais que o custo do storage!

Finalmente, mesmo equipamentos da mesma fábrica adquiridos por fornecedores não autorizados podem causar aborrecimento no pós-venda e serviço.

Exija nota fiscal e tenha a certeza que a empresa fornecedora conhece do produto. Modelo, preço, performance e capacidade dependem de cada aplicação e necessidade específica.

Fale com um de nossos especialistas

Qual storage é ideal para você

Artigos relacionados

Fique por dentro do mundo dos storages