Armazenamento midrange ou enterprise? Como escolher um storage?

Armazenamento midrange ou enterprise?

Os sistemas de armazenamento midrange tem evoluído muito nos últimos anos. Empresas que mantém investimentos em suas redes SAN tem aproveitado e surfado nessa onda.

As soluções de médio porte baseadas em blocos têm incorporado diversos recursos dos storages corporativos, complicando qualquer definição pré-existente.

Processadores mais poderosos, sistemas altamente escaláveis, alta performance e disponibilidade já não características exclusivas do armazenamento high-end. 

A redução nos preços dos componentes, o aumento da concorrência e a chegada das memórias flash aproximaram muito os dois conceitos.

Mesmo recursos avançados como o provisionamento dinâmico, deduplicação de dados e classificação automática por níveis (tiering) já incorporam a maioria dos sistemas de armazenamento midrange.

Além disso, o benefício dessas tecnologias associadas ao uso de flash e de tecnologias como o NVMe quase empatou o jogo entre os enterprise storages e os sistemas de armazenamento intermediários.

Portanto, há uma boa chance de que, num futuro próximo, ao comprar um sistema de armazenamento midrange, sua empresa consiga uma solução fácil de implementar, gerenciar e com o mesmo nível de recursos encontrados nos enterprise storages.

Conheça a linha de storages Seagate

Os sistemas de armazenamento midrange

Para reduzir os investimentos em TI, a maioria das grandes organizações transferiu seu foco das matrizes monolíticas de discos que equipam mainframes e storages enterprise para equipamentos de médio porte.

Os sistemas de armazenamento midrange estão presentes em 90% dos datacenters, fornecendo armazenamento de dados seguro com preços mais atraentes.

Graças a rápida evolução da tecnologia, todos fabricantes de sistemas de armazenamento têm constantemente incorporado recursos poderosos aos seus produtos.

Como a preocupação com custos é o cotidiano de todas organizações e a maior demanda por storages acontece no mercado intermediário, naturalmente o armazenamento midrange conquistou espaço e estabeleceu o padrão de tendências.

O grande segredo desse sucesso é que essas matrizes são fáceis de implantar e configurar. A grande vantagem dos sistemas de armazenamento de médio porte é que eles não exigem especialistas, que custam caro e são difíceis de contratar.

Conheça as Soluções de Armazenamento Híbrido

A conectividade iSCSI e as interfaces de gerenciamento orientadas por assistente estão disponíveis na maioria de matrizes de disco midrange, como na nova linha de storages Seagate.

O menor preço de compra e de propriedade é outra grande vantagem dos sistemas de armazenamento de médio porte.

Enquanto um enterprise storage pode facilmente custar alguns milhões, um sistema midrange de armazenamento pode ser implementado por uma fração desse investimento.

O que realmente diferencia o sistema midrange de um enterprise storage?

A principal característica que diferencia um storage midrange e um de classe empresarial é o funcionamento simultâneo, replicado e redundante do sistema de armazenamento em pelo menos dois datacenters.

Outro ponto que ainda é um diferencial importante é a conectividade com grandes computadores (mainframes) via fibra (FICON).

Mas o diferencial mais significativo das matrizes high-end ainda é a capacidade de fornecer replicação síncrona para pelo menos duas matrizes de armazenamento e sincronizar os aplicativos (VMs) com as atividades de replicação subjacentes, a fim de garantir a operação sem interrupções.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Embora esse recurso tenha sido projetado inicialmente para oferecer recuperação de desastres, muitas organizações aproveitam esse recurso para load balance, failovers e failbacks sem interrupções, inclusive para reduzir seus custos operacionais de seus datacenters.

Enterprise storage vs armazenamento midrange

Corporações de presença mundial, com milhares de funcionários distribuídos em escritórios em todo o país (ou no mundo) geralmente usam sofisticadas redes de armazenamento para gerenciar e armazenar grandes volumes de dados e informações sobre clientes, fornecedores e funcionários.

Para atender suas necessidades em larga escala, essas empresas geralmente usam hardware e software voltado para uso intensivo, com disponibilidade e eficiência máxima.

Como as soluções adotadas para essas organizações devem prever a necessidade de armazenamento, processamento e o crescimento de dados com o passar do tempo em ambientes heterogêneos, muitas vezes a única alternativa é adotar um storage enterprise.

Essa é uma escolha difícil, pois fazer altos investimentos num sistema que estará obsoleto em alguns anos sempre é arriscado e, dependendo do tempo e das exigências da implantação, nem sempre conseguirão ser devidamente amortizados.

Conheça as Soluções All Flash Storage

Ao enfrentar esse dilema, muitas organizações têm optado por distribuir seus sistemas em soluções de armazenamento midrange em diversas localidades, que também entregam um ótimo nível de performance, escalabilidade e segurança por preços cada vez menores.

Os midrange storages já entregam armazenamento flash de alta qualidade, com soluções que entregam milhões de IOPs e substituem as soluções corporativas de alto custo.

A capacidade e performance com centenas de Terabytes em flash já pode ser conseguida facilmente por sistemas menores, como a linha de storage Nytro E Seagate.

linha de storage Nytro E Seagate

Além disso, a associação das soluções all flash com sistemas de alta densidade baseados em HDD conseguem facilmente Petabytes de capacidade aliado a uma boa performance, graças a serviços como o cache de memória e o armazenamento em camadas.

Quais as vantagens ao comprar um armazenamento midrange?

A principal vantagem de comprar um sistema de armazenamento midrange ao invés de uma grande solução corporativa é o tamanho do desembolso.

A maioria dos storages de classe enterprise ainda custam muito caro, e como nem sempre seus usuários estão preparados para utilizar massivamente esses sistemas, o superdimensionamento de uma solução dessas pode causar sérios prejuízos a qualquer organização.

Recursos como configuração de controladores "ativo-ativo", em que um par de controladores permite acesso simultâneo aos dados no mesmo disco de back-end, que eram luxo dos sistemas corporativos, já integram praticamente todos os sistemas de armazenamento midrange.

As matrizes de armazenamento enterprise oferecem uma flexibilidade incomparável quando se trata de reunir e analisar dados do sistema.

Isso pode ser usado para identificar com rapidez, precisão e segurança onde um gargalo de desempenho está ocorrendo ou localizar um problema de hardware dentro da matriz de armazenamento.

Apesar da maioria das soluções de armazenamento midrange ainda não oferecerem esse nível de assertividade para identificar todos os problemas do sistema, storages midrange como a linha Exos Seagate já possuem diversas ferramentas de diagnóstico e monitoramento que permitem uma análise detalhada do  gerenciamento, desempenho e solução de problemas.

linha Exos Seagate

E as desvantagens dos midrange storages?

Enquanto um sistema de armazenamento midrange certifica seus sistemas com determinados sistemas operacionais e aplicativos, esse processo de certificação nem sempre pode ser validado com todas as aplicações de mercado.

Isso acontece devido ao grande número de aplicativos e sistemas operacionais para os quais os arrays midrange devem ser certificados, as atualizações constantes e os diversos ambientes onde eles serão implantados.

Devido ao menor número de ambientes específicos de aplicativos e sistemas operacionais, os storages de classe enterprise geralmente são mais confiáveis nesse quesito, pois o nível de envolvimento das empresas participantes dessas soluções permite maior qualidade e abrangência dos testes, principalmente em pontos importantes como a interoperabilidade e a qualidade dos recursos que estarão disponíveis.

Grandes corporações precisam da conectividade de armazenamento baseada em bloco do Fibre Channel (FC). Na ausência de conectividade FICON, uma solução de armazenamento deve oferecer minimamente a conectividade FC para ter uma chance de ser considerada uma matriz de armazenamento profissional.

Storage Fibre Channel Infortrend

Embora a maioria dos storage midrange suportem protocolos baseados em bloco ethernet como o suporte ao iSCSI ou FCoE (Fibre Channel over Ethernet), talvez somente esses serviços não sejam suficientes para fazer a ponte entre os novos equipamentos e o legado high-end.

O armazenamento híbrido totalmente flash veio para ficar

A transição dos grandes sistemas para o midrange já está em andamento há algum tempo. O Flash Array Nytro Seagate é essencialmente uma arquitetura de controlador duplo, de arquitetura escalável e pronto para usar.

Outros sistemas midrange como NetApp, Infortrend, Lenovo, Western Digital, HPe e Dell EMC também já possuem recursos padronizados como o SBB.

E o valor desses sistemas está no software. Além desses, existem muitos outros exemplos em que os dispositivos baseados em servidor já possuem um design padrão.

Os recursos de armazenamento estão migrando para o software há anos e, à medida que esses componentes proprietários são removidos gradualmente, os fabricantes colocam mais ênfase em seus sistemas operacionais.

A ControleNet é distribuidora autorizada dos storage midrange e soluções totalmente flash Seagate, Western Digital, Infortrend e Qnap. Traga seu projeto e tire suas dúvidas, nossa equipe de especialistas está pronta para atendê-lo.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

NVMe (Non-volatile Memory Express)

NVMe (Non-volatile Memory Express)

NVMe (Non-volatile Memory Express), a tecnologia para performance em SSD. Saiba mais sobre o padrão que está revolucionando sistemas de armazenamento.

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.

Storages SAS - Direct ou Network Attached Storage (NAS e DAS)

Storages SAS - Direct ou Network Attached Storage (NAS e DAS)

Procurando Storage SAS? Direct ou Network Attached Storage p/ HDDs SAS. Diversas capacidades, escaláveis, híbridos, tiering e iSCSI. Ligue e Tire suas dúvidas.

WhatsApp