All Flash Storages, Soluções de performance para o armazenamento de dados

All flash storage - modelo Qnap TES-3085U

Armazenamento flash é a tecnologia para armazenar dados baseada em memórias eletricamente programáveis, construídas com chips de memória NAND. Essa tecnologia permite a gravação e leitura de dados em altíssima velocidade, substituindo facilmente os hard disks na execução de operações exigentes em IOPS. Memórias SSD, M.2 e interfaces PCIe que usam o padrão NVMe são os componentes mais comuns da maioria dos sistemas all flash. 

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

O que é um All Flash Storage?

All Flash Storages ou All Flash Array (AFA) são soluções de armazenamento que usam apenas módulos de memórias flash, ao invés de hard disks convencionais, para gravar e ler informações. Como memórias são mais rápidas que HDD, essa troca sempre resulta em maior performance para o sistema.

Qnap TES-3085U All Flash ao lado de um SSD Seagate IronWolf

Memórias flash não requerem energia para manter a integridade dos dados já armazenados. Assim, mesmo que a energia acabe, uma memória não volátil sempre preserva os dados armazenados quando o sistema é desligado. A vantagem de um all flash storage em relação ao armazenamento baseado em disco é o desempenho e menor latência quando um aplicativo faz uma consulta para ler os dados. As memórias flash de um AFA são geralmente apresentadas no formato SSD, similares a um cartão de circuito integrado.

Como funciona um sistema All Flash?

Ao invés de hard disks, os flash storages utilizam memórias não voláteis e que não possuem partes móveis como braços e cabeças de leitura. Além disso, os módulos de memória flash podem ser apagados e reprogramados em unidades chamadas blocos.

Qnap TES-3085U All Flash com um efeito gráfico ao fundo demonstrando alta velocidade de SSD

Os arranjos flash podem transferir dados muito mais rapidamente que os hard drives. Um sistema totalmente SSD produzirá variações menores que as de um arranjo de disco nas latências máxima, mínima e média. Isso torna o armazenamento flash uma boa opção para a maioria dos aplicativos de leitura intensiva.

Esses semicondutores são uma variação das EEPROMs (memória somente leitura programável apagável) e receberam o nome “flash” porque seus blocos de memória podem ser apagados com uma única ação instantânea.

Por que comprar um All Flash Storage?

A decisão de comprar um all flash storage envolve mais do que simples comparações entre a quantidade de IOPS entregue por diferentes equipamentos. Apesar dos preços estarem diminuindo, sistemas de armazenamento totalmente flash ainda custam caro, por isso sistemas híbridos (storages com unidades de disco e flash no mesmo chassi) tem roubado a cena em no mercado de aplicações mid-range e empresas com orçamentos apertados.

Qnap TES-3085U All Flash em um ambiente de escritório

Além disso, sistemas all flash que entregam desempenho para algumas necessidades nem sempre fornecem benefícios equivalentes para outras aplicações. Isso significa que consultar um especialista sobre o assunto é sempre uma boa prática antes de decidir sobre qual storage comprar.

Os principais fabricantes de all flash storages criaram algoritmos para serviços úteis baseados em array para gerenciamento de dados, incluindo clones, compactação e deduplicação de dados, bem como ferramentas para snapshots, replicação de dados e thin provisioning. Como os sistemas baseados em hard disks, as soluções all flash podem ser implementadas em áreas de armazenamento (SAN) ou como unidades de armazenamento conectados à rede (NAS).

Consulte-nos antes de comprar um Flash storage

Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos distribuidores de marcas consagradas como Seagate, Qnap, Synology e Infortrend. Consulte nossos especialistas. Temos soluções de armazenamento baseadas em flash storages para aplicações NAS, DAS ou para redes de armazenamento SAN.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

O que é storage e quais são os principais modelos?

O que é storage e quais são os principais modelos?

Conheça os principais modelos, aplicações para uma unidade de armazenamento de dados e quais são as diferenças entre servidores NAS, DAS, SAN e FAS.

O que é e quais são as vantagens do iSER?

O que é e quais são as vantagens do iSER?

iSER é um recurso que garante melhorias significativas na performance do ambiente de armazenamento, menor latência e maior largura de banda, confira

Qual storage comprar, NAS ou DAS?

Qual storage comprar, NAS ou DAS?

Saiba quais são as principais diferenças entre os sistemas de armazenamento NAS ou DAS e escolha qual atende suas necessidades.