Armazenamento híbrido ou hybrid storage, performance SSD e capacidade HDD

Manter aplicações exigentes em performance como a virtualização de muitos servidores de aplicação ou manter grandes banco de dados funcionando em storages equipados com hard disks lentos é uma tarefa ingrata.

Por isso, a primeira solução que passa na cabeça da maioria dos administradores de TI é que comprar um novo storage all flash é a sempre melhor solução para todos os problemas.

Apesar disso, comprar soluções de armazenamento recheadas com memórias SSD de fabricantes como Lenovo, Dell, NetApp, HP ou Huawei nem sempre é financeiramente viável, principalmente para pequenas e médias empresas.

Hybrid Storage dois Qnap NAS hybrid ts-932x e tvs-682 ao lado

Além dos altos preços dos sistemas totalmente flash, a maioria das empresas também são impactadas pelos altos custos dos discos e memórias flash proprietárias, upgrades e serviços, sempre amarrados a um único fornecedor.

Como nossas demandas corporativas tem que ser atendidas, a melhor alternativa é buscar soluções que se encaixem em nossos orçamentos.

A boa notícia é que sistemas de armazenamento como storages não proprietários e sistemas híbridos de armazenamento estão cada vez mais rápidos, seguros e baratos.

Conheça a linha de storages híbridos Seagate

O que é armazenamento híbrido?

O armazenamento híbrido (hybrid Storage) é o termo que descreve sistemas de armazenamento de dados projetados para suportar hard disks e/ou memórias flash (SSD) no mesma solução, com o objetivo de entregar maior desempenho e segurança que storages equipados apenas com hard disks.

Para que isso ocorra, os storages híbridos possuem recursos como o tiering, que aloca os dados dinamicamente de acordo com o uso, mantendo os dados muito acessados em memórias SSD e os arquivos pouco acessados em hard disks.

Essa tecnologia permite que os dados mais acessados sejam deslocados para a camada flash de armazenamento, mantendo dados menos acessados em hard drives.

Componentes dos sistemas híbridos

Podemos dividir as camadas de armazenamento em duas partes distintas: Hard disks e memórias SSD. Quanto maior for a exigência por IOPS, maior será o investimento, uma vez que memórias flash custam mais e entregam menor capacidade de armazenamento.

Performance SSD e Capacidade HDD

A camada de memórias SSD ou Flash

O componente de um sistema híbrido que é o maior responsável pela performance é a camada flash. Formada por memórias SSD padrão SATA, placas NVMe ou memória M.2, essa é a área de armazenamento que cumpre a promessa de alto desempenho para sistemas de armazenamento de baixo custo.

Quanto maior for essa camada, maior será a quantidade de dados alocadas em cache e maior será o custo da solução.

Enterprise storages Qnap

Assim, é importante salientar que a capacidade do armazenamento flash não pode se limitar apenas em ser um repositório de informações.

Utilizar tecnologias de otimização de armazenamento como a deduplicação, compactação de dados da área flash e uso de iSER são boas práticas para obter a melhor performance sem a necessidade de novos investimentos.

Clique Aqui e Conheça nossas Soluções de Armazenamento Híbrida

A camada do disco rígido

A segunda camada do sistema de armazenamento híbrido são as próprias unidades de disco rígido. Discos de maior capacidade geralmente possuem menor custo por terabyte, economizam energia e são mais confiáveis.

Hard disks SATA ou SAS já atingem 16TB e já são facilmente encontrados no mercado. A cada novo aumento de capacidade feito pela indústria, o preço por TB diminui substancialmente.

Porém, o único método verdadeiramente eficaz para melhorar o desempenho de qualquer sistema de armazenamento é ter mais discos rígidos; quanto mais discos instalados na solução, mais solicitações de E/S poderão ser atendidas em paralelo.

Vantagens de comprar um storage híbrido, TVS-1282 QNAP

Vantagens de comprar um storage híbrido

Sistemas baseados em memórias flash aliados à tecnologia tiering entregam performance realmente surpreendente e são muito seguros.

Como memórias flash são sistemas não voláteis, o armazenamento flash por camadas oferece mais segurança que antigos sistemas baseados em discos rígidos contra a perda de dados.

Manter o armazenamento secundário ou cold storage em hard disks e aproveitar a performance dos discos SSD nos novos storages Qnap é uma ótima alternativa para empresas com orçamentos apertados.

A ControleNet é distribuidor autorizado da Qnap, Synology e Seagate, e é especialistas em sistemas de armazenamento híbridos, storages all Flash e soluções cold storage de baixo custo para sua infraestrutura de TI ou datacenter.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Servidores NAS

Servidores NAS

Servidores NAS são soluções voltadas para o armazenamento de dados em rede. Confira qual melhor NAS para empresa e uso doméstico.

O que são Snapshots e como funcionam as cópias instantâneas?

O que são Snapshots e como funcionam as cópias instantâneas?

Veja a diferença de snapshots para backup e as aplicações que o snapshot realiza para evitar a perda de dados.

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)? Conheça nossas soluções resistentes a falhas de hardware, software e energia e não perca mais dados.

WhatsApp