5 dicas para lidar com crimes digitais e sabotagem corporativa


A maior parte das pequenas e médias empresas (PMEs) ainda é negligente quando o assunto é segurança da informação. Casos como roubo ou vazamento de dados e até mesmo ações trabalhistas baseadas em informações retiradas de e-mails e ferramentas corporativas estão se tornando cada dia mais corriqueiros. Diante desse cenário, a ControleNet, especializada em soluções de armazenamento, oferece algumas dicas para que empresas de todos os portes possam atribuir aos seus dados e informações um valor realmente estratégico.

5 dicas para lidar com crimes digitais e sabotagem corporativa

Uma pesquisa realizada com 500 empresários e gestores por uma empresa de segurança da informação revelou que 75 das pequenas e médias empresas não possuem um sistema de backup automatizado e 24 não orientam seus funcionários a salvar dados e arquivos periodicamente.

Veja abaixo algumas dicas que podem garantir mais segurança e proteção para PMEs:

  1. Forneça treinamento à sua equipe e deixe as regras de conduta bem claras: Muitos problemas de vazamento de dados e informações decorrem do fato de que pequenas empresas, muitas vezes, não possuem políticas claras em relação ao uso da tecnologia. Treinar a equipe e fornecer regras claras para uso de e-mail corporativo, redes sociais, dispositivos móveis, Skype e outras ferramentas de comunicação interna fornecidas pela empresa são fundamentais para evitar problemas no futuro. Outra questão importante é proteger os sistemas com senhas estabelecidas pela própria empresa - e não pelo colaborador - e fazer o monitoramento regular dos softwares utilizados.

  2. Tenha especial atenção com os dispositivos móveis: Com o avanço das tecnologias móveis o trabalho remoto e o home office estão cada vez mais difundidos e muitos funcionários possuem notebooks, tablets e smartphones corporativos. Mas essa prática exige cuidados, uma vez que os dispositivos móveis podem guardar uma quantidade considerável de dados sensíveis. Para evitar problemas, softwares de segurança podem ajudar a bloquear, localizar e até mesmo limpar dispositivos assim que eles forem perdidos, roubados ou violados. Além disso, é importante fazer backup regular, mantê-los conectados à uma plataforma de gestão de múltiplos dispositivos e, se possível, criar uma "nuvem particular" utilizando um sistema de armazenamento expansível, como o NAS TS-212 da Qnap.

  3. Cuidado com o e-mail corporativo: Os sistemas de e-mail corporativo guardam em cada máquina ou no servidor da empresa todas as mensagens de correio eletrônico trocadas por seus funcionários, mas nada impede que esses e-mails sejam usados posteriormente como provas para processos trabalhistas ou até mesmo para negociações corporativas no estilo "espionagem industrial" em pequena escala. Para evitar esse tipo de problema, o ideal é fazer backups programados e estabelecer um plano de contingência no caso de sabotagem de ex-colaboradores. Também é preciso ter sistemas de bloqueio de informações que impossibilitem o encaminhamento de e-mails corporativos para e-mails pessoais ou para determinados servidores de e-mails identificados como críticos.

  4. Tenha um sistema de armazenamento seguro: Um sistema de armazenamento adequado oferece a tranquilidade de que os dados estarão sempre seguros e disponíveis. Um sistema de armazenamento adequado à pequenas empresas, como o TS-212 Turbo NAS da Qnap, possibilita compartilhar arquivos, fazer backup ou expandir a capacidade atual de armazenamento de dados de forma segura e com custos relativamente baixos. O QNAP TS-212, além da facilidade de configuração e acesso, mantém seu desempenho elevado mesmo durante um acesso intenso aos serviços de rede do servidor.

  5. Utilize um sistema de replicação remota para proteger seus dados: Diversos dispositivos de armazenamento como o QNAP TS-212 oferecem ferramentas como espelhamento de dados para outro dispositivo ou replicação de dados, garantindo que informações não sejam perdidas mesmo com a violação de uma máquina ou diante de sabotagem. Os dados contidos no TS-212 Turbo NAS, por exemplo, podem ser replicados para outro Turbo NAS por meio da rede.

"Embora a maioria dos pequenos empresários saiba da importância do backup e da atualização de ferramentas de proteção, ainda é preciso educar esses gestores sobre segurança da informação, especialmente quando se trata de plataformas móveis, e-mail e armazenamento", explica Julio Esteves, gerente de Marketing da ControleNet.

"No mundo conectado de hoje é alarmante perceber que muitos empresários ainda desconhecem o valor da segurança da informação, o que nos fazer perceber que, apesar dos cibercriminosos já terem descoberto o valor das pequenas empresas, os próprios empresários ainda não estão dando aos seus dados a devida importância", afirma Esteves.

Fique por dentro do mundo dos storages