Atendimento por WhatsApp

Como fazer backup das imagens de um DVR ou NVR?

Como fazer backup das imagens de um DVR ou NVR

Como fazer backup do DVR ou NVR?

Instalar um sistema de monitoramento na empresa ou residência é uma ferramenta poderosa para proteção contra eventuais atos criminosos.

Ter câmeras instaladas estrategicamente no ambiente interno e arredores da empresa permite registrar ações de vandalismo, acidentes e furtos, facilitando o trabalho da equipe de segurança.

O problema é que nem sempre nos damos conta do óbvio. O que acontece se o NVR ou DVR falhar? Ou ainda, o equipamento ser furtado ou danificado propositalmente?

Conheça os melhores storages para monitoramento e CFTV

Um fato desconhecido para a maioria usuários é que os sistemas de monitoramento geralmente possuem recursos para fazer backup das imagens gravadas em sistemas de armazenamento secundários.

Os sistemas de monitoramento falham

Um sistema de vídeo-vigilância pode ser danificado e perder tudo o que foi gravado por várias razões. Tanto DVRs quanto NVRs podem apresentar problemas a qualquer momento.

Hard disks podem parar de funcionar sem avisar, equipamentos sem estabilizadores podem fritar por descargas elétricas ou o sistema ser propositalmente danificado por vandalismo ou sabotagem.

Para contornar essas situações, o melhor a fazer é ter outra cópia das imagens armazenadas, preferencialmente longe do próprio ambiente de gravação principal.

O backup do DVR

O backup do DVR

Além de possuírem as conexões coaxiais para câmeras, a maioria dos DVRs modernos também são equipados com portas de comunicação, áudio e para visualização de imagens.

Além das conexões HDMI, RCA e VGA, é comum que DVRs e NVRs também sejam equipados com portas de comunicação para backup, como conexões USB e porta(s) para redes locais.

Apesar de algumas unidades de monitoramento analógicas possibilitarem fazer o backup das imagens do DVR em HDs externos, essas soluções não evitam que tudo seja roubado ou danificado simultaneamente.

Assim, fazer backup do gravador DVR via rede, utilizando um servidor remoto, sempre é a melhor solução para manter uma cópia das imagens segura.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Nesses casos as imagens sempre serão preservadas, mesmo que o sistema principal seja totalmente destruído.

Fazer cópias de segurança num servidor remoto também é ótimo em caso de incêndio, inundação, sabotagem ou invasão do local de trabalho.

Um servidor de armazenamento em rede com serviços FTP pode facilmente fazer backup e armazenar imagens de vários DVRs, utilizando para isso apenas uma conexão de rede.

O inconveniente é que a tarefa de backup do DVR não acontece em tempo real, ou seja, os dados são atualizados de acordo com a capacidade de configuração que cada sistema dispõe.

Isso significa que, se o equipamento instalado permitir ser configurado para fazer backup às 21:00h diariamente e o sistema apresentar falhas ou for danificado às 20:00h, seu servidor de armazenamento só terá imagens até a noite anterior.

Alguns DVRs suportam programar backup para intervalos menores de tempo, diminuindo essa perda de imagens. Isso também significa maior consumo de banda da infraestrutura de comunicação e mais espaço de armazenamento ocupado.

Melhores Storages Rackmount

O que é necessário para fazer backup do DVR?

A maioria dos gravadores de DVR equipados com portas padrão ethernet possuem alguma forma de habilitar o serviço FTP. Através desse serviço é possível estabelecer comunicação e transmitir dados entre o DVR e o servidor de armazenamento.

A linha de storages NAS Qnap pode facilmente disponibilizar espaço de armazenamento em disco e usar os serviços de backup de cada sistema através desse protocolo.

Assim, mesmo que sua empresa possua vários DVRs, apenas um sistema de armazenamento poderá fazer backup de todos os equipamentos, desde que eles estejam conectados na mesma rede.

O backup do NVR

Gravadores NVR são sistemas que foram projetados nativamente para usarem o protocolo IP e funcionarem utilizando a infraestrutura de uma rede LAN.

Além disso, a maioria das câmeras IP disponibilizam acesso as imagens em tempo real, seja por qualquer ponto da rede ou via internet, sem nenhum tipo de dificuldade.

Essa geração de equipamentos possui diversas ferramentas úteis para backup das imagens gravadas, além de oferecer recursos como replicação de dados em tempo real e centralização de vários sistemas de monitoramento num único local.

Além do uso do protocolo FTP, um NVR permite sincronizar as pastas das imagens com outros servidores da rede, manter o versionamento, fazer a retenção e descartes das imagens capturadas de forma automática.

Assim, fazer backup de um gravador NVR num sistema de armazenamento Qnap é apenas escolher qual será a melhor ferramenta para cada aplicação.

O que é necessário para fazer backup do DVR

O backup de DVRs da Intelbras

A maioria dos modelos de DVRs da Intelbras possuem serviço FTP disponível e podem facilmente serem conectados com um NAS Qnap.

Mesmo instalações empresariais com vários DVRs instalados podem ter suas imagens direcionadas para um único storage de alta capacidade, unificando o armazenamento e facilitando a administração do sistema de segurança.

Aplicações de segurança que usam softwares VMS (Video Managing Systems) como a Digifort, Milestone e a Seventh também podem tirar proveito desses sistemas que são mais baratos, graças a projetos inteligentes e hard disks SATA de grande capacidade de armazenamento.

Melhor solução para backup do meu sistema de monitoramento

O backup de DVR na nuvem

Alguns serviços de nuvem pública alugam espaço de disco em seus servidores para receber imagens de segurança.

A desvantagem dessas soluções são as crescentes mensalidades, riscos com a privacidade, falta de controle sobre o gerenciamento do sistema e os costumeiros problemas de lentidão, principalmente ocasionados pela baixa qualidade de internet.

Caso sua empresa realmente precise armazenar e acessar imagens via internet, as soluções de armazenamento Qnap permitem ainda criar uma nuvem privada para que as imagens fiquem disponíveis.

Isso significa manter as imagens disponíveis para acesso via internet e ter total controle sobre a privacidade e gerenciamento transparente do sistema.

O backup de DVR na nuvem privada com Qnap

Qual a melhor solução para backup do meu sistema de monitoramento?

Qualquer que seja a opção adotada para fazer backup das imagens, a única solução realmente segura é ter um equipamento longe do local onde o sistema de monitoramento está instalado.

A grande variedade de câmeras, infraestrutura usada e diferentes modelos de gravadores DVRs e NVRs exigem que cada solução de backup seja adequada individualmente para seu cenário específico.

Variáveis como a aplicação, a quantidade de câmeras de cada ambiente, qualidade da infraestrutura e a resolução das imagens capturadas também variam dentro de cada empresa, compondo milhares de cenários possíveis.

Um NAS Qnap operando como servidor FTP remoto é um investimento acessível e pode ajudar a proteger o patrimônio e as pessoas de sua empresa ou residência caso as imagens locais sejam destruídas ou adulteradas.

Esses equipamentos podem inclusive ser instalados em sua residência, fazendo o backup das imagens do DVR ou NVR diretamente em seu local mais seguro.

Conheça os melhores HDs para Vídeo Vigilância

Somos especialistas em sistemas de backup

Sistemas analógicos, digitais, quantidade de frames, velocidade de download, upload e velocidade de transmissão são apenas alguns pontos que devem ser analisados antes de implementar um servidor de backup para seu DVR ou NVR.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos distribuidores autorizados Qnap, Seagate, Western Digital e Synology, além de especialistas em sistemas de armazenamento e backup.

Fale com nosso especialista!
Ligue: (11) 3475-5000

CFTV

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de CFTV.

Como monitorar câmeras da empresa pelo celular?
Como monitorar câmeras da empresa pelo celular?

Como monitorar as câmeras de segurança da empresa pelo celular? Saiba como funciona o acesso dos celulares aos sistemas de monitoramento CFTV.

NVR vs DVR - Qual é a diferença entre esses sistemas CFTV?
NVR vs DVR - Qual é a diferença entre esses sistemas CFTV?

NVR vs DVR - Qual é a diferença entre esses sistemas CFTV? Tire suas dúvidas sobre qual é o melhor sistema de vídeo-monitoramento antes de comprar.

VMS, O que é Video Management System?
VMS, O que é Video Management System?

VMS, O que é Video Management System? Saiba quais são as diferenças entre um sistema de monitoramento utilizando um servidor ou comprar um NVR.