RAID 5 vs RAID 6: Qual arranjo de disco escolher?

As organizações prestam muita atenção aos custos de aquisição de novos sistemas de armazenamento, mas nem sempre se preocupam com a disponibilidade e a segurança de suas informações.

RAID 5 vs RAID 6, segurança das informações

Recursos de redundância e recuperação de dados e outras tecnologias que garantem a disponibilidade dos aplicativos como a montagem de arranjos RAID são requisitos importantes que também devem ser discutidos antes de decidir qual storage comprar.

RAID 5 ou RAID 6?

Apesar de termos vários níveis de arranjos RAID disponíveis, a maioria das pequenas e médias empresas ainda optam pela popularidade do RAID 5 quando decidem montar seus arrays em servidores e storages.

A razão dessa escolha é que esse arranjo é a opção mais econômica e que fornece maior capacidade para pequenas instalações.

Isso não é um erro, pois a escrita com paridade única traz alguma segurança para o arranjo e é a configuração de entrada no mundo dos arranjos.

Apesar disso, tanto RAID 5 quanto o RAID 6 possuem características próprias e que devem ser consideradas ao implementar um novo arranjo de disco.

Quais são as vantagens do RAID 5 comparado ao RAID 6?

Comparar RAID 5 e RAID 6 implica em saber que um arranjo em RAID 5 exige apenas três hard disks, enquanto implementar arranjos de paridade dupla precisam de pelo menos quatro.

RAID 5 exige apenas três hard disks, demonstração gráfica de dois discos com paridade única e o terceiro com falha

Assim, saiba que ao implementar pequenos arranjos, o custo da segurança adicional sempre será igual a capacidade de um dos hard disks do arranjo em RAID 5 ou de dois discos em RAID 6.

Arranjos em RAID 5 são mais velozes. Essa característica já foi mais notada no passado, porém como a performance dos servidores e storages equipados com novos processadores para realizar os cálculos de paridade subiu muito, essa diferença acabou tornando-se quase imperceptível.

Qual é o arranjo mais seguro dos dois?

O RAID 6 é um arranjo mais seguro, pois permite a falha de dois discos simultâneos em seu sistema de armazenamento. Isso é particularmente importante, principalmente quando falamos de hard disks SATA.

RAID 6 permite a falha de dois discos

Assim, caso sua empresa não tenha uma equipe de TI para manter o storage sempre monitorado, optar por um arranjo RAID 6 e manter a proteção dupla contra falhas faz muito sentido.

Além disso, hard disks falham. Sempre falham! Montar arranjos de alta capacidade utilizando o RAID 5 e não monitorar o storage é ter grandes chances de perda de dados.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

RAID 5 vs RAID 6: Qual tem a melhor performance?

Como mencionado, apesar do RAID 6 ser mais lento, a diferença de performance é imperceptível quando o servidor ou sistema de armazenamento é novo.

Porém vale lembrar que hard disks SATA são menos confiáveis que as unidades SAS ou memórias SSD, por isso ambientes que precisam de segurança adicional contra falhas precisam do RAID 6.

Essa mesma lógica é válida para disk arrays maiores que seis hard disks. Sistemas maiores produzem mais vibração, calor e estão mais sujeitos a falhas de discos.

Assim, grandes matrizes de armazenamento devem recorrer ao RAID 6, sob pena de correr riscos desnecessários.

Quer compartilhar pastas e arquivos em rede de forma segura? Use um storage NAS

Qual arranjo adotar em aplicações de alta disponibilidade?

O principal pré-requisito para decidir implementar um arranjo RAID 6 é o valor das informações e o custo do tempo parado em caso de problemas.

Empresas onde os dados que requerem alta disponibilidade e proteção devem optar sempre por mais segurança. Nesses casos a opção por RAID 6 faz mais sentido.

RAID 6 em um storage Qnap 4 baias

Além disso, storages NAS como os fabricados pela Qnap oferecem recursos mais profissionais para maior segurança, como manter um disco sem uso no storage para substituição automática.

Esse recurso chama-se "hot spare", pode reservar até dois hard disks para substituição automática e está disponível tanto para RAID 5 quanto RAID 6, facilitando a vida do administrador de TI em caso de eventualidades.

Devo manter o backup sempre atualizado?

Como vimos, caso seu orçamento esteja apertado e sua empresa precise de mais espaço em disco, a alternativa mais barata será sistemas baseados em RAID 5. 

Apesar de possuir paridade dupla, o RAID 6 também está sujeito a falhas e nenhum dos dois arranjos substitui o backup. O dilema entre mais espaço em disco ou mais segurança não devem negligenciar a tarefa de manter as cópias de segurança atualizadas.

Os prós e os contras de cada arranjo

A maior vantagem do RAID 6 é sua capacidade de paridade dupla, que é muito útil (e necessária) em arranjos maiores que seis discos.

Atualmente temos algumas unidades de disco rígido (HDDs) têm capacidade de 16TB, em contraste com as capacidades de HDD de apenas uma década atrás, que não tinham mais de 1TB.

Isso leva algumas empresas a optar por storages com arranjos com uma quantidade menor de hard disks de alta capacidade, sem ao menos fazer as contas sobre qual será a perda depois de montar um arranjo.

Um storage com oito hard disks de 4TB em RAID 5 disponibiliza aproximadamente 28TB de área livre enquanto um equipamento de quatro compartimentos equipado com discos de 8TB libera apenas 24TB.

Melhores Storages Rackmount

Esse cenário torna-se ainda melhor para arranjos com mais hard disks quando implementamos o RAID 6. Quanto mais discos no mesmo arranjo, maior será a distribuição de escrita e leitura de dados e menor será a exigência dos componentes.

Dúvidas entre o RAID 5 ou RAID 6?

Escolher entre o RAID 5 ou RAID 6 não entra em méritos como a possibilidade de falhas em outros componentes de hardware como controladoras, fontes, conexões ou mesmo de energia elétrica.

Além disso, aplicativos também estão sujeitos à falhas, por isso sempre vale a pena consultar um especialista quando o assunto é armazenamento de dados.

Traga seu projeto. Ligue e tire suas dúvidas antes de escolher seu storage. Somos especialistas em armazenamento e distribuidor autorizado Seagate, Western Digital, Qnap, Synology e Infortrend.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Arranjos de discos, um para cada aplicação

Arranjos de discos, um para cada aplicação

Por que montar um arranjo de discos RAID? Saiba mais porque discos trabalhando em conjunto podem ajudar sua empresa ou residência.

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.

Qual storage comprar, NAS ou DAS?

Qual storage comprar, NAS ou DAS?

Saiba quais são as principais diferenças entre os sistemas de armazenamento NAS ou DAS e escolha qual atende suas necessidades.

WhatsApp