ControleNet orienta empresas diante do desafio do crescimento no volume da dados

A tendência para os próximos anos é de que o volume de dados chegue a níveis estratosféricos. Desde 2011, a quantidade de dados gerados mais do que dobra a cada dois anos, superando a Lei de Moore que previa que o poder de processamento dos computadores dobraria a cada 24 meses. Para controlar e utilizar de forma benéfica toda essa informação é preciso, antes de mais nada, saber lidar com ela.

Por conta disso, a ControleNet, especializada em soluções de armazenamento, apresenta dicas para que empresas, sobretudo as pequenas e médias, saibam lidar com os dados de forma a alavancar sua produtividade.

Saiba como lidar com os dados de forma a alavancar sua produtividade

A questão do volume de dados já vem sendo debatida há algum tempo. Segundo pesquisa realizada por uma empresa de tecnologia em 2012, o investimento corporativo no universo digital aumentou 50 desde 2005 e a previsão é de que até 2020 os departamentos de TI das companhias tenham um número de servidores 10 vezes maior e uma quantidade de informações 50 vezes maior do que hoje.

Atualmente, o maior desafio das empresas ainda é desenvolver a melhor forma de usar os dados para obter informações importantes e relevantes. Nessa busca, muitas empresas pequenas estão começando a entender o poder dos dados para seus negócios e a importância de armazená-los de forma segura e confiável, além de utilizar ferramentas de gestão e proteção de múltiplos dispositivos que possibilitem ganhos de tempo e de rentabilidade.

Confira abaixo algumas dicas da ControleNet para obter o melhor resultado com os dados que sua empresa está armazenando:

  1. Treine sua força de trabalho de T.I: Ao mesmo tempo em que o volume de dados corporativos cresce é preciso encontrar profissionais capazes de gerenciar e tratar esses dados em busca de informações relevantes para as empresas, o que deve levar a uma maior especialização da força de trabalho e de gerenciamento de TI. Segundo Julio Esteves, gerente de marketing da ControleNet, as empresas precisam treinar toda a equipe para entender que sistemas diversos podem se encaixar em um ecossistema de TI amplo e que a responsabilidade sobre o armazenamento e proteção de dados é de todos. "Todas as áreas da empresa precisam entender o funcionamento para fazer pedidos inteligentes e viáveis em relação à storage, gerando um uso mais cuidadoso e estratégico dos dados", afirma Esteves.
  2. Garanta a segurança de seus dispositivos: Estima-se que cerca de 21 de todas as violações de segurança venham da perda ou dano de propriedades físicas da organização (laptop, tablet, telefone, PC etc.). Sendo assim, é preciso proteger esses dispositivos. Softwares de segurança podem ajudar a bloquear, localizar e até mesmo limpar dispositivos assim que eles forem perdidos, roubados ou violados.
  3. Tenha um sistema de armazenamento eficiente, seguro e adequado à sua empresa: Utilize um sistema de armazenamento expansível e acessível, além de adequado a pequenas empresas, como o TS-212 Turbo NAS da Qnap. Esse servidor de armazenamento foi projetado especialmente para empresas de pequeno ou médio porte que desejam compartilhar arquivos, fazer backup ou expandir a capacidade atual de armazenamento de dados de forma segura e com custos relativamente baixos. O QNAP TS-212, além da facilidade de configuração e acesso, mantém seu desempenho elevado mesmo durante um acesso intenso aos serviços de rede do servidor.

"Manter ou não manter os dados armazenados é uma questão que atormenta os pequenos e médios empresários. É preciso garantir que os dados estejam a salvo e sempre disponíveis para a empresa, com um custo acessível. Trabalhamos com algumas soluções como o TS-212, que possibilitam essa paz de espírito", disse Esteves.

  1. Facilite o compartilhamento de dados: Uma das maiores preocupações das empresas deve ser garantir que a informação esteja disponível para as pessoas certas e na hora em que for necessária. Neste quesito o TS-212 também é eficiente, pois possibilita o compartilhamento de arquivos Cross-platform, para que diferentes usuários compartilhem arquivos entre estações. Além disso, o sistema permite criar identificação de usuários e senhas, bem como definir os privilégios e cotas para cada usuário e possibilita que a emprese crie seu próprio servidor FTP usando o Turbo NAS para compartilhar convenientemente os arquivos com seus colaboradores e/ ou clientes. "A prioridade hoje é armazenar tudo, pois não sabemos qual valor podemos obter com uma informação no futuro", explica Esteves.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Últimas Novidades!

Matérias relacionadas

QNAP lança QFile HD Mobile App para gerenciamento remoto

QNAP lança QFile HD Mobile App para gerenciamento remoto

App Qfile foi desenvolvido para acessar remotamente, gerenciar e compartilhar arquivos em seu QNAP Turbo NAS e fazer upload de arquivos diretamente do seu dispositivo Android, iOS ou Windowns Phone, quando e onde quiser.

Solução de backup em nuvem Qnap CloudBackup Station

Solução de backup em nuvem Qnap CloudBackup Station

Qnap lança solução de backup em nuvem CloudBackup Station que facilita a vida dos usuários e otimiza os serviços de backup em nuvem.

Cartuchos RDX removíveis de 1.5TB para drives RDX da Imation

Cartuchos RDX removíveis de 1.5TB para drives RDX da Imation

O Drive RDX USB 3.0 1.5TB se diferencia pelo alto desempenho e portabilidade dos dados, além da segurança proporcionada para dados confidenciais.

Fale Conosco

  • Controle Net Tecnologia LTDA
  • CNPJ: 03.247.280/0001-25
  • Av. dos Carinás, 660 - Moema
  • São Paulo, SP - CEP: 04086-011