(11) 3475-5000
   

Gravadores Digitais de Video e TV

Soluções em placa de captura de TV

Como registrar momentos de nossa vida, programas de TV preferidos ou gravar a final do campeonato? Melhor ainda, como capturar ou corrigir a luz de recordações gravadas numa velha fita de videocassete ou garantir uma longevidade maior para essas lembranças?

Para transformar esse conteúdo em arquivos digitais, precisamos entender como funciona o processo de captura e gravação dos videos. Toda imagem que chega na tela do PC, quer seja via internet, TV, filmadoras ou outras fontes de video pode ser gravada através de programas específicos para esse fim. O problema começa aí: Para um computador pessoal executar o programa para capturar o video, fazer a conversão do conteúdo para um formato que ele “entenda” e gravar o resultado no disco rígido simultaneamente exige muitos cálculos.

Gravador Digital

Fonte de video HD, 2K ou 4K

Fontes de vídeo como transmissoras de TV nem sempre entregam o material no mesmo formato ou resolução, por isso os aplicativos para captura ou gravação de vídeo normalmente precisam de computadores mais bem equipados. Um ponto importante é a capacidade de processamento da CPU do computador, memória RAM disponível e a velocidade dos discos rígidos. Ilhas de edição profissionais para captura de vídeo em HD, 2K ou 4K quase sempre são equipadas com mais que um HD, melhorando a performance ao gravar os arquivos. Lembre-se que quanto melhor é a qualidade do vídeo a ser gravado, mais seu computador será exigido. A qualidade de um video capturado é definida pelo número de pontos ou linhas que formam cada "foto" do vídeo (frame), por isso é comum encontrarmos a nomenclatura 1080p30fps que significa 1080 linhas verticais e 30 frames exibidos por segundo.

Gravador de video solução ideal para gravar programas de TV

Para capturar videos de TV, temos que levar em conta que a transmissão chega através de um cabo coaxial, passa pela caixa da operadora de TV a cabo e vai para TV. Nesse caso temos duas formas de gravar as imagens: a primeira consiste em ter uma placa de TV, preferencialmente Full-SEG (tecnologia responsável pela resolução da placa) e preparada para o sistema ISDB-T (Serviço Integrado de Transmissão Digital Terrestre) e a segunda é capturar o vídeo através de uma porta de saída (vídeo out) da caixa da operadora ou diretamente na TV. Essas portas de saída (TV ou caixa da operadora) “entregam” o vídeo em exibição em tempo real, ou seja, ao mesmo tempo que a programação é exibida, e podem ser vídeo-componente, HDMI e em alguns casos vídeo composto. As placas de TV Avermedia são todas Full-Seg para captura em alta resolução e gravam o resultado em arquivos MPEG ou H.264.

One SEG x Full SEG

Placas de captura de TV AVerMedia

AVerTV Volar S AVerTV iPRO HD AVerTV Volar Hydrid xPRO

Gravadores de Video AVerMedia

Gravador de video EzRecorder 130   Gravador de video EzRecorder HD Plus

A segunda alternativa é utilizar um gravador de vídeo como o EZrecorder vídeo-componente ou Ezrecoreder HDMI ou placas de captura de vídeo conectadas ao computador. As duas primeiras opções (EzRecorder e EzRecorder 130) podem ser vantajosas pois não usam computadores e gravam o conteúdo da TV ou outras fontes de vídeo diretamente num disco rígido ou pen-drive.

As placas de captura também são opções interessantes e que devem ser consideradas pois liberam parte do processamento do computador fazendo o trabalho de conversão do conteúdo. Além disso, as novas placas de captura funcionam muito bem como gravadores de vídeo, pois acompanham uma série de softwares para edição e publicação do resultado na internet em tempo real (streaming).

Os gravadores de vídeo em geral podem possuir diversas conexões de entrada, mas as mais conhecidas são a VGA, Video-composto, S-Video, HDMI, SDI, DVI ou VGA, e eles normalmente são os intermediários entre a fonte de vídeo (cabo, filmadoras, DVD Players, etc..) e o computador que irá armazenar o arquivo digitalizado.

As placas de captura externas transferem as informações capturadas via USB, ou nos casos das placas internas, diretamente via barramento PCIe.

Com diversas possibilidades para captura de vídeo, diversos formatos para gravação do vídeo, diversas resoluções e conexões, a Avermedia tem a solução ideal para o seu problema.

Veja mais artigos desta categoria:
Controle Net