NAS server, um sistema de armazenamento em rede seguro e confiável


NAS server é uma solução baseada em hardware e software criada especificamente para armazenar e compartilhar dados via rede local. Utilizando protocolos NFS, SMB/CIFS e/ou AFP, esses sistemas de armazenamento permitem que clientes com sistemas operacionais Windows, Mac ou Linux acessem e compartilhem informações de um mesmo volume pela infraestrutura de rede.

Arranjos lógicos redundantes

Arranjos lógicos redundantes

Também conhecido como servidor NAS, esse tipo equipamento diferencia-se de outros servidores porque é fabricado especificamente para armazenar, gerenciar e compartilhar arquivos dentro de redes locais.

Composto de hardware e software, um NAS server contém uma ou mais unidades de armazenamento como hard disks ou memórias, geralmente organizados em arranjos de armazenamento lógicos redundantes também conhecidos como arranjos RAID.

Arranjos RAID como esses são especialmente úteis em unidades de armazenamento, pois discos de servidores sem esse tipo de recurso sempre tentam recuperar blocos de armazenamento incorretos, mesmo que isso demore vários segundos e mantenha a rede inoperante durante o processo.

Como outros computadores, qualquer NAS server também possui um ou mais processador, memória RAM, fonte de alimentação e uma ou mais portas para comunicação de dados, além de uma série de recursos de software para manter a integridade e a segurança dos dados armazenados.

Principais vantagens

Principais vantagens do NAS Server

Os principais benefícios do NAS server quando comparado a outros servidores dedicados, que também podem ser utilizados como servidores de arquivos, é facilidade de implantação e configuração, além do gerenciamento centralizado, segurança e o acesso rápido aos dados.

Como já mencionado, esse tipo de armazenamento em rede utiliza protocolos baseados em arquivo, como o NFS dos sistemas UNIX, o SMB/CIFS da plataforma Windows, AFP Apple ou o NCP dos ambientes Novell. Essa flexibilidade ao permitir vários protocolos de rede possibilita que os computadores clientes possuam diferentes sistemas operacionais, possibilitando assim a criação de ambientes multiplataforma.

Outro ponto importante é que os discos rígidos que equipam NAS servers possuem firmware voltados para trabalho intenso em ambientes multiusuário, com maior tolerância à vibração, sistema para dissipação de calor mais eficiente e correção de erros avançada. Esses recursos tornam o sistema mais adequado para uso de matrizes RAID, frequentemente utilizadas em sistemas de armazenamento em rede.

Necessidades diferentes, soluções de armazenamento diferentes

Servidores de aplicação, storages DAS ou servidores NAS são nossa especialização. Traga seu projeto, nossos especialistas estão aptos a definir a melhor solução de armazenamento para cada situação.

Fique por dentro do mundo dos storages