histats

Live Streaming, sua transmissão de vídeo ao vivo.



Transmitir Eventos, Shows, Cultos e Palestras via internet é simples

O mercado de transmissão de vídeos pela internet vem crescendo exponencialmente e se popularizando cada vez mais. Pensando nisso, a AVerMedia integrou soluções em recepção, captura e propagação de vídeos de alta definição para atender as necessidades desse mercado.

Para transmitir conteúdo via internet é necessário entender quais serão os desafios a serem superados. Neste artigo vamos ensinar como é fácil você transmitir eventos como vídeos, cultos e palestras via web sem complicação.

O primeiro passo para publicar ou transmitir um vídeo para sua audiência e definir qual material será postado. O conteúdo pode ser ao vivo ou pré-editado, de acordo com os recursos disponíveis e o objetivo do projeto. Ao produzir um vídeo para posterior publicação, tenha em mente que softwares de captura e edição serão de grande valia para economizar tempo e dinheiro. Uma placa de captura é o intermediário entre sua fonte de vídeo (filmadoras, câmeras digitais, fitas, gravações,etc..) e a ilha de edição.

Para live streaming, ou seja, captura, gravação e transmissão ao vivo do conteúdo, é necessário uma fonte de vídeo (evento) um agente de captura (filmadora, web cam, celulares), um computador, uma conexão banda larga e um servidor de propagação de vídeo (CDN).

Organizando por tópico:

1- Evento ao vivo ou vídeo pré-editado
2- Agente de captura
3- Computador para armazenar e enviar o conteúdo para um provedor
4- Conexão internet
5- Servidor CDN (YouTube, Twitch TV, Azubu ou o seu próprio CDN)

O conjunto de equipamentos necessários para montar uma ilha de live streaming ou de publicação de conteúdo depende de acordo com cada projeto, porém segue algumas recomendações:

Qualidade do conteúdo via Streaming

Garbage in, garbage Out: A qualidade do vídeo não melhora ao ser distribuído via internet, aliás pelo contrário. A primeira recomendação importante é conhecer o público, determinar a qualidade da imagem do vídeo a ser propagada e o tamanho da banda larga necessária para isso. Vídeos destinados para telas pequenas como celulares ou pequenos tablets não necessitam de banda larga de alta velocidade, porém ao fazer transmissão de alta resolução como vídeos 4K é importante ter em mente que a velocidade de transmissão pesa na balança.

Servidores profissionais de streaming fazem propagação responsiva, isto é, entregam a resolução mais apropriada para cada dispositivo e banda utlizada, evitando assim que o vídeo pare durante a exibição.

Captura e edição da transmissão

A captura e edição é uma ferramenta muito útil que garante a qualidade do vídeo transmitido e recomendada para quem não está entregando notícias, eventos e atividades onde o expectador quer a informação em tempo real. Vídeos de cursos, aulas on-line, programas de estudio, dicas sobre qualquer assunto nem sempre tem a urgência do "ao vivo" e podem ser enriquecidas através de softwares de edição como Adobe Premiere, Final Cut e muitos outros.

Velocidade da banda larga para propagação de conteúdo

A velocidade necessária para a propagação de vídeos é um assunto importante e não deve ser negligenciado.

Captura => transmissão de Video => CDN => audiência (IMAGEM)

Captura - Transmissão - CDN - Audiência

Velocidade da banda larga Ao usarmos grandes propagadores de vídeo, a preocupação de disponibilizar banda para os expectadores é do CDN, por isso basta ter uma conexão que consiga dar conta do upload do vídeo que os datacenters de canais como YouTube, Twitch TV ou Azubu se encarregarão de entregar o conteúdo no melhor formato (resolução) para cada usuário, não importando se o vídeo será visualizado por um ou milhões de pessoas simultaneamente.

O que é um servidor CDN?

Mas afinal o que é CDN?
CDN (Content Delivery Network) ou "distribuidor de conteúdo via rede" é um servidor responsável pela propagação do sinal de vídeo para os dispositivos de quem está assistindo a transmissão. Normalmente são grandes datacenters com recursos poderosos de processamento e banda quase ilimitada de transmissão, permitindo que milhares de usuários acessem simultaneamente o mesmo conteúdo, sem qualquer delay.

Distribuidores de conteúdo como YouTubeUstreamJustin.TV ou Azubu podem ser ótimas soluções para live streaming, porém é possível possuir um servidor dedicado próprio com softwares como o Wooza Server instalados para a mesma tarefa. Com qualquer desses CDNs é possível realizar transmissões online sem custo, apenas criando uma conta com login e senha para efetuar a transmissão.

A desvantagem de usar um CDN de terceiros é que o usuário não tem total controle sobre a propagação do conteúdo, onde maioria dos provedores gratuítos insere anúncios publicitários durante a transmissão. Eventos corporativos, religiosos e apresentações profissionais de qualquer espécie não são muito recomendadas para esse tipo de situação.

O que é um servidor CDN?

A família de produtos Avercaster

A família de produtos Avercaster substituem o computador como intermediário entre o conteúdo ou evento a ser propagado e as pessoas que assistirão o vídeo, com modelos que podem inclusive ser CDNs privativo. Para quem está disposto a economizar, a família de entrada dos Avercaster como a F239 Duet transmitem conteúdos de vídeo de alta definição através de conexão HDMI ou vídeo componente, tais como filmadoras, leitores de Blu-Ray ou decodificadores de TV para um número ilimitado de usuários na mesma rede. Melhor ainda, este servidor de streaming portátil pode transmitir até dois canais de vídeo de alta definição simultaneamente, dispensando o uso  de computadores.

Aplicações como transmitir ao vivo o casamento onde o YouTube será o CDN é necessário ter um canal no Youtube.com, possuir uma ou mais filmadoras, uma conexão de internet disponível no local do evento e o Avercaster F239. Conecte o AVerCaster na internet, ligue a filamdora na entrada HDMI e transmita as imagens para que o YouTube faça a retransmissão para todos interessados.

Para soluções de live streaming corporativa, a Avermedia dispõe de diversas soluções aptas para cada projeto

Confira abaixo um vídeo do Avercaster F239 Duet em operação.

Fique por dentro do mundo dos storages