Sistemas de Monitoramento e Vigilância para Livrarias e Bibliotecas

Sistema de Monitoramento para Bibliotecas

Sistema de monitoramento para bibliotecas e livrarias

Bibliotecas e livrarias são instituições essencialmente culturais. Suas instalações possuem não só livros e materiais de pesquisa, mas muito da história de um país e costumes de seu povo.

Apesar do valor grande cultural, bibliotecas muitas vezes são alvos de incêndios criminosos, atos de vandalismo e furtos de todo o tipo. 

Para proteger esse patrimônio, sistemas de monitoramento que utilizam câmeras IP estão cada vez mais sofisticados.

Esses sistemas são ótimas ferramentas de segurança para as bibliotecas, pois já cobrem grandes áreas, permite que bibliotecários e funcionários identifiquem imediatamente atitudes suspeitas e restringe a ação de vândalos.

Conheça os melhores storages para monitoramento e CFTV

Benefícios das câmeras de segurança em bibliotecas públicas

Segurança - Usuários de todas as idades utilizam as bibliotecas todos os dias. Câmeras IP de segurança colocadas em torno da biblioteca podem ajudar a mantê-los seguros durante a leitura, pesquisa e navegação na Internet.

Inibir o roubo - Não importa se é uma bíblia de Gutenberg ou um livro de fotos históricas: Cada parte da coleção da biblioteca é extremamente valiosa e única.

Uma solução de vídeo-monitoramento associada como um sistema para controlar os livros emprestados através de código de barras pode ajudar a prevenir furtos e roubos do acervo.

Proteção das pessoas - Sistemas de vigilância por câmeras IP permite  aos funcionários monitorar mais facilmente atividades suspeitas de usuários e visitantes, em diversos ambientes e simultaneamente.

Vandalismo - Uma câmera IP instalada de forma visível é estratégica e já inibe ações criminosas. Apenas o fato do ambiente estar sendo filmado já diminui drasticamente a ação de vândalos e criminosos. 

Proteção do patrimônio - A edificação de uma biblioteca pública geralmente é um local turístico e patrimônio histórico. Câmeras IP externas podem monitorar atividades suspeitas nas ruas e calçadas, identificar e registrar imagens das redondezas e coibir ações de vandalismo, furtos e roubos nos arredores.

Sistemas de Segurança com Câmeras IP em Bibliotecas

Bibliotecas, especialmente as que fazem eventos para a comunidade, tardes de autógrafos ou clubes de livros infantis precisam de proteção. Um sistema de monitoramento baseado em NVR facilita a segurança, melhora os controles e registra todos os atos fora do contexto.

Soluções que utilizam câmeras IP fornecem recursos como monitoramento remoto, flexibilidade na instalação, uso da infraestrutura existente e acesso por quaisquer dispositivos móveis.

Um sistema de segurança por câmeras deve entregar:

Monitoramento remoto - Os sistemas de vídeo vigilância equipados com câmeras IP podem ser monitorados por quaisquer computadores da rede local, não exigindo um central de monitoramento para esse fim. Isso implica também em monitorar o ambiente remotamente, através de uma conexão internet.

 Flexibilidade na instalação - A grande variedade de modelos de câmera flexibiliza a instalação, inclusive em pontos menos acessíveis. Câmeras PoE, wireless, com proteção contra vandalismo ou à prova d´água são apenas alguns exemplos que facilitam a elaboração de qualquer projeto.

Infraestrutura ethernet - Soluções de vigilância baseadas no protocolo IP como os NVR Qnap utilizam a mesma estrutura de comunicação que a rede local. Isso significa economizar em cabos, padronizar a infraestrutura e ter profissionais para a manutenção sempre disponíveis.

Uso de dispositivos móveis - Um sistema de segurança moderno para bibliotecas começa com o acesso irrestrito às câmeras IP, seja por computador, celular ou quaisquer outros dispositivos móveis, para todos os responsáveis pela ordem no ambiente.

Controle nos acessos - Sistemas de monitoramento modernos exigem autenticação de todos os usuários autorizados através de login e senha, gerando maior controle do sistema e relatórios de atividades para eventuais auditorias.

Facilidade de expansão - Os NVRs são sistemas de armazenamento de imagens que podem ser atualizados, permitindo que mais câmeras ou espaço de armazenamento sejam agregadas ao sistema.

Isso significa que o investimento em segurança será preservado, pois toda a infraestrutura existente será mantida mesmo que o número de câmeras dobre com o passar do tempo.

Como Câmeras de segurança podem beneficiar Bibliotecas Públicas

Bibliotecas e livrarias também precisam de privacidade

Apesar das enormes vantagens de manter os ambientes monitorados, as câmeras de vigilância instaladas em bibliotecas e livrarias só devem registrar imagens de áreas públicas como estantes, áreas de leitura, salas de conferências, cafés e mesas de circulação.

Mantenha todas as câmeras longe de banheiros e salas de descanso, para proteger a privacidade dos funcionários, fornecedores e clientes habituais.

Caso necessário, estabeleça visitas programadas por pessoas da segurança e da limpeza nesses ambientes, essa ação também ajuda a identificar suspeitos e minimizar danos ao patrimônio.

Recomendações de configuração de vídeo Sistemas de Vigilância para Biblioteca

A configuração de sistemas de vigilância em Biblioteca

  • Instale câmeras próximas às entradas e saídas para obter imagens claras de todas as pessoas que entram e saem;
  • Câmeras instaladas sobre estantes de livros ajudam a visualizar áreas de difícil acesso;
  • Sempre que possível instale câmeras de maior resolução para imagens mais detalhadas em locais estratégicos;
  • Instale câmeras ao redor de itens valiosos como livros raros, computadores e displays;
  • Utilize recursos como reconhecimento facial e criação de cercas eletrônicas virtuais;
  • Configure o acesso remoto do sistema para autoridades, policiais, vizinhos e outros colaboradores.

Conheça as melhores Câmeras IP

Procurando um sistema de segurança para biblioteca?

Qualquer sistema de segurança robusto começa com uma boa solução de vídeo vigilância. Os gravadores NVR Qnap são baratos, fáceis de instalar e gerenciar.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos especialistas em sistemas de armazenamento e distribuidor autorizado de sistemas de armazenamento e vídeo-vigilância de empresas como Seagate, Qnap, Synology, Vivotek e Western Digital

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: CFTV!

CFTV

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de CFTV.

Sistemas de monitoramento por Câmeras em Escolas e Universidades

Sistemas de monitoramento por Câmeras em Escolas e Universidades

Procurando um sistema de monitoramento para escolas ou universidade? Saiba mais sobre sistemas baseados em NVR, DVR ou VMS e escolha a melhor solução.

Como fazer backup do DVR ou NVR?

Como fazer backup do DVR ou NVR?

Como fazer backup do DVR ou NVR? Um sistema de armazenamento Qnap resolve seu problema de forma segura. Tire suas Dúvidas e Saiba mais sobre o assunto

VMS, O que é Video Management System?

VMS, O que é Video Management System?

VMS, O que é Video Management System? Saiba quais são as diferenças entre um sistema de monitoramento utilizando um servidor ou comprar um NVR.

WhatsApp

Fale Conosco

  • Controle Net Tecnologia LTDA
  • CNPJ: 03.247.280/0001-25
  • Av. dos Carinás, 660 - Moema
  • São Paulo, SP - CEP: 04086-011