Atendimento por WhatsApp

Data storage ou sistema de armazenamento de dados

As pessoas e empresas estão cada vez mais dependentes de dispositivos que capturam e fazem o armazenamento de dados, sejam eles celulares, pendrives ou computadores.

Planilhas, agendas, e-mails, vídeos, formulários de pedidos, notas fiscais, fotos e um número inconcebível de arquivos são exemplos de nosso acervo digital rotineiro.

Conforme a tecnologia evolui, novas aplicações são desenvolvidas, muitas vezes exigindo que mais dados sejam registrados e armazenados, por isso precisamos contar com equipamentos confiáveis e seguros.

O que poucos sabem é que esses dados são armazenados sob forma de arquivos, que são registros digitais armazenados em algum pequeno dispositivo computacional ou em servidores de grandes data centers.

Enterprise storages Qnap

O que é data storage?

Data storage ou armazenamento de dados é a tecnologia que captura e preserva informações em dispositivos computacionais para algum fim específico. Essa tecnologia integra sistemas compostos por hardware e software, e está presente em computadores, servidores, storages e telefones celulares.

O registro dos dados capturados pode ser feito em sistemas de armazenamento eletromagnéticos como hard disks, unidades de disco óptica como CDs e em pastilhas de silício como chips de memória.

O data storage corporativo

Data storage também é o termo utilizado para definir grandes sistemas de armazenamento de dados que equipam nossos data centers, geralmente composto por vários hard disks, bancos de memórias flash (SSD) e controladoras.

Os sistemas de armazenamento de dados corporativos possuem alta capacidade de armazenamento, performance, recursos contra falhas e softwares sofisticados para tirar proveito das informações armazenadas.

Conheça a linha de storages all flash Seagate

Esses sistemas permitem que as empresas apliquem inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina e big data para análises sofisticadas, utilizando grandes bancos de dados que contém milhões de informações armazenadas para analisá-los e extrair o máximo valor deles.

Essas estruturas são compostas de servidores, computadores e storages que podem pertencer a uma infraestrutura convergente (ou hiperconvergente) e que utiliza softwares para computação de alto desempenho.

Sistemas de armazenamento escaláveis, infraestrutura de armazenamento, armazenamento em nuvem, armazenamento conectado (NAS) e plataformas de armazenamento de objeto são apenas alguns exemplos de sistemas que capturam e armazenam esses dados.

O armazenamento dentro das infraestruturas de TI

O armazenamento é uma parte importante dentro de qualquer infraestrutura de TI e, sem um planejamento adequado, pode causar grandes dores de cabeça para qualquer organização.

O data storage é uma operação essencial para organizações de todos os portes, inclusive para usuários domésticos.

Bancos de dados gigantescos são construídos diariamente dentro de data centers, com o objetivo de registrar informações como atividades de deslocamento, imagens, preferências pessoais, registros financeiros e projetos de engenharia.

Algumas dessas atividades exigem sistemas de alta disponibilidade, que funcionam em tempo integral e possuem alto poder de processamento. Essas soluções de armazenamento são dimensionadas para funcionar por anos, sem que haja interrupções dos serviços.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Como dimensionar corretamente um data storage?

O modelo tradicional de armazenamento possui três camadas: o armazenamento, servidores e a rede.

Um dos grandes desafios ao dimensionar um sistema de armazenamento de dados tradicional é a necessidade de estimar corretamente o espaço de armazenamento necessária para os próximos três a cinco anos.

Esse assunto sempre deixa margem para erros tanto para "compra excessiva" ou para "compra insuficiente", o que pode levar a difíceis discussões sobre orçamento.

Os storages escaláveis e sistemas hiperconvergentes

A evolução das tecnologias de armazenamento corporativo trouxe muitos benefícios, como os storages escaláveis e serviços de computação em nuvem.

Data storages escaláveis são equipamento que permitem expansão de capacidade de acordo com a necessidade, diminuindo o investimento inicial e possibilitando que os sistemas cresçam de acordo com a necessidade de cada aplicação.

Conheça a linha de servidores Asus

O armazenamento em nuvem são soluções simplificadas nas quais o servidor, storage e rede podem ser contratados como serviço, oferecendo a opção "pague pelo que precisar".

Algumas tecnologias permitem até mesmo "nuvens heterogêneas", que fornecem administração, governança e controle de custos simples para ambientes com várias nuvens.

Com tantas opções, qualquer conversa sobre sistemas de armazenamento pode ser complicada e a parte mais difícil geralmente é saber por onde começar.

Manter-se informado e trabalhar com profissionais que entendem como alinhar as tecnologias disponíveis com as questões de negócios é fundamental. Aqui estão algumas perguntas que devem ser respondidas antes de comprar um data storage:

1. Qual a capacidade de armazenamento necessária?

Qualquer projeto que faça sentido deve dimensionar a capacidade de armazenamento exigida pela aplicação e alguma previsão de crescimento que faça sentido.

Entender qual a capacidade de armazenamento exigida e estimar o crescimento da base de dados no curto prazo é necessário para não atingir o limite de espaço logo após a compra.

Sistemas de armazenamento corporativos geralmente permitem expansões, mas comprar um storage sem fazer qualquer previsão é um problema que pode ser evitado.

Sistemas de armazenamento corporativos com expansões

Além disso, ferramentas como compactação e a desduplicação podem oferecer muita economia e racionalização do sistema se seu conjunto de dados permitir.

Certifique-se de avaliar que tipo de dados sua empresa possui e se a compactação e/ou desduplicação proporcionará uma economia significativa de armazenamento.

2. Qual será o desempenho do sistema?

Sua empresa usa e depende de um grande servidor de banco de dados? Quantos e quais aplicativos serão instalados?

Determinar quais serão as aplicações, o volume de transações, a capacidade de processamento e o tempo de resposta necessário para atender seus usuários finais (ou executar uma tarefa) é fundamental antes da compra.

Mesmo sofisticados ambientes virtualizados e de nuvem podem apresentar problemas para escalar algumas aplicações, perdendo a eficiência ao serem exigidos.

O uso de software que contém um componente de banco de dados ou outros aplicativos dependentes de armazenamento podem ser otimizados, desde que a aquisição do data storage forneça a tecnologia de disco correta.

As necessidades de desempenho podem ajudar a determinar se um armazenamento híbrido ou uma solução all flash fazem mais sentido do que sistemas de armazenamento equipados com hard disks.

Sistemas híbridos ou soluções all flash

3. Como está sua infraestrutura de TI atual?

Quantos anos têm seus servidores atuais? Se eles forem novos, talvez você só precise atualizar o armazenamento em seus hosts atuais.

Como alternativa, se os servidores têm cinco anos ou mais, sua empresa pode simplificar o ambiente, implementando soluções hiperconvergentes para atualizar toda a infraestrutura.

Quantos profissionais de TI sua empresa emprega? Grandes empresas possuem equipes de especialistas em TI com profundo conhecimento de áreas como rede, armazenamento, desenvolvimento de aplicativos e servidores.

Mas pequenas e médias empresas de não possuem especialistas de TI para cada área, e seus profissionais geralmente possuem conhecimento mais generalista sobre vários assuntos.

Nesses casos implementar uma solução em nuvem ou hiperconvergente que combina servidor, armazenamento e rede em um único espaço pode ser facilitar o aprendizado e a manutenção.

Mas essa simplificação nem sempre é possível ou importante, principalmente em empresas de orçamento reduzido ou nas equipes de TI que já sabem como administrar soluções tradicionais de três camadas.

4. Como justificar o investimento no data storage?

Data storages como soluções de armazenamento flash ou sistemas hiperconvergentes podem parecer caros à primeira vista, mas oferecem recursos técnicos que podem economizar dinheiro no longo prazo.

Sistemas de armazenamento em nuvem são vendidos como verdadeiros sonhos, mas não servem para todas aplicações, possuem mensalidades, renegociações e vários riscos relacionados aos dados armazenados.

Um storage escalável de alta capacidade e disponibilidade permite a consolidação de vários sistemas num único chassi, reduzindo diretamente os custos com energia elétrica, espaço no data center e em sistemas de refrigeração.

Além disso, os servidores e sistemas de armazenamento de dados de classe enterprise reduzem custos nos contratos de serviços e facilitam o gerenciamento interno.

Conheça a linha de storages Seagate

O futuro do data storage

A tecnologia está sempre mudando e não existe uma solução de armazenamento única para todas as empresas. Os principais fabricantes sistemas de armazenamento tem melhorado muitos seus data storages.

Avalie individualmente a necessidade, a capacidade, o desempenho e a disponibilidade necessária para cada projeto. A virtualização e a nuvem trouxeram uma série de opções flexíveis de armazenamento, porém nem tudo são flores.

Além disso, aplicações como sistemas CFTV, servidores de arquivo e backup nem sempre precisam receber o mesmo investimento que storages de produção.

Revise o tamanho e a composição de sua infraestrutura de TI atual e consulte um especialista quando precisar. Consultar profissionais que fazem questão de conhecer as tendências atuais pode ser benéfico a longo prazo.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas. A ControleNet é especialista em servidores, sistemas de armazenamento e distribuidor autorizado Asus, Seagate, Qnap, Infortrend, Synology e Western Digital.

Fale com nosso especialista!
Ligue: (11) 3475-5000

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Qual servidor Intel Xeon comprar?
Qual servidor Intel Xeon comprar?

Dúvidas sobre qual servidor Xeon Intel comprar? Tire suas dúvidas, conheça a linha de servidores Asus e escolha o melhor equipamento para sua empresa.

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento
7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?
O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)? Conheça nossas soluções resistentes a falhas de hardware, software e energia e não perca mais dados.