Review AVerMedia Live Gamer Portable


Review AVerMedia Live Gamer Portable

REVIEW AVERMEDIA LIVE GAMER PORTABLE

Confira a análise da placa de captura portátil da AVerMedia. Modelo compacta entrega bom desempenho.

A Live Gamer Portable é um dispositivo de captura portátil lançado pela AVerMedia. Com suporte a capturas em Full HD (1080p), conexão HDMI e um gravador de voz integrado, a placa se destaca pela possibilidade ser usada tanto com o auxílio de um computador como sozinha, dispensando a necessidade de um PC. Confira a análise completa do dispositivo.

Design

A Live Gamer Portable chegou ao mercado para ocupar um espaço bastante específico entre os dispositivos de captura. A placa pode ser usada ligada diretamente a um computador, como visto em dispositivos populares como a Elgato Game Capture, ou de forma independente, configurada para o modo PC FREE.

O aparelho vem acomodado em uma pequena caixa que além da placa, acompanha cabo HDMI, adaptadores para o uso do Playstation 3, Cabo USB para conexão e alimentação, além de um bem vindo case para transporte, feito de material acolchoado, para evitar danos em caso de quedas ou choques.

A placa é pequena, pouco maior que um iPhone, e foi construída com materiais de qualidade. O corpo tem acabamento em plástico preto fosco e vermelho. Na parte de baixo, uma fita de borracha evita que a placa deslize por mesas quando apoiada na horizontal.

Depois da configuração básica, o botão do meio exibe uma bonita iluminação azul, que indica conexão com o computador. Caso o usuário opte pela opção de uso sem o PC, o botão assume a aparência vermelha, que pulsa enquanto o dispositivo grava gameplay dos consoles.

Software

Os vídeos gravados pela Live Gamer apresentam ótima qualidade, mesmo quando configurados em resoluções e bitrates mais modestos. O uso do HDMI preserva as cores e definição das capturas.

Com a saída de vídeo plugada diretamente no HDMI de uma TV, é possível jogar com a placa ligada sem nenhum tipo de lag ou travamento do jogo. Essa praticidade faz com que seja extremamente fácil gravar pequenos gameplays, como cenas engraçadas ou bugs de jogos sem a necessidade de grandes pausas e configurações.

Para funcionar com a ajuda de um computador, a Live Gamer exige que o usuário faça o download de um software dedicado, o RECentral, que pode ser encontrado no site da AVerMedia. O programa permite que todas as imagens capturadas sejam acompanhadas em tempo real, diretamente pelo monitor do computador, enquanto os arquivos em .mp4 são salvos diretamente no disco do PC, dispensando o uso de HDs externos ou pendrives.

O programa oferece configurações de qualidade, que chegam a 1080p e 60 frames por segundo, além da opção de tirar screenshots, pausar capturas e a bem vinda função de gravar cenas anteriores. Isso evita que o usuário perca trechos interessantes da jogatina que não foram capturados.

O RECentral também vem acompanhado de suporte para transmissões ao vivo, os Live Streams. Basta conectar-se a uma conta do serviço de transmissão para exibir gameplays para usuários de todo o mundo.

O software funciona de forma satisfatória, mas perde em funções quando comparado aos programas que acompanham placas como Elgato e Hauppauge, que contam com a opção de edição de vídeo integrada, que torna o uso um tanto mais fácil.

Outro problema sério é a total ausência de compatibilidade com computadores equipados com o sistema operacional Mac OSX. Nesse caso, os donos da placa poderão apenas usar a opção PC Free, já que não é sequer possível ligar a placa para armazenar os arquivos.

Desempenho com ou sem PC

O maior diferencial da Live Gamer Portable quando comparada às placas concorrentes é a possibilidade de usar o dispositivo sem a necessidade de conexão com um computador. Para isso, basta mudar a chave seletora localizada na lateral da placa e apertar o botão central.

A opção é tremendamente útil para usuários que não possuem um bom computador para capturas, ou até mesmo usuários de OSX. Por tratar-se de um dispositivo extremamente portátil, a função também facilita o transporte da placa para casas de amigos ou até mesmo eventos, onde em segundos a placa estará configurada e pronta para gravar gameplays.

Para isso, será necessário um cartão SD Class-10, normalmente usado em câmeras fotográficas profissionais. Apesar da recomendação, em testes foi possível gravar vídeos em 720p usando cartões SD comuns, mesmo que por vezes a gravação seja interrompida abruptamente.

No modo PC Free, a placa faz capturas em 1080p e até 16mbps, sendo mais do que o suficiente para arquivos hospedados em redes sociais ou sites como Youtube e Vimeo. Infelizmente os arquivos são salvos no formato .ts, que apesar de ter boa qualidade, é incompatível com diversos softwares de edição.

Para configurar a resolução e qualidade da placa usando o modo PC Free, será necessário instalar o driver do aparelho em um PC com Windows e salvar as preferências na placa. A AVerMedia também oferece um conversor de .ts para .mp4, que só funciona em computadores com o sistema operacional da Microsoft.

Ligar, gravar e falar

Outra ótima função da Live Gamer Portable é a possibilidade de gravar comentários diretamente pela placa, enquanto captura o gameplay do jogo desejado. Para isso, basta conectar um microfone diretamente no aparelho e começar a gravar.

A opção funciona tanto para gravações pelo computador quanto no modo PC Free, e ajuda muito os jogadores que gostam de gravar gameplays comentados para publicação na internet.

A cada gravação com voz, um arquivo .mp3 avulso será gerado junto do vídeo. Aí é só usar o programa de edição favorito para unir o audio e o vídeo e fazer os devidos cortes ou alterações.

Compatibilidade

Com a recente atualização que livrou o Playstation 4 da proteção HDCP, a Live Gamer Portable se tornou compatível com todos os consoles de nova geração, incluindo Wii U, Xbox One e PS4. O dispositivo também pode capturar cenas do Xbox 360 normalmente, enquanto sofre com a proteção contra gravação de conteúdo do Playstation 3.

Para isso, a AVerMedia incluiu um kit de cabos que torna a captura do PS3 possível. Basta configurar o console para rodar usando o cabo componente e fazer a conexão pela entrada Micro USB da placa.

Vale ressaltar que a Live Gamer também pode gravar conteúdo vindo de qualquer dispositivo HDMI sem sistema de proteção. Isso inclui aparelhos de TV a cabo, players de Blu-Ray, computadores e outros tantos aparelhos.

Tabela AverMedia Live Gamer Portable (Foto: TechTudo/Arte)

Fonte: TechTudo

Fique por dentro do mundo dos storages