Backup bare metal, uma cópia física do seu sistema

As discussões sobre backup geralmente se concentram em como restaurar arquivos de dados dos usuários, porém quando sistemas inteiros precisam ser restaurados do zero, é necessário ter em mente que, além dos dados, o sistema operacional e softwares também precisam ser reinstalados. Para a restauração completa de um servidor ou computador pessoal também é necessário recuperar a configuração original do equipamento, o sistema operacional e aplicativos, além dos arquivos de dados.

O que é backup bare metal?

Backup bare metal é a cópia física (completa) de todos os programas e dados contidos em hard disks ou memórias SSD de servidores ou computadores para outros equipamentos, geralmente storages, através da criação uma imagem exata do sistema fora do ambiente para recuperação em caso de desastre.

Backup bare metal, representado por um servidor com erro, feito um backup completo no storage e cópia completa em outro servidor

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Como funciona o backup bare metal?

Para restaurar qualquer sistema do zero é necessário primeiramente carregar o sistema operacional, as informações de configuração do equipamento, os aplicativos utilizados e depois restaurar os arquivos de dados. Fazer isso manualmente pode levar horas e deve ser feito individualmente para cada computador que está sendo recuperado.

O backup bare metal não precisa de tanto. A cópia da imagem do hard disk fica disponível num outro dispositivo de armazenamento e pode ser recuperada via rede, diretamente para qualquer computador ou servidor desejado. Para isso é necessário a mídia de recuperação criada pelo aplicativo responsável pelo backup, em uma mídia óptica (imagem iso) ou pen drive para inicialização do sistema a ser restaurado.

Como funciona o backup Bare Metal, representação gráfica de um servidor conectado a um dispositivo de armazenamento para criar a imagem e assim poder fazer o backup para o outro servidor e inserir a mídia óptica para instalação

Algum dado pode ficar sem atualização?

Como as cópias feitas por bare metal geralmente são programadas para serem realizadas fora do horário de trabalho, algumas atualizações que acontecem diariamente e de forma automática nos sistemas operacionais e aplicativos podem “escapar” e não serem registradas, caso haja necessidade de uma restauração urgente.

Assim, patches que porventura foram aplicados ao sistema operacional, aplicativos e informações de configuração do sistema que porventura foram atualizadas de forma online desde o último backup podem ficar fora desse processo de restore. Caso essas alterações não sejam levadas em consideração, o servidor ou computador recuperado pode não refletir com precisão o desempenho, a funcionalidade e as definições de configuração do ambiente anterior.

O bare metal restore (BMR)

Dentre as aplicações, o backup e o bare metal restore são processos amplamente utilizados para a criação das imagens de servidores e computadores em sistemas de armazenamento externos para eventuais restaurações de sistemas, volumes, pastas ou arquivos. Essas imagens podem também armazenar apenas sistemas operacionais, aplicativos e configurações especificas para grupos de trabalho, facilitando a atualização e restauração de qualquer sistema em operação.

Uma prática relativamente comum dentro da maioria das empresas é manter storages NAS, como os fabricados pela Synology, realizando o backup bare metal total e automático das imagens de diversos computadores, de uma ou mais redes locais, centralizando essas imagens num único local.

Já restaurações das imagens de servidores geralmente são pautadas em processos realizados duas etapas: A primeira etapa visa reestabelecer o sistema operacional e as informações de configuração do sistema e a segunda etapa tem como missão restaurar os arquivos de dados dos aplicativos.

Synology DS1819+ e software Active Backup Suite para bare metal

Como implementar soluções de bare metal restore

Em primeiro lugar, uma solução de bare metal restore (BMR) deve fornecer uma maneira rápida, fácil e precisa de restaurar uma determinada imagem de servidores ou computadores para outros equipamentos. Para isso, a escolha correta do sistema de armazenamento e do agente BMR a ser implementado é muito importante.

Além disso, o backup bare metal preferencialmente deve possuir opções para restaurar uma imagem de um servidor para outro diferente, mesmo que o equipamento de destino não possua o hardware exatamente idêntico, proporcionando assim maior flexibilidade e economia nas restaurações.

Algumas soluções de backup bare metal podem inclusive fornecer uma maneira automatizada de coletar as informações necessárias regularmente, sem afetar a disponibilidade do aplicativo em nenhum servidor de produção. Traga seu projeto, somos especialistas em armazenamento e distribuidores de fabricantes como Seagate, Synology, Qnap e Western Digital.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Cinco serviços de armazenamento em nuvem grátis

Cinco serviços de armazenamento em nuvem grátis

Quais são os principais serviços de armazenamento em nuvem grátis? Saiba também porque armazenar dados nesses serviços também pode ser arriscado.

SAN: O que é uma Storage Area Network?

SAN: O que é uma Storage Area Network?

Saiba como implementar sua rede privativa de armazenamento através da unificação de servidores e storages em IP

Preço de Synology NAS? Saiba mais antes de comprar

Preço de Synology NAS? Saiba mais antes de comprar

Preço de NAS Synology? Confira algumas dicas p/ escolher corretamente seu novo sistema de armazenamento. Somos distribuidor Autorizado Synology Brasil

Fale Conosco

  • Controle Net Tecnologia LTDA
  • CNPJ: 03.247.280/0001-25
  • Av. dos Carinás, 660 - Moema
  • São Paulo, SP - CEP: 04086-011