Como acessar o servidor da empresa por um computador doméstico?

Acessar o servidor da empresa em casa não é uma tarefa simples. Como somente funcionários autorizados podem acessar os dados corporativos da organização, a implantação de sistemas que permitem acessar o servidor da empresa por computadores domésticos sempre passa pelo crivo da diretoria e do departamento de TI.

Além disso, a maioria das empresas possuem medidas de segurança contra as tentativas de acessos ilegais, registrando os dados dos usuários não autorizados, podendo gerar a demissão e até processos criminais aos funcionários infratores.

Home Office, mulher acessando o servidor da empresa

Como a necessidade de diminuir o deslocamento dos funcionários imposta pelo Corona vírus tem levado muitas empresas a incentivar o home office, as soluções para manter a produtividade sem exigir o trabalho presencial estão em alta.

Funcionários de pequenas e médias empresas já podem trabalhar em casa

Empresas globais geralmente já estão familiarizadas com trabalho remoto e o home office, pois possuem funcionários que viajam constantemente e não podem ficar sem o acesso as informações.

Assim, organizações com esse tipo de cultura já possuem normas e ferramentas para que o ambiente corporativo seja reproduzido fora do ambiente de trabalho.

O que poucos sabem é que montar um ambiente de home office também já é possível para pequenas e médias empresas, graças a tecnologias como o armazenamento em nuvem, VPN e a virtualização.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Trabalhar em casa exige controle e disciplina

Trabalhar em casa geralmente requer acessos aos dados corporativos. Esse acesso é feito através de um computador doméstico ou celular, conexões telefônicas ou de internet, preferencialmente seguras e através de softwares voltados para esse fim.

Acesso aos dados através de um computador ou celular

Implementar o conceito de home office não é simplesmente identificar e entregar as ferramentas de trabalho para que funcionários exerçam suas atribuições fora do ambiente corporativo, mas controlar também os acessos e o nível de produtividade de cada um dos envolvidos.

Como acessar e compartilhar informações que estão no servidor da empresa?

Cabe ao departamento de TI criar um ambiente virtual onde seja possível acessar informações corporativas dos servidores como e-mails, softwares de gestão e arquivos da empresa.

Com a inclusão de recursos como as VPNs, serviços de virtualização e a possibilidade da criação de nuvens privadas, servidores e sistemas de armazenamento que suportam essas tecnologias podem facilmente proporcionar acesso a todos os softwares e arquivos, inclusive aos sistemas administrativos que NÃO estão na nuvem.

Como a maioria das pequenas e médias empresas ainda não possuem seus aplicativos e arquivos disponíveis para acesso via internet, uma solução relativamente simples é adotar equipamentos como um storage NAS para a criação de uma nuvem privada dos dados da empresa ou montar um pequeno ambiente virtualizado.

Como criar um servidor de arquivos online?

Compartilhar dados como pastas e arquivos criados dentro da empresa é relativamente simples. Além dos serviços de nuvem disponíveis, é possível criar um servidor de arquivos que fique sempre online com os dados corporativos.

Servidor de arquivos, storage NAS Qnap TS-431P

Esses sistemas de armazenamento em rede são conhecidos como storages NAS, e permitem facilmente montar um servidor de arquivos para ser acessado via internet.

Essa solução é mais simples que disponibilizar o sistema administrativo da empresa para acesso remoto, pois os NAS foram idealizados para esse tipo de aplicação.

Quer compartilhar pastas e arquivos em rede de forma segura? Use um storage NAS

O computador doméstico acessando o sistema administrativo da empresa

Alguns servidores NAS fabricados pela Qnap permitem criar “máquinas virtuais” que podem ser acessadas remotamente, possibilitando assim que qualquer usuário fora da empresa se conecte via internet com o sistema da empresa, acessando as informações corporativas de acordo com seu nível hierárquico.

O que preciso para acessar os dados da empresa via internet?

Além de precisar de um acesso seguro via banda larga (VPN), é necessário ter um NAS que suporte virtualização e as respectivas licenças dos softwares utilizados.

Essas máquinas virtuais criadas serão os intermediários entre o servidor da empresa e os computadores domésticos fora dela.

É através de uma máquina virtual criada que enxergamos o ambiente e a rede local do local de trabalho. Assim, ao acessar uma máquina dessas, o usuário terá um ambiente idêntico ao seu existente na empresa, com o uso das mesmas senhas e a manutenção dos mesmos privilégios.

Como eu acesso meu computador de trabalho em casa?

Estruturas de TI organizadas não permitem esse tipo de acesso, pois as soluções existentes para esse tipo de acesso podem causar sérios problemas de segurança e gerenciamento.

Geralmente cada funcionário possui sua própria estação de trabalho, armazena seus dados num storage e acessa as aplicações corporativas de um servidor.

Estação de trabalho em casa

Porém, desde que o funcionário seja devidamente autorizado, é possível instalar alguns softwares nas duas pontas (PC residencial e estação de trabalho) que fazem a conexão direta entre eles.

Talvez o mais famoso seja o TeamViewer, que traz a tela e teclado de um computador ligado no escritório.

Além da baixa segurança, o problema de usar softwares como o TeamViewer é que o computador de cada usuário deve permanecer ligado e sempre precisará de uma autenticação manual.

Os storages NAS e o ambiente Home Office

Ao reproduzir o ambiente corporativo num computador doméstico através da virtualização, os storages NAS permitem que funcionários acessem os softwares administrativos que ainda não estão na nuvem de qualquer local, via uma conexão telefônica.

Storage NAS e o ambiente home office

Além disso, esses sistemas de armazenamento controlam o acesso aos dados de forma segura, registrando as atividades individuais de cada funcionário, além de informar quantos e quais usuários estão ativos no sistema em tempo real.

Com recursos seguros de autenticação, um NAS possibilita a criação de uma nuvem privada de arquivos, somente acessada por usuários autorizados através de login e senha.

Somos especialistas em armazenamento

Diversas ferramentas podem ajudar a implementação de um home office seguro e funcional. Seja somente no acesso aos aplicativos e dados da empresa como ao compartilhar dados em ambientes colaborativos, um storage NAS Qnap é uma ótima ferramenta a ser explorada.

Ligue e tire suas dúvidas, somos distribuidores de fabricantes como Seagate, Qnap, Synology, Infortrend e especialistas em sistemas de armazenamento de dados.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Como criar uma nuvem pessoal?

Como criar uma nuvem pessoal?

Como criar uma nuvem pessoal de dados? Equipamentos como Storages NAS são feitos para isso. Saiba mais sobre o assunto e fique longe de mensalidades.

DAS, NAS ou SAN: Qual é o melhor storage para você?

DAS, NAS ou SAN: Qual é o melhor storage para você?

DAS, NAS ou SAN: Qual o melhor storage p/ você? Conheça os conceitos sobre armazenamento de dados e tome a decisão certa antes de comprar seu storage.

Quais são os riscos ao comprar um NAS Diskless?

Quais são os riscos ao comprar um NAS Diskless?

Comprar o storage NAS e os hard disks em diferentes revendedores pode ser muito arriscado. Saiba porque comprar tudo num único distribuidor é melhor.

Fale Conosco

  • Controle Net Tecnologia LTDA
  • CNPJ: 03.247.280/0001-25
  • Av. dos Carinás, 660 - Moema
  • São Paulo, SP - CEP: 04086-011