O que é rede de computadores? Saiba mais sobre a tecnologia que nos conecta

Muito se fala sobre “rede” ou rede de computadores. A rede de telefonia e a infraestrutura lógica para computadores que conhecemos geralmente estão conectadas e formam uma grande teia, que possibilita a comunicação entre todos os sistemas.

O que é rede de computadores?

Rede de computadores é uma malha que interliga milhares de sistemas computacionais para a transmissão de dados. Também conhecidos como nós, esses dispositivos interconectados enviam, recebem e trocam tráfego de dados, voz e vídeo, graças ao hardware e software que compõe o ambiente.

Computadores, servidores, celulares e modens são exemplos de nós conectados a uma rede. Estes equipamentos estão por toda parte, como em nossas casas, nas empresas e em órgãos públicos.

Conheça a linha de servidores Asus

Para que serve uma rede?

A rede de computadores quebra barreiras geográficas e possibilita que informações sejam compartilhadas entre pessoas e empresas do mundo inteiro, disponibilizando informação local ou globalmente, e são úteis para a prestação de diversos serviços essenciais.

Aplicações como enviar e receber emails, assistir vídeo pela TV, ou receber áudio pelo celular e outros serviços que envolvem a transmissão de dados só são possíveis através de uma rede. Outros exemplos de aplicações para a rede:

Como funciona uma rede?

Como funciona uma rede?

Os dispositivos de rede usam uma variedade de hardware e sofware para especificar e padronizar a forma como os dados são enviados ou recebidos.

Os dois tipos de rede mais conhecidos e utilizados em nosso cotidiano: A Local Area Network (LAN) e a Wide Area Network (WAN).

Qualquer rede de computadores exige equipamentos e regras para estabelecer comunicação entre os nós, como cabos, modens, roteadores, placas e portas de comunicação.

Além disso, alguns protocolos (regras) regem a comunicação entre esses sistemas e garantem que a transmissão de dados ocorrerá sem problemas, através de normas para a transmissão, verificação e envio de dados.

O padrão ethernet por exemplo, estabelece uma linguagem comum para comunicação em redes cabeadas (LANs) e o padrão 802.11 faz o mesmo para redes locais sem fio (WLANs – Wireless Local Area Network).

O protocolo TCP/IP

Um protocolo de rede é a linguagem utilizada para que dois computadores consigam se comunicar. Para que haja comunicação entre dois nós é necessário que eles estejam na mesma rede e “falem a mesma língua”.

Essa necessidade levou os engenheiros do departamento de defesa americano financiarem a pesquisa para a construção de padrões na comunicação em rede, realizada pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPA) em 1969.

Essa iniciativa deu origem ao protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), estabelecendo os padrões de comunicação através de um conjunto de protocolos para a transmissão de dados.

Cinco anos após a criação do protocolo TCP/IP, a Organização Internacional para a Normalização (ISO) criou o modelo OSI, que estabelece um padrão para facilitar o processo de interconectividade entre máquinas de diferentes fabricantes.

O que é Endereço IP?

Cada dispositivo em uma rede possui um identificador único, que serve para indicar a origem ou o destino da transmissão: Esse identificador é chamado de endereço da rede (network address).

O endereço IP é o identificador mais comum de um dispositivo de rede, mas existem também outros identificadores como o MAC address (Media Access Control Address), que são utilizados em configurações mais avançadas.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

A capacidade de transmissão de cada rede

Quando falamos em capacidade de transmissão da rede, estamos nos referindo a quantidade de tráfego que ela pode suportar enquanto está em operação.

Essa capacidade de transmissão varia de acordo com os equipamentos, o meio de comunicação (fibra, cabo, onda), os aplicativos e é qualificada pelo termo “largura de banda”, medida através da unidade “taxa de transferência suportada”.

Enquanto a largura de banda é quantificada pelo número máximo teórico de bits por segundo (bps) que podem passar por uma malha de rede, a taxa de transferência é a velocidade real que uma transmissão alcança, normalmente medida em MB/s (Megabytes por segundo).

Apesar da informação teórica da largura de banda, a taxa de transferência varia de acordo com vários fatores como equipamentos, infraestrutura, latência, poder de processamento e sobrecarga de protocolo.

Quais são os tipos de redes de computadores?

Atualmente existem diferentes tipos de redes, como redes cabeadas, redes sem fio, redes locais, redes externas, redes virtuais privativas entre outros tipos.

Nomenclaturas como LAN, MAN, WLAN, WMAN, WWAN, SAN e PAN geralmente se fundem em apenas dois conceitos: redes locais e redes remotas.

Malhas de comunicação usadas dentro de uma empresa ou residência geralmente são classificadas apenas como LAN, enquanto redes de longa distância como as que provem acesso à internet são chamadas de WAN.

O que é uma Local Area Network (LAN)?

O que é uma Local Area Network (LAN)?

Local Area Network é uma rede formada por servidores, computadores e outros dispositivos que estão no mesmo local físico, seja dentro de uma casa, empresa ou organização governamental.

Uma rede local possibilita a troca de informações entre os computadores conectados à rede, mas não é suficiente para disponibilizar acesso à internet para nenhum destes equipamentos.

Para que isso aconteça, a rede local precisa estar conectada a uma rede WAN, através de equipamentos como modens, roteadores e uma conexão de banda larga.

O que é WAN?

A sigla WAN é o acrônimo de Wide Area Network, que traduzido significa “rede de longa distância”. Essas redes são as responsáveis pela comunicação global, interligando sistemas formados computadores, storages e servidores no mundo inteiro.

De forma resumida, a internet é um exemplo de WAN que usamos em nosso dia a dia. É através da WAN que enviamos e recebemos emails, assistimos Youtube, Netflix e usamos serviços de nuvem.

Crie uma nuvem privada de dados com um NAS

Como é o acesso à rede?

As redes podem ser públicas ou privadas. Enquanto qualquer pessoa pode acessar a internet pública, o acesso às redes privativas exige que o usuário tenha informações de acesso, como credenciais ou certificados para poder se conectar à rede.

Dentro de corporações, os sistemas de controle de acesso à rede (NAC) normalmente usam políticas de segurança para controlar o acesso à rede da empresa.

Isso quer dizer que os dispositivos devem ter permissão para se conectar, atendendo os requisitos de autenticação e segurança estipulados pela empresa.

Tais controles são fornecidos e administrados por políticas de um sistema de controle central e a maioria pode se utilizar de um controlador de domínio para controlar os acessos dos usuários, garantindo que assim que eles tenham as permissões necessárias.

Dispositivos que podem integrar uma rede de computadores

Além de cabos, modens, roteadores, computadores e servidores, uma rede de computadores pode conter storages para o armazenamento de dados e uma série de softwares para gerenciar a transmissão de dados.

Sistemas como storages NAS podem facilmente centralizar o armazenamento de dados de uma rede local, liberando o servidor dessa tarefa e servindo como repositório centralizado de dados.

Lista dos melhores storages NAS domésticos

Além disso, esses sistemas podem servir como servidor de cache, ou seja, serem os sistemas intermediários de armazenamento entre a rede local e as redes de longa distância (Internet, por exemplo).

Esse tipo de dispositivo também atende aos usuários em tarefas que envolvem o compartilhamento de arquivos entre si, otimizando a produtividade nos projetos de equipe com a segurança de estar dentro de uma única rede local.

Somos especialistas em servidores e storages

As redes de computadores são um conjunto de servidores, computadores e outros dispositivos conectados para compartilhar informações e recursos entre si.

A aplicação, distância e o tipo de equipamentos conectados são fatores que irão determinar o tipo de rede, de acordo com as necessidades da corporação.

A Controle Net é distribuidor de servidores e sistemas de armazenamento de fabricantes como a Asus, Seagate, Western Digital, Qnap e Synology.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Nossa equipe de especialistas está pronta para indicar a melhor solução para otimizar sua rede.

Fale com nosso especialista!
Ligue: (11) 3475-5000

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Servidores e Storages para Monitoramento e CFTV
Servidores e Storages para Monitoramento e CFTV

Servidores e Storages para Monitoramento CFTV. Conheça os Sistemas de Armazenamento para Digifort, Seventh ou Intelbras. Somos Especialistas em Vídeo-Vigilância.

Storage NAS: Saiba Mais sobre os Network Attached Storages
Storage NAS: Saiba Mais sobre os Network Attached Storages

Storage NAS: Saiba como os network attached storages Qnap, WD e Synology ajudam você a compartilhar arquivos, fazer backup ou criar uma nuvem.

NAS Doméstico - Saiba qual storage residencial comprar
NAS Doméstico - Saiba qual storage residencial comprar

Confira dicas de nossos especialistas sobre quais são os melhores storages para sua casa. Não corra riscos, seus dados são importantes.