Como monitorar as câmeras de segurança da empresa pelo celular?

Instalar um novo sistema de monitoramento CFTV na empresa não significa conseguir imediatamente acessar imagens de seu ambiente via celular. Para que isso aconteça é necessário que o sistema possua esse recurso e que alguns requisitos técnicos sejam definidos durante a instalação.

Monitoramento via celular

Qual é o sistema de CFTV instalado na empresa?

Antes de acessar as câmeras de segurança de um sistema de monitoramento via celular é necessário verificar se o sistema CFTV possui esse recurso. Sistemas analógicos que usam antigos DVRs nem sempre possuem permitem esse tipo de acesso, por isso antes de ir adiante com a empreitada, verifique se sua empresa possui um DVR ou NVR que sejam compatíveis com essa tecnologia.

Os DVRs geralmente utilizam câmeras mais baratas, cabo coaxial e nem sempre permitem que celulares acessem as imagens gravadas. Além disso, as câmeras analógicas não convertem imagens em dados em tempo real, por isso alguns DVRs mais antigos não possuem recursos de processamento capazes de atender as requisições de celulares.

Embora as câmeras analógicas sejam mais baratas e tenham melhorado a qualidade de imagens com o passar do tempo, essas soluções de vigilância analógica estão gradualmente perdendo espaço para as câmeras de segurança IP. As câmeras IP oferecem muitas vantagens em relação aos gravadores DVR, como a utilização da mesma infraestrutura que a rede local, facilidade de instalação, configuração e a visualização remota de imagens por dispositivos móveis.

Conheça as melhores Câmeras IP

O monitoramento à distância via celular

O acesso remoto à câmera de segurança via celular é essencial, principalmente quando você é acordado no meio na noite por um disparo do sistema de alarme ou quando estiver viajando e precisar acessar imagens da empresa diretamente do seu smartphone, notebook ou tablet.

Além disso, câmeras estrategicamente instaladas permitem supervisionar remotamente ambientes críticos aos negócios, sejam eles os sistemas de caixa de uma loja, departamentos estratégicos e áreas públicas dentro da empresa.

Para acessar câmeras de monitoramento via celular é preciso que seu DVR ou NVR possua esse recurso e esteja conectado a uma linha de internet. Além disso, a maioria dos sistemas de monitoramento possuem softwares próprios que devem ser instalados no celular para acessar o sistema.

Como uma câmera de segurança pode ser monitorada pelo celular?

Como uma câmera de segurança pode ser monitorada pelo celular?

Em sistemas analógicos como um gravador DVR, as câmeras de segurança capturam as imagens analógicas (em frames) e enviam esse material para o gravador, geralmente via cabo coaxial. Chegando nos DVRs, essas imagens são convertidas para dados de computador e são armazenadas no hard disk do sistema.

Como alguns sistemas analógicos possuem uma boa velocidade de processamento, dispositivos externos como celulares e computadores podem receber o resultado gravado quase em tempo real, com um atraso imperceptível para quem não está no local.

Já sistemas de monitoramento digitais baseados em câmeras Ip não tem esse intermediário analógico. Cada câmera Ip captura e converte as imagens instantaneamente, enviando somente um fluxo de dados para ser gravado no NVR. Assim, como receber dados já é uma aplicação nativa do celular, a comunicação entre NVRs, câmeras e celulares acontece de forma mais natural.

A maioria das soluções de vídeo-vigilância baseada em Ip pode fornecer imagens geradas diretamente de cada câmera ou do gravador NVR, sem problemas da conversão analógico-digital, pelo software da solução ou diretamente de uma das câmeras IPs, desde que corretamente configurados para esse fim.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Como acessar as câmeras de segurança da empresa via internet?

Antes de iniciar, verifique se o sistema de vídeo-vigilância NVR ou DVR da empresa está conectada a um roteador. Se esse for o caso, verifique também se o sinal de internet está funcionado. Sistemas de monitoramento analógico nem sempre possibilitam o acesso via software. Se esse for o caso, talvez seja necessário mudar as configurações do sistema DVR no próprio console do gravador.

NVRs já nascem com a vocação de também proverem acesso via IP, porém não quer dizer que eles já estejam corretamente configurados. Caso sua empresa possua um departamento de TI, a sugestão é procurar ajuda com especialistas da área.

Os aplicativos das câmeras Ip e NVRs

Caso o sistema de monitoramento já esteja corretamente configurado, verifique se o aplicativo para dispositivos móveis instalado em seu celular está atualizado. Uma visita no site do fabricante do sistema de CFTV pode dar essa informação.

Além disso, sistemas de vigilância profissionais como gravadores NVR exigem autenticação através de login e senha por motivos de segurança. Confira se o login que você usa e/ou sua senha estão corretos. Caso você ainda não tenha gerado uma, procure o responsável pelo sistema para saber como proceder.

Todos aplicativos são compatíveis com celulares?

Por padrão, os fabricantes de câmeras de segurança e NVR que permitem o acesso remoto não têm problemas de compatibilidade com celulares de grandes marcas, porém vale a pena verificar se seu dispositivo está na lista de compatibilidade do respectivo fabricante.

Além disso, assim como computadores, cada celular possui seu próprio sistema operacional. Verifique se sua solução de segurança CFTV é compatível com os sistemas mais conhecidos como Windows, Mac, Android e iOS antes de perder tempo tentando configurar algo que não funciona.

Storages NAS: Monitorar câmeras pelo celular é apenas parte da solução

Storage NAS Qnap com sistema de vigilância e monitoramento via smartphone

Além dos NVRs, storages NAS como os fabricados pela Qnap permitem montar seu sistema de vídeo-vigilância com acesso pleno via celular. Esses sistemas de armazenamento são mais caros, porém também possuem diferenciais importantes quando comparados aos sistemas analógicos (DVR).

Por usarem o mesmo cabeamento da rede local, os NAS podem facilmente ser integrados aos dois mundos: Cuidar da vídeo-vigilância da empresa e servir como dispositivo de armazenamento de dados.

A aplicação mais efetiva que pode ser executada pelos storages NAS que trabalham como NVRs é também permitir fazer o backup dos computadores da empresa. Como os hard disks que equipam os sistemas CFTV são voltados para suportar maior volume de escrita de dados (imagens de vídeo) e as soluções de backup também precisam desse recurso, manter o monitoramento agregado ao backup pode economizar um bom dinheiro.

Conheça os melhores storages para monitoramento e CFTV

Outro ponto válido é que enquanto a maioria dos DVRs suporta apenas um disco rígido, os storages NAS podem receber mais que um hard disk num único gabinete. Isso significa poder gravar as imagens de segurança e o backup utilizando recursos como o RAID 1, que permite gravar todas as informações em duplicidade e diminui muito a chance de perda dos dados gravados.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas

Dúvidas sobre como monitorar sua empresa pelo celular? Fale conosco, traga seu projeto e tire suas dúvidas gratuitamente. Somos especialistas em sistemas de monitoramento Ip e distribuidor autorizado Seagate, Vivotek, Western Digital, Qnap e Synology.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: CFTV!

CFTV

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de CFTV.

Sistema de Vigilância com câmeras IP para Arquitetos e Engenheiros

Sistema de Vigilância com câmeras IP para Arquitetos e Engenheiros

Benefícios de considerar o sistema de vigilância do edifício desde o início do processo de design de Arquitetos e Engenheiros.

Como aumentar a capacidade de armazenamento de seu NVR ou CFTV

Como aumentar a capacidade de armazenamento de seu NVR ou CFTV

Como aumentar a capacidade de armazenamento do NVR ou sistema CFTV? Saiba mais sobre o assunto e confira algumas dicas para armazenar suas imagens.

WhatsApp

Fale Conosco

  • Controle Net Tecnologia LTDA
  • CNPJ: 03.247.280/0001-25
  • Av. dos Carinás, 660 - Moema
  • São Paulo, SP - CEP: 04086-011