O que é CFTV?

O que é CFTV? Ambiente corporativo com uma câmera IP e um monitor com as imagens ao vivo da vigilância na tela

CFTV (Circuito Fechado de TV) é um sistema de captação e retenção de imagens feita por câmeras digitais ou analógicas e que permite a vídeo-vigilância através de monitores conectados à uma rede central. Essa tecnologia é utilizada para fins de vigilância e segurança em residências e empresas.

Basicamente, o sistema CFTV é composto de três elementos: áudio e imagem, cabeamento e armazenamento. A captação de áudio e imagens pode ser feita por câmeras analógicas ou digitais desenvolvidas para esse fim. Com vários modelos disponíveis, cada câmera atende um tipo de aplicação e são instaladas de acordo com a necessidade de cada ambiente.

A gravação de imagens

As câmeras captam as imagens do ambiente e a transformam em dados, que são enviados através de cabos, ondas e outros meios de transmissão para uma unidade central de monitoramento. Geralmente aparelhos analógicos operam com cabos coaxiais e os digitais com cabos de rede UTP, iguais aos usados por rede de computadores.

Outras formas de transmissão de vídeo também podem ser utilizadas dependendo do ambiente e do projeto, como cabos de fibra ótica para grandes distâncias e transmissão de altos volumes de dados e/ou sistemas de transmissão por onda como o Wi-Fi, para locais onde fazer o cabeamento físico não é possível.

Os sistemas de armazenamento p/ CFTV

As imagens são transmitidas à central e exibida em monitores voltados para vídeo-vigilância. Enquanto essas imagens são exibidas, sistemas de armazenamento como hard disks ou storages registram todos os vídeos exibidos para posterior verificação. Esses equipamentos concentram e guardam as imagens gravadas pelas diversas câmeras espalhadas dos ambientes monitorados.

Os sistemas de armazenamento mudam de nome de acordo com o tipo de tecnologia empregada: Para imagens capturadas por câmeras analógicas, utiliza-se o DVR (Digital Video Recorder), que permite gravar e processar imagens também de câmeras super-analógicas e HDs. Em ambientes onde as imagens são gravadas por câmeras digitais no padrão Ip, o sistema de armazenamento é conhecido como NVR (Network Video Recorder). Alguns sistemas menos comuns de CFTV permitem a gravação de imagens de câmeras analógicas e digitais são conhecidos como HVR (Hybrid Digital Recorder).

NVR Viostor armazenamento das imagens de câmeras digitais e painel do monitor com as imagens

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Como um sistema CFTV garante sua segurança

A principal função de um CFTV é oferecer tecnologia que permita monitorar um ambiente,  com o objetivo de manter a segurança do local e evitar possíveis atividades ou ações ilícitas. No entanto, a utilização de um sistema de monitoramento por vídeo tem crescido em outras áreas como propósitos diversos, como áreas ambientais, educação, medicina assistida à distância e fiscalização de rodovias.

Geralmente, uma equipe de segurança é responsável por observar as imagens transmitidas pelo sistema CFTV, tanto presencialmente quanto a distância, em alguns casos fazendo o monitoramento 24h em tempo real. Dessa forma, caso seja identificado qualquer movimento suspeito, esses funcionários podem tomar atitudes de forma mais rápida e eficaz identificando situações de risco, inclusive prevenindo crimes de várias instâncias ou até aplicando multas, como no caso do monitoramento de rodovias.

Outra vantagem obtida ao instalar um sistema CFTV é que somente a presença de câmeras no ambiente já inibe uma boa parte de infrações e violações que poderiam acontecer. Esse fato deve-se pelo receio dos indivíduos de serem identificados de alguma forma após o ato ilícito, pois além de serem monitorados, suas imagens também estarão gravadas.

O sistema CFTV não é só monitoramento: As imagens registradas pelas câmeras permanecem gravadas para possíveis investigações e análises mais profundas que necessitem ser feitas ou mesmo servindo como provas durante ações ligadas à leis. Além disso, sistemas de CFTV instalados em salas de cirurgia são frequentemente utilizados para a transmissão de vídeo-aulas.

Quais as melhores câmeras para CFTV?

A maioria dos projetos de CFTV visa monitorar processos e ambientes, proteger pessoas ou patrimônio. Com tantas aplicações e possibilidades, inúmeros fabricantes se especializaram na fabricação de câmeras analógicas ou digitais para os mais diversos fins. Com a proliferação das marcas e modelos, é relativamente comum ouvir a pergunta sobre qual é a melhor câmera para cada projeto de CFTV.

Modelos de câmeras IP Vivotek e Axis

Atualmente contamos com várias marcas de câmeras Ip que entregam alta tecnologia e precisão em vigilância como Vivotek, Panasonic, Dahua ou Axis. Cada um desses fabricantes possuem em sua lista de produtos câmeras internas e externas, com modelos para as mais diversas aplicações, e são geralmente categorizadas como Bullet, Mini-bullet, Domo, Fish-eye entre outros. Como cada câmera possui um tipo de alcance ótico, sensor de captação de vídeo e outros componentes como microfones, é muito importante o auxílio de um especialista na hora de escolher a melhor câmera para cada necessidade.

Essas câmeras também usualmente contam com aplicativos para celulares e softwares para computadores, permitem serem conectadas à salas de controle e registram as imagens gravadas em dispositivos como NVRs de alto desempenho. Existem ainda câmeras de alta definição para a gravação das imagens, gravação noturna e câmeras com recursos avançados de áudio.

Quais os softwares mais utilizados para CFTV?

Apesar de encontrarmos diversas soluções prontas para monitoramento residencial, sistemas CFTV profissionais utilizam servidores, storages para o armazenamento de imagens e sofisticados softwares para vídeo-vigilância. Empresas como a Qnap e Synology oferecem soluções de vídeo-vigilância já incorporadas aos seus sistemas de armazenamento, facilitando a implantação e instalação de câmeras Ip. A vantagem dessas soluções é que as mesmas utilizam a mesma infraestrutura de redes locais dos computadores e incorporam recursos avançados como o vídeo inteligente (smart recording), que grava o ambiente somente quando necessário.

As soluções de vídeo-monitoramento compostas por computadores e software também são vantajosas quando comparadas com sistemas analógicos, principalmente pela facilidade de expansão, forma de gerenciamento e capacidade de receber upgrades. Dentre os softwares mais conhecidos nesse mercado, temos soluções como os softwares da Milestone, Pelco, Digifort e D Guard.

Softwares Digifort e D Guard

É comum que plataformas de vídeo-vigilância construídas com softwares como o Digifort permitam gerenciar sistemas de alarmes, fazer leitura de placas de carros, ter algoritmos para análise avançada de vídeo entre outras funções. Muitas soluções profissionais de vídeo-vigilância funcionam em ambientes de monitoramento 24x7 e possuem recursos de alta disponibilidade. Além disso, softwares mais profissionais de monitoramento permitem a integração dos eventos com bases de dados, melhorando o gerenciamento das atividades não conformes e proporcionando flexibilidade para o gerenciamento de risco. 

Qual o melhor HD para Sistemas de Vigilância?

Uma questão que nem sempre é considerada ao instalar novos sistemas de vigilância é a correta definição de qual é o melhor HD para sistemas CFTV ou storage para armazenar essas imagens capturadas.

HDs ideais para sistemas de vigilância, Western Digital Purple, SkyHawk Surveillance e SkyHawk Surveillance AI

Trata-se de um assunto importante, pois qualquer evento registrado no sistema de CFTV será perdido caso o sistema de armazenamento falhe. Como o uso de hard disks é intenso nesse tipo de aplicação, uma série de novos produtos estão disponíveis para manter esses sistemas funcionando. Algumas pessoas e empresas ainda correm riscos e utilizam HDs externos para guardar suas imagens. Porém, como a quantidade de imagens cresce sem intervalos, a chance de perda de dados por esses usuários é enorme.

Seagate fabrica dois modelos de HD voltados para esse fim, o SkyHawk Surveillance e SkyHawk Surveillance AI. Esses discos Surveillance são voltados para suportar alto volume de escrita e armazenar as imagens durante 24h por 7 dias. NVRs e DVRs de uso residencial geralmente suportam apenas um hard disk, por isso ficam limitados a uma quantidade limitada de gravação. Pensando nisso, empresas como Qnap e Synology lançaram NAS voltados para esse fim.

Outro fabricante de discos para CFTV é a Western Digital, que possui em seu portfólio a linha de hard disks Purple. Esses discos também foram desenvolvidos para equipar NVRs, DVRs e storages NAS voltados para vídeo-vigilância. Ambos apresentam sensores de vibração, maior tolerância à altas temperaturas e compatibilidade com os sistemas de segurança mais conhecidos do mercado, incluindo Intelbras, Digifort e Seventh.

Como definir um Projeto de CFTV?

Escolher boas câmeras, um bom sistema de armazenamento e um software para gerenciar e centralizar as imagens são indispensáveis para construir um sistema de CFTV honesto. Além de definir a quantidade de câmeras que serão utilizadas, o meio de transmissão dos dados e a forma de armazenamento são etapas vitais para conseguir o correto monitoramento da área desejada. Como existem componentes específicos para ambientes externos e internos, consultar profissionais da área sempre facilita muito quais produtos usar dentro de um projeto de CFTV.

Outro ponto importante a ser discutido é por quanto tempo as imagens gravadas serão mantidas no sistema de armazenamento. Como essa variável será respondida de acordo com o tipo de ambiente que será monitorado e qual a finalidade dessas gravações, cada sistema de CFTV necessitará de um sistema de armazenamento específico. O espaço de armazenamento necessário sempre será definido não só pela quantidade de câmeras instaladas, mas também pela qualidade das imagens produzidas por elas. Imagens que precisam mais nitidez (resolução) para serem analisadas futuramente por quaisquer motivos ocupam muito mais espaço em disco, por isso sempre vale a pena consultar um especialista na área para definir corretamente qual será o melhor storage.

Definir projeto de cftv, tela de administração de vigilância do Qnap

Sistemas monitoramento e vigilância para o seu segmento de mercado

A Controle Net é especializada em fornecer soluções para armazenamento de dados para sistemas CFTV. Somos distribuidor autorizado da Qnap, Western Digital e Seagate. Antes de investir em qualquer equipamento para seu sistema de monitoramento, consulte nossos especialistas.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: CFTV!

CFTV

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de CFTV.

Sistema de Vigilância com câmeras IP em Clínicas de Saúde

Sistema de Vigilância com câmeras IP em Clínicas de Saúde

Quando se trata de uma clínica, um hospital ou um consultório médico, vigilância é uma ferramenta valiosa de segurança, ajudando pacientes e equipe.

Fale Conosco

  • Controle Net Tecnologia LTDA
  • CNPJ: 03.247.280/0001-25
  • Av. dos Carinás, 660 - Moema
  • São Paulo, SP - CEP: 04086-011