Melhores câmeras de segurança para sistemas de vigilância

Uma das tecnologias mais utilizadas para garantir a segurança de um local de interesse é o CFTV (Circuito Fechado de Televisão). Para funcionar adequadamente, este sistema deve conter componentes como as câmeras de segurança.

As câmeras de segurança proporcionam inúmeras vantagens e benefícios dentro de um circuito de proteção de um determinado ambiente, seja ele residencial ou comercial. Atualmente, existem diversos modelos disponíveis no mercado, logo, a escolha deve ser feita com cautela.

O ideal é sempre verificar as melhores marcas presentes no mercado e que costumam fabricar ótimos produtos, como por exemplo a Vivotek. Além é claro de garantir que o componente possua todas as funcionalidades desejadas.

Vamos conhecer quais são as melhores opções disponíveis e as características de cada uma delas.

Tipos de câmeras

Dada a quantidade de modelos e tipos de câmeras disponíveis, com diferentes funções, vantagens e características é importante conhecer as principais câmeras de vigilância para efetuar a escolha mais adequada. Alguns dos principais modelos de câmeras de segurança são:

Câmera Bullet

A Câmera Bullet é um dos modelos com maior quantidade de vendas no mercado atual, sendo indicada para espaços externos, principalmente em locais em que se deseja evidenciar sua presença. Em geral, este tipo de câmera se adapta na maioria das aplicações do CFTV e possui fácil instalação. Além disso, apresenta proteção IP66 que comprova sua resistência a fatores ambientais.

Câmera Dome

Já a Câmera Dome trata-se de um modelo pequeno, discreto e com uma qualidade muito boa. Ao contrário da Câmera Bullet, a Câmera Dome não possui proteção IP66, dado a isso, normalmente, são instaladas em ambientes internos.

Dentro deste modelo, há diferentes variações. As metálicas, por exemplo, são mais resistentes e frequentemente utilizadas em pequenos comércios como lojas de conveniência. Já os modelos com infravermelho substituem a mini câmera, sendo bastante versátil em sua aplicação.

Além disso, este modelo impede a identificação da direção em que as imagens são capturadas, sendo também de fácil instalação e integração ao sistema de CFTV.

Câmera Speed Dome

Por sua vez, as câmeras para vigilância Speed Dome apresentam maior valor quanto a sua aquisição. Principalmente, por conta de suas funcionalidades e aplicação. Normalmente, seu uso geralmente é indicado para ambientes amplos como Shoppings e áreas públicas.

O destaque da Speed Dome está em seu zoom óptico, que além de se movimentarem a 360°, podem ser controlados de forma remota através de uma central de monitoramento. Logo, pode ser utilizada em áreas de alto fluxo e necessidade de vigilância.

Quanto a instalação, esta câmera possui algumas particularidades, como por exemplo: requer corrente alternada para funcionar e seus cabos precisam ser aterrados. Deste modo, é preciso ter certo conhecimento técnico para instalar a câmera adequadamente. Vale destacar que as Câmeras Speed Dome devem ser utilizadas como apoio para garantir a cobertura total da área.

Câmera camuflada/oculta

Como o próprio nome sugere, a câmera camuflada trata-se de uma câmera de vigilância para vigiar e monitorar de maneira discreta e imperceptível, sem que as pessoas do ambiente percebam que estão sendo gravadas.

Geralmente, a câmera é incorporada em outro tipo de objeto que serve como camuflagem, assim, é possível encontrar câmeras desse tipo em: sensores de alarme, espelhos, caixa de som, espelhos de tomadas entre outros.

Câmera Profissional

Por seu alto padrão e grande qualidade, a câmera de vigilância profissional é indicada para ambientes de grande porte como aeroportos, empresas, bancos etc. Dado aos inúmeros recursos e configurações, sua instalação requer um pouco mais de atenção, permitindo que sejam adaptados e alterados para se adequar ao local de instalação.

Câmeras analógicas

As câmeras analógicas, por sua vez, funcionam em um sistema também analógico, onde transmitem as imagens através de cabos coaxiais até a entrada AV. Dito isso, é possível ligar a câmera diretamente no monitor, mas também gravar as imagens através de um DVR.

Além disso, as câmeras analógicas apresentam lentes e ajustes de foco, zoom e abertura. Bem como, permite transformar as imagens em arquivos eletrônicos. Alguns modelos não podem ser utilizados em ambientes externos e outros permitem a vigilância noturna.

No geral, uma câmera deste tipo sempre precisará de dois cabos conectados a ela, sendo um o cabo coaxial para a transmissão das imagens e outro para a alimentação de energia. No fim, o sistema CFTV será composto por: câmera analógica, cabo coaxial, DVR e monitor.

Câmeras IP

Já as Câmeras IP são equipamentos digitais que funcionam em um sistema de rede IP. Isso pode ser feito por uma LAN, Intranet ou Internet, bastando apenas ter uma conexão e um navegador. Com isso, é possível realizar mudanças no ângulos das câmeras, habilitação do áudio, infravermelho e outras ações de maneira remota.

Neste contexto, seu funcionamento pode ser feito 24 horas e são fáceis de instalar devido ao sistema Plug And Play. Elas também podem ser usadas em ambientes domésticos e em empresas, para efetuar o monitoramento do local.

Há ainda, modelos de câmeras IP que já possuem memória interna ou cartão de memória para gravação de imagens no próprio dispositivo, mas sua capacidade de processamento e armazenamento são bastante restritas.

Vale destacar que essa câmera é mais flexível do que a câmera analógica, uma vez que permite gerenciar as imagens em um aparelho NVR, computador ou até mesmo em nuvem. Quanto ao seu funcionamento, a câmera IP faz a gravação e um computador armazena o conteúdo desses vídeos obtidos por ela. A vantagem é que não são necessárias placas de captura e nem outros tipos de placas.

Câmeras IP Wireless / WiFi

As Câmeras IP Wi-Fi são mais modernas e utilizam a internet para efetuar a vigilância, sendo capazes de gravar e mostrar em tempo real o que está sendo captado por suas lentes. O que consequentemente, a torna um dos melhores modelos de câmeras para vigilância.

Existem diversos modelos e variações de câmeras IP Wi-Fi no mercado, desta forma, é necessário analisar adequadamente cada modelo e função apresentada a fim de escolher a opção mais adequada. Alguns dos fatores que devem ser levados em consideração antes da compra são:

Atualmente, as Câmeras IP Wireless são um dos modelos mais utilizados, tanto pela facilidade, quanto pela praticidade que oferece.

Modelos de Câmeras Vivotek

Com pouco mais de 20 anos de atuação, a Vivotek rapidamente se consolidou como líder no mercado de segurança e vídeo vigilância. Desta forma, apresenta inúmeras soluções integradas de vigilância com uma ampla variedade de câmeras IP, switches PoE, NVRs e softwares para gerenciamento de vídeo.

Com um portfólio completo de câmeras IP, a Vivotek dispõe deum catálogo com câmeras internas e externas altamente confiáveis com diversas aplicações, incluindo câmeras do tipo domo, bullet, fish-eye ou panorâmicas.

Entre os benefícios das câmeras Vivotek, podemos destacar: transmissão de imagens wireless, tecnologia avançada na detecção de movimentos, visão noturna, recursos de áudio bidirecionais, alta performance, resoluções de alta qualidade, entre outros. Podendo, portanto, serem aplicadas em ambientes residenciais ou empresariais. Conheça alguns modelos:

Surveon

Fundada em 1993, a Surveon é uma empresa especializada em equipamentos e vídeo vigilância, fornecendo soluções para setores como aeroportos, escolas, instituições financeiras e empresas de varejo, bem como soluções de armazenamento.

Desta forma, a Surveon atua em redes que requerem alto desempenho no setor e se mantém trazendo inúmeras soluções e inovações para o setor empresarial. Entre os produtos que a Surveon oferece ao mercado de câmeras para vigilância e similares temos:

Vale ressaltar que os produtos Surveon mantêm baixas taxas no quesito falhas em suas operações feitas 24 por dia. Além disso, mantém o certificado ISSO 9001 e ISO 14001 e apoia também a diretiva WEEE. O que consequentemente significa alta qualidade padronizada e assegurada por especialistas em vídeo vigilância.

Modelos de Câmera Surveon

Com modelos fixos, speed dome e fish-eye, as câmeras Surveon são robustas, fáceis de instalar, gerenciar e operar. Entre os modelos de Câmeras Surveon, destacam-se:

Conforme podemos verificar as opções são muitas no quesito câmeras de segurança, logo a análise é fundamental. A ajuda de um especialista pode ser ideal em caso de dúvidas, pois ele saberá diferenciá-las.

Fale com o especialista
(11) 3475-5000

Segurança e Monitoramento (CFTV)

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Segurança e Monitoramento (CFTV).

Sistema de Vigilância com câmeras IP para Arquitetos e Engenheiros
Sistema de Vigilância com câmeras IP para Arquitetos e Engenheiros

Benefícios de considerar o sistema de vigilância do edifício desde o início do processo de design de Arquitetos e Engenheiros.

Como aumentar a capacidade de armazenamento de seu NVR ou CFTV
Como aumentar a capacidade de armazenamento de seu NVR ou CFTV

Como aumentar a capacidade de armazenamento do NVR ou sistema CFTV? Saiba mais sobre o assunto e confira algumas dicas para armazenar suas imagens.

VMS, O que é Video Management System?
VMS, O que é Video Management System?

VMS, O que é Video Management System? Saiba quais são as diferenças entre um sistema de monitoramento utilizando um servidor ou comprar um NVR.