Acesso remoto, saiba como acessar suas aplicações e dados remotamente

Trabalhar em casa em regime “home-office” deixou de ser um problema para empresas de todos os tamanhos.

Hoje, com qualquer linha de comunicação e um pouco de conhecimento, acessar e gerenciar dados de outros sistemas tornou-se uma tarefa simples e libertadora.

Qualquer dispositivo com uma conexão de internet pode facilmente acessar aplicativos, arquivos e outros recursos corporativos longe do local de trabalho.

Essa facilidade proporcionou mais mobilidade, produtividade, redução de custos e eficiência, além de ter simplificado a colaboração em tempo real e o acesso aos recursos compartilhados pela rede corporativa.

O acesso remoto é a tecnologia que está por trás de toda essa troca de informações. Esse tipo de acesso diminuiu a distância entre o escritório e a nossa casa.

O que é acesso remoto?

O que é acesso remoto?

Acesso remoto é a capacidade de conectar dois dispositivos como computadores, smartphones ou tablets de dois locais físicos diferentes através de uma rede. Essa conexão permite que um usuário acesse, controle ou interaja com outro sistema à distância, como se estivesse fisicamente presente.

Esse tipo de conexão é comumente utilizado para permitir que os funcionários trabalhem em casa ou em outros locais fora do escritório.

O acesso remoto também é utilizado para fins de suporte técnico, pois permite que os técnicos possam acessar computadores e dispositivos de seus clientes remotamente, facilitando a realização de diagnósticos e reparos.

Existem diferentes métodos para acesso remoto, que envolvem dispositivos, redes, conexões e diferentes protocolos de comunicação.

Crie uma nuvem privada de dados com um NAS

Quais são os tipos de conexão possíveis para o acesso remoto?

Existem basicamente dois tipos de conexão possíveis obtidas através do acesso remoto: A conexão "ponto a ponto" e conexão "ponto a multiponto".

A conexão ponto a ponto é uma conexão direta entre dois dispositivos, como um computador remoto e outro dispositivo, sem intermediários.

Esse tipo de conexão é muito usado por softwares como o TeamViewer e é útil para acesso remoto a dispositivos individuais ou para fins de suporte técnico.

Já a conexão "ponto a multiponto" permite que vários dispositivos se conectem, por exemplo, a um servidor central, uma rede local ou a um storage NAS compartilhado.

Esse tipo de conexão geralmente é conseguido através da construção de uma VPN e é útil para acesso remoto a recursos de rede compartilhados, como aplicativos, arquivos e outros recursos de TI.

Ambos os tipos de conexão podem ser realizados por meio de diferentes tecnologias, como software de acesso remoto, VPNs ou desktop remoto, dependendo das necessidades específicas de cada empresa ou aplicação.

Quais são as formas de acessar dados remotos através de meu computador?

Existem várias formas de acessar dados remotos através de um computador local. Cada uma delas utiliza diferentes recursos e possui aplicações específicas. As mais conhecidas são:

Software de acesso remoto: É possível acessar dados de outro local físico de forma segura através de softwares de acesso remoto, como o TeamViewer, AnyDesk e o Remote Desktop Connection.

Esse tipo de conexão é feita de forma ponto-a-ponto, ou seja, um computador estabelece comunicação com outro e permite que um usuário acesse remotamente aquele sistema.

VPN: Uma conexão VPN geralmente é usada para criar um túnel seguro de comunicação entre um computador e um servidor remoto, criptografando os dados em trânsito.

Enquanto a VPN é útil para acessar recursos de rede compartilhados, como servidores, aplicações ou arquivos, o software de acesso remoto é útil para acesso a dispositivos individuais ou para fins de suporte técnico.

Serviços de armazenamento em nuvem: Utilizar um serviço de armazenamento em nuvem permite acessar e compartilhar arquivos de qualquer lugar do mundo, tudo através de através de uma conexão à internet.

Alguns exemplos de serviços de armazenamento em nuvem incluem o Google Drive, Microsoft OneDrive, Box e Dropbox.

É importante lembrar que, em qualquer dessas modalidades, acessar dados remotamente pode exigir a contratação de um serviço, autorização expressa da empresa e configurações especificas para cada situação.

Além disso, ao acessar dados remotos, é necessário implementar medidas de segurança adequadas, como autenticação por senha, criptografia e gerenciamento de acesso aos dados, para garantir a privacidade e a integridade do ambiente.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Quais são os principais softwares que permitem fazer acesso remoto?

A conexão de dois computadores no formato ponto-a-ponto é feita principalmente para prestar manutenção remota, simplificando o acesso a redes locais, servidores, aplicações e outros dispositivos instalados.

Existem vários softwares que permitem esse tipo de acesso, alguns gratuitos e outros vendidos como serviço (SaaS). São eles:

TeamViewer: O TeamViewer é um dos softwares mais usados para o acesso remoto, permite que um usuário controle um computador de forma remota, compartilhe arquivos e até mesmo realize videoconferências.

AnyDesk: O Anydesk é um software para acesso remoto que promete ser rápido e seguro, possui recursos para a transferência de arquivos, área de transferência compartilhada e suporta criptografia de dados.

Remote Desktop Connection (RDC): O RDC é um recurso integrado ao sistema operacional Windows que permite que usuários acessem outros computadores Windows na mesma rede local ou remota.

VNC (Virtual Network Computing): Um software de código aberto que permite que usuários visualizem e controlem computadores remotamente.

Chrome Remote Desktop: O Chrome Remote é uma extensão do Google Chrome que permite que os usuários acessem um computador remoto através de um navegador web.

LogMeIn: O LogMeIn um software de acesso remoto que oferece recursos avançados, como gerenciamento de senhas, compartilhamento de arquivos e que suporta serviços de impressão remota.

Quais são os principais softwares que permitem fazer acesso remoto?

Qual o papel de uma VPN para acessar remotamente outro computador?

Usar uma VPN (Virtual Private Network) para acessar remotamente outro local físico é a melhor forma para acessar recursos de redes corporativas como servidores, aplicações e arquivos através de uma conexão segura.

Ao se conectar a um computador remoto sem utilizar uma VPN, todos dados são transmitidos via internet sem segurança, ou seja, estão expostos a possíveis ameaças cibernéticas, como a interceptação ou roubo de dados.

Isso é especialmente crítico quando a conexão é feita por meio de redes públicas, como hotspots de Wi-Fi em aeroportos, cafés ou outros locais.

Ao usar uma VPN para acessar remotamente outro dispositivo, todo o tráfego da conexão é criptografado, o que significa que as informações são enviadas de forma segura e protegida contra possíveis ataques.

Além disso, uma rede privada de comunicação cria um túnel seguro entre o computador remoto e o dispositivo do usuário, evitando que terceiros possam interceptar ou monitorar a conexão.

Qual o papel de uma VPN para acessar remotamente outro computador

Modens, switches e roteadores também permitem o acesso remoto?

Modens, switches e roteadores permitem o acesso remoto, embora as configurações possam variar dependendo do modelo e fabricante de cada dispositivo.

Os modems, em geral, permitem que os usuários possam acessar suas configurações através de uma interface web, que pode ser acessada a partir de qualquer computador ou dispositivo conectado à rede.

No entanto, é importante lembrar que a configuração incorreta do modem pode afetar toda a rede e a conexão à internet, por isso é recomendável que apenas usuários experientes realizem esse tipo de acesso.

switches e roteadores permitem o acesso remoto a partir de softwares específicos e que só podem ser utilizados por usuários autorizados, geralmente estão incorporados ao sistema e que são acessados através de uma interface web.

Alguns destes equipamentos permitem que, através do acesso remoto, os administradores de TI possam configurar e monitorar a rede, bem como realizar diagnósticos e solucionar problemas de conectividade.

No entanto, vale destacar que qualquer acesso aos componentes de rede precisa ser feito com segurança, sempre valendo-se de senhas fortes e criptografia para proteger a infraestrutura contra possíveis ameaças cibernéticas.

Quais as vantagens de acessar e compartilhar arquivos remotamente?

Alocar arquivos e documentos em um sistema de armazenamento que oferece acesso remoto pode oferecer várias vantagens. As principais são:

Centralização de dados: Ao armazenar seus documentos em um Cloud NAS, você pode centralizar o armazenamento de dados da sua empresa, facilitando o gerenciamento e a organização dos arquivos.

Acesso remoto: Ao utilizar um storage com suporte a acesso remoto, seus funcionários podem acessar os documentos de qualquer lugar, usando um dispositivo com acesso à internet, tornando o trabalho remoto mais fácil e prático.

Melhor colaboração: Centralizar documentos em um NAS ou serviço de nuvem facilita o compartilhamento de arquivos e a colaboração remota entre funcionários, evitando a criação de versões conflitantes dos mesmos documentos.

Maior segurança: Armazenar arquivos e documentos de forma centralizada é mais simples protegê-los contra perda de dados, falhas de hardware e outros problemas.

Um servidor de arquivos seguro pode ser configurado com autenticação de usuários, criptografia de dados e outras medidas de segurança para proteger as informações contra possíveis ameaças cibernéticas.

Aumento da produtividade: Ao facilitar o acesso remoto aos documentos, sua empresa pode aumentar a produtividade dos funcionários, permitindo que eles trabalhem de forma mais eficiente e produtiva, sem ficar presos a um único local de trabalho.

Quer compartilhar pastas e arquivos em rede de forma segura? Use um storage NAS

Softwares para acesso remoto, conexões VPN e os serviços de nuvem

Adequar os sistemas internos para acesso remoto e múltiplos dispositivos é essencial para garantir mobilidade e flexibilidade aos usuários, além de melhorar a escalabilidade e disponibilidade dos sistemas.

É importante lembrar que qualquer implementação que envolva o acesso remoto aos arquivos deve ser feita com segurança, protegendo os dados corporativos contra acessos não autorizados e ameaças cibernéticas.

Um servidor ou sistema de armazenamento interno pode configurado para acesso remoto por múltiplos dispositivos, proporcionando maior mobilidade e flexibilidade aos usuários que trabalham home office ou estão longe do escritório.

Uma conexão VPN, um NAS ou um software de acesso remoto permitem que servidores, aplicações e dados corporativos sejam acessados de qualquer lugar e a qualquer momento, sem diminuir a produtividade ou a eficiência.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas, somos especialistas em servidores, sistemas de armazenamento e backup.

Fale com o especialista
(11) 3475-5000
Produtos relacionados:

Tecnologias

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Tecnologias.

Vai alugar um storage? Fazemos aluguel de storages para datacenter
Vai alugar um storage? Fazemos aluguel de storages para datacenter

Vai alugar um storage? Temos aluguel de storages e servidores de armazenamento para datacenter. Desempenho, capacidade e redundância. Ligue e fale conosco

O que é e quais são as vantagens do iSER?
O que é e quais são as vantagens do iSER?

iSER é um recurso que garante melhorias significativas na performance do ambiente de armazenamento, menor latência e maior largura de banda, confira

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?
O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)? Conheça nossas soluções resistentes a falhas de hardware, software e energia e não perca mais dados.