Internet, intranet e extranet, as redes que fazem parte de nossas vidas

Milhões de computadores, celulares, aplicações e outros dispositivos estão conectados em uma grande rede de dados, presente em praticamente todos os setores da economia.

Nesse mundo, websites, filmes, aplicações corporativas, bancos de dados, emails e documentos podem ser acessados e compartilhados através de uma infraestrutura composta por milhares de outras redes e linhas de comunicação.

Porém, quando se trata de identificar onde começa um ambiente e termina outro, muitos usuários ainda fazem confusão.

Nesse artigo falaremos mais sobre essas tecnologias que mudaram nossas vidas, a forma como fazemos negócio e nos relacionamos.

Afinal, qual o significado dos termos internet, intranet e extranet?

Crie uma nuvem privada de dados com um NAS

Tudo começa com o protocolo TCP/IP

TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) é um conjunto de protocolos de comunicação que é usado para interconectar redes de computadores e permitir que milhões de dispositivos se comuniquem entre si.

O protocolo TCP/IP é o principal responsável pela comunicação que acontece entre os dispositivos e aplicações dentro da Internet e também é o protocolo padrão usado para que outras redes como as intranets e extranets trafeguem seus dados.

Apesar de fundamental, o mundo da conectividade não se resume apenas em TCP/IP. Vários outros protocolos também ajudam a construir as redes que conhecemos.

Alguns protocolos comuns usados por grandes redes públicas e privadas como a internet incluem o HTTP , FTP e SMTP.

Além disso, protocolos e aplicativos como Telnet, Gopher, WWW , Usenet News, Internet Relay Chat também fazem parte da construção da internet e dos serviços de computação atualmente disponíveis.

O que é internet?

Internet é uma rede global de comunicação que usa o conjunto de protocolos TCP/IP para conectar milhões de computadores, aplicações e pessoas ao redor do mundo. É através dela que podemos acessar websites, redes sociais, enviar e receber emails ou assistir vídeos em nossos dispositivos.

A internet muitas vezes pode ser encarada como um conceito genérico, pois pode incluir a interconexão de diferentes redes, dispositivos, serviços e aplicações.

Nesse conceito, podemos considerar a internet como uma malha composta por milhões de nuvens públicas, privadas, organizacionais, acadêmicas e governamentais.

Até poucos anos atrás, o símbolo que mais representava a internet dentro de organogramas de TI era uma nuvem.

Isso explica porque algumas terminologias foram herdadas e absorvidas para o conceito de computação em nuvem.

Assim, o termo “rede pública” tornou-se sinônimo de nuvem pública, assim como a rede privada pode ser equiparada a uma nuvem privada.

O que é internet?

Milhões de dispositivos e usuários conectados

O fato é que a internet é uma grande rede pública, ou seja, não pertence a ninguém. Através dela, qualquer pessoa pode acessar milhões de websites sem que seja necessário ter um nome de usuário e senha válidos.

Hoje a internet é a ferramenta de comunicação mais utilizada, e é a principal responsável em conectar usuários com serviços disponíveis em servidores, computadores, celulares, TVs, automóveis, geladeiras e outros dispositivos.

Ela permite que milhões de usuários e dispositivos se comuniquem e compartilhem dados em vários formatos, seja através de sistemas de comunicação cabeados ou através da comunicação sem fio.

No modo de comunicação com fio, os dados trafegam entre os servidores, computadores e outros dispositivos por cabos de cobre ou fibra óptica em redes locais ou públicas.

Já na comunicação sem fio, todos os dados trafegam por ondas de rádio entre celulares, satélites, antenas e outros equipamentos.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

O que é intranet?

Intranet é uma rede de comunicação privada que utiliza o conjunto de protocolos TCP/IP para compartilhar dados, prover comunicação e serviços dentro de uma empresa. Apesar da semelhança com os serviços de internet, uma intranet só permite que pessoas autorizadas tenham acesso às informações.

A intranet é uma plataforma de uso exclusivo de seus proprietários, ou seja, é uma plataforma de comunicação que pertence a uma única organização e serve como ferramenta para compartilhar arquivos, aplicações, dados, serviços e recursos dentro da empresa.

Podemos classificar a intranet com um tipo de Internet de uso privativo, limitado a usuários autorizados, ou seja, que possuem privilégios de autenticação ou de acesso válidos para utilizar o ambiente.

A intranet, quando comparada com a internet, é uma rede infinitamente menor: Nela, apenas um número limitado de usuários e dispositivos estão conectados.

Além disso, a intranet geralmente é um ambiente altamente seguro e protegido, onde apenas usuários credenciados podem acessar e compartilhar serviços.

O que é intranet?

Os serviços prestados por uma intranet

O uso dos serviços de internet no mercado corporativo também possibilitou que o termo intranet "fosse atualizado" com a chegada da computação em nuvem, associando definitivamente a intranet às nuvens privadas.

Assim como na internet, todos os sites de uma intranet também podem fornecer ferramentas para estabelecer comunicação entre os usuários através de videochamadas, bate-papo, compartilhamento de imagens, mensagens e emails.

Uma intranet é usada principalmente para conectar todos os servidores, storages, computadores e outros dispositivos de uma empresa para estabelecer uma rede privada e de uso corporativo.

Essa rede fornece aos funcionários maior capacidade de comunicação para colaborar em projetos, gerenciar ou atualizar informações, bem como compartilhar arquivos, documentos, listas de tarefas, etc.

Apesar de ser uma rede de uso privado, os sites e aplicativos disponibilizados em uma intranet muitas vezes são semelhantes e agem como qualquer outro site da internet.

No entanto, todas essas aplicações corporativas disponíveis são muito mais orientadas em atuar como ferramentas para os funcionários, ao invés de serem apenas sites com design puramente promocionais como os geralmente disponíveis na internet pública.

Intranet vs nuvem privada

A nuvem privada pode ser considerada uma evolução da intranet em alguns aspectos. Ambas são redes privadas utilizadas por uma organização, mas a nuvem privada oferece algumas vantagens adicionais em comparação com a intranet tradicional.

Uma das principais diferenças é que uma nuvem privada utiliza novos conceitos associados ao cloud computing, enquanto a intranet ainda é limitada à uma infraestrutura física.

Isso significa que qualquer estrutura baseada em nuvem é mais flexível e escalável, pois seus recursos de processamento e armazenamento podem ser aumentados ou diminuídos de acordo com as necessidades de cada organização.

Além disso, a nuvem privada também oferece maior mobilidade e acesso remoto, pois qualquer usuário pode acessar a rede de qualquer lugar através de uma conexão de internet.

Outra diferença é que a nuvem privada é gerenciada por um provedor de internet e tarifada como serviço. Já a intranet geralmente é gerenciada por um time interno da organização e não possui mensalidades.

Isso significa que a nuvem privada pode ser mais fácil de gerenciar e manter, mas possui desvantagens como mensalidades, custos de links de comunicação, riscos com a privacidade e com a segurança dos dados.

Além disso, na maioria das vezes o contratante não tem acesso as camadas superiores de gerenciamento do ambiente, por isso questões relacionadas com a segurança, backup e atualizações de software também fogem de sua responsabilidade.

O que é extranet?

Extranet é uma rede de comunicação que usa a infraestrutura da internet, porém restrita a um grupo específico de usuários. Ela permite que usuários autorizados acessem recursos e dados que estão fora da rede interna (intranet) de uma organização, também protegidos por mecanismos de segurança.

Enquanto a intranet é uma rede privada utilizada apenas por uma organização e seus funcionários, a extranet incorpora dados e recursos que podem ser pertinentes a várias organizações, facilitando a troca eletrônica de documentos entre essas empresas.

Os sistemas que protegem a extranet são basicamente os mesmos que controlam o acesso aos dados dentro de uma empresa, ou seja, a autenticação através de login e senha, o uso da criptografia de dados e linhas seguras de comunicação.

Tanto a intranet como a extranet possuem outros mecanismos de proteção contra acessos não autorizados, proporcionadas por conexões seguras do tipo VPN, softwares de controle de tráfego, antivírus e firewalls.

Por usarem parte da infraestrutura de comunicação pública existente, essas redes privadas precisam dessas ferramentas para filtrar os elementos indesejados ao ambiente e protegê-las contra acessos não autorizados.

O que é extranet?

Qual a diferença entre Internet, intranet e extranet?

Antes de mais nada, observar os prefixos de cada uma dessas palavras ajuda parcialmente a responder essa pergunta.

Conceitualmente o prefixo inter significa entre, já “intra” significa dentro e “extra” indica algo que está fora ou além. O sufixo net é comum associado a todos os termos e pode ser traduzido como rede.

A Internet é essencialmente aberta para todo o mundo, enquanto uma intranet é um espaço privado, normalmente dentro de uma empresa.

Tanto a intranet como a extranet são essencialmente as mesmas coisas. Uma intranet é semelhante a extranet, pois ambas são restritas a indivíduos ou empresas específicas e que possuem privilégios específicos para participarem do mesmo ambiente.

Como os sinais eletrônicos dentro de uma empresa geralmente percorrem uma distância física menor, as conexões de uma intranet são geralmente muito mais rápidas do que as conexões de Internet.

Além disso, como o hardware de rede de uma intranet ou extranet é totalmente controlado pelas organizações que as utilizam, por isso há menos competição por recursos de rede.

Conheça a linha de storages enterprise Infortrend

As principais diferenças entre a Internet, intranet e extranet incluem:

A forma de acesso: A Internet é uma rede global acessível por qualquer pessoa que possua apenas um telefone celular com um browser instalado. Uma intranet é uma rede privada usada somente por uma organização e seus funcionários, enquanto a extranet permite acesso a um grupo específico de usuários autorizados.

A segurança de cada rede: A Internet é uma rede aberta e pública, o que significa que a segurança pode ser um problema. Uma intranet ou extranet oferecem maior segurança, com mecanismos de autenticação e criptografia usados para proteger as informações e recursos compartilhados.

A finalidade de uso: A Internet foi projetada para conectar pessoas e organizações ao redor do mundo. Uma intranet é projetada para ser usada por uma empresa para compartilhar informações e recursos internos. Já uma extranet é projetada para permitir a colaboração e comunicação entre várias organizações.

O controle nos acessos: A Internet é uma rede descentralizada, sem um único elemento controlador. Uma intranet e uma extranet são geralmente controladas por uma organização específica.

O tipo de conteúdo ofertado: Enquanto internet oferece acesso a uma grande variedade de conteúdos, a intranet é usada para compartilhar informações internas de uma empresa. Já uma extranet é montada para compartilhar serviços e informações entre organizações, facilitando, de alguma forma, essa relação corporativa.

Storages, servidores e switches

Somos distribuidores dos componentes essenciais para montar a intranet ou extranet de sua empresa. Precisando atualizar seus sistemas de armazenamento, switches ou servidores?

Fale conosco e tire suas dúvidas gratuitamente, somos especialistas no assunto.

Fale com o especialista
(11) 3475-5000

Nuvem de Dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Nuvem de Dados.

Cloud Storages – Armazenamento privativo de dados está em alta!
Cloud Storages – Armazenamento privativo de dados está em alta!

Criar uma nuvem privativa com hardware próprio é simples e pode ser vantajoso para diversas aplicações. Confira algumas dicas antes de contratar uma.

Conheça os melhores equipamentos para seu plano de backup
Conheça os melhores equipamentos para seu plano de backup

A perda de dados em qualquer ambiente pode ser catastrófica: Não corra riscos! Conheça alguns equipamentos para manter seu plano de backup confiável.

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?
O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)? Conheça nossas soluções resistentes a falhas de hardware, software e energia e não perca mais dados.