Atendimento por WhatsApp

Synology High Availability, a redundância em sistemas de armazenamento

Nossas organizações são cada vez mais dependentes de sistemas de informação para prestar seus serviços, por isso qualquer falha na infraestrutura de TI pode ser catastrófica.

Problemas com hardware é uma das principais causas a interrupção dos serviços e a perda de dados em servidores e storages.

Pensando nisso, a Synology, fabricante de servidores, switches e sistemas de armazenamento, incorporou a sua linha de storages o recurso SHA (Synology High Availability).

Recurso de SHA no Synology, imagem com um synology de rack ao lado de um notebook com a tela do sistema operacional Synology e a tela com Synology High Availability

Quais são as ferramentas para redundância dos NAS Synology?

A maioria dos servidores e storages corporativos Synology incorporam diversos recursos de hardware e software para entregar mais redundância e manter serviços e aplicações sempre disponíveis. Os principais são:

Controladoras, fontes e ventilação redundante: Alguns modelos de NAS “high-end” Synology são equipados com controladoras, fontes e sistemas de ventilação redundantes. Isso significa que mesmo parte do sistema falhe, o equipamento continuará em operação.

Arranjos RAID: Arranjos RAID são matrizes de armazenamento montadas com dois ou mais discos rígidos. Esses arranjos permitem que os dados sejam gravados em duplicidade ou distribuídos em diferentes hard disks, com ferramentas para manter o sistema funcionando mesmo que um dos discos falhe.

Portas de rede duplicadas: Alguns NAS Synology possuem duas (ou mais) portas LAN. Essas portas de rede podem ser configuradas para a distribuição de dados (Load balancing) ou manter um caminho reserva para o caso de falhas em um dos cabos (failover).

Synology Drive ShareSync: Esse software permite a sincronização unidirecional e bidirecional de dados, com controle de versões dos arquivos armazenados.

Essa solução é especialmente adequada para a replicação de dados que serão modificados com frequência, pois todas as alterações feitas após a sincronização inicial serão sincronizadas para a outra unidade em tempo real.

O Synology Drive ShareSync é uma ferramenta de sincronização que também permite que pastas compartilhadas e privilégios sejam replicados entre um NAS central e outras unidades Synology.

SHA ou Synology High Availability: O SHA é um serviço disponível para alguns storages Synology que permite a montagem de um cluster redundante, formado por dois equipamentos com hardware e software idênticos.

O Synology High Availability (SHA) emprega dois hosts para formar um cluster de alta disponibilidade no qual um host assume a função de "servidor ativo" e o outro atua como um "servidor passivo" (que fica em stand-by), para funcionar em caso de falhas.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

O que são storages redundantes?

Storages redundantes são clusters de armazenamento formados por dois ou mais storages interligados, que funcionam em paralelo, e tem como objetivo manter o funcionamento do sistema em caso de falha de um dos componentes.

Como a redundância é conseguida através da duplicação parcial ou total de equipamentos para que uma aplicação esteja sempre funcionando, o SHA nada mais é do um sistema que duplica e mantém ativos dois storages idênticos dentro do mesmo ambiente.

Assim, mesmo que haja mau funcionamento de um dos storages, o equipamento reserva assume as atividades e mantém todos os serviços em operação.

A capacidade em configurar e manter um sistema duplicado para que suas aplicações ou serviços continuem funcionando em caso de falhas é o princípio que move os grandes sistemas de alta disponibilidade.

A vantagem de projetos que utilizam o Synology high availability é que eles permitem que sistemas sejam corrigidos ou atualizados sem comprometer a disponibilidade dos serviços.

O que são storages redundantes?

Como funciona o Synology High Availability?

A duplicidade de equipamentos forma um cluster, tolerante a falhas, redundante e de alta disponibilidade. Caso um dos equipamentos falhe, o outro assume as operações e mantém os serviços disponíveis.

Essa solução duplica totalmente o dispositivo de armazenamento principal dentro de uma rede e monitora seu funcionamento, encaminhando as operações para a unidade secundária em caso de falha.

Conheça a linha de storages enterprise Infortrend

Os storages Synology HA (High availability)

A alta disponibilidade ou “high availability” é a capacidade atribuída a servidores e storages de se manter funcionando de forma ininterrupta.

Em um cluster de alta disponibilidade, os dados no servidor ativo são continuamente replicados para o servidor passivo, portanto, cópias espelhadas de todos os arquivos existirão em ambos os hosts.

Assim, em caso de falha ou mau funcionamento do servidor ativo, o servidor passivo pode assumir todos os serviços, minimizando o tempo de inatividade do sistema.

Quais são os requisitos mínimos para implementação do SHA?

O SHA requer dois NAS Synology idênticos em hardware e software para atuar como servidor ativo e passivo.

É importante salientar que o número de hard disks, a capacidade de armazenamento, o tipo de arranjo e a versão do DSM de ambos os hosts também deve ser idênticos para evitar inconsistências de dados.

Um cabo de rede será necessário para conectar os dois hosts. Esta conexão é conhecida como “Heartbeat” e servirá para o monitoramento contínuo entre os dois hosts, facilitando assim a comunicação entre eles e permitindo que os dados sejam replicados em tempo real.

Ambos os equipamentos devem receber endereços IP estáticos como a conexão do cluster. Certifique-se de que os endereços IP dos NAS estejam acessíveis e pertençam à mesma sub-rede.

Conheça as Soluções de Armazenamento Híbrido

Traga seu projeto e tire suas dúvidas

A falha na resposta de servidores, sistemas de armazenamento e aplicações corporativas pode causar prejuízos, danos a produtividade e precisa ser combatida de todas as formas.

Grandes sistemas totalmente tolerantes a falhas custam caro e nem sempre são funcionais ou fáceis de gerenciar.

As ferramentas para maior redundância disponíveis na linha de NAS Synology podem ajudar a montar seu ambiente com alta disponibilidade e sem onerar seu orçamento.

Somos especialistas em servidores, sistemas de armazenamento e backup. Traga seu projeto e tire suas dúvidas, somos representantes Seagate,Cisco, Synology, Qnap e Infortrend.

Fale com o especialista
(11) 3475-5000

Storage

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Storage.

Storages All Flash Array - Sistemas de Armazenamento Totalmente Flash
Storages All Flash Array - Sistemas de Armazenamento Totalmente Flash

Quer comprar um storage All Flash Array barato? Conheça nossas soluções de armazenamento híbridas e totalmente Flash não proprietárias e não se preocupe com o preço.

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento
7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?
O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)? Conheça nossas soluções resistentes a falhas de hardware, software e energia e não perca mais dados.