Como gravar uma imagem de disco ISO no Windows, Mac e Linux

Imagem ISO em Windows, Mac e Linux

Os computadores modernos estão deixando de ser equipados com unidades de CD ou DVD, por isso gravar imagens no formato ISO tornou-se uma prática muito utilizada. Com essas imagens é possível, por exemplo, criar arquivos de todo o sistema em storages, hds externos ou pen-drives.

Ao acessar qualquer uma dessas imagens ISO criadas via rede local ou através de um dispositivo USB é possível recuperar todas as informações, como se as mesmas estivessem em discos físicos inseridos no drive de seu computador. Gravar imagens ISO é particularmente útil para fazer backup bare metal de computadores da rede, facilitando a recuperação dos dados.

Também é possível usar esses arquivos de imagem para gravar, manter e distribuir cópias dos discos originais, criando cópias duplicadas de segurança num sistema de armazenamento externo. Muitos administradores de TI criam imagens ISO de configurações pré-definidas de software para facilitar atualizações e recuperação em caso de desastre. Esses arquivos de imagem de disco criada contêm uma representação completa de um sistema em funcionamento.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Como gravar uma imagem ISO no Windows

O Windows 10 permite montar arquivos de imagem de disco com extensões .ISO e .IMG, sem que seja necessário nenhum software de terceiros. Para isso, basta clicar duas vezes na imagem do disco .ISO ou .IMG que você deseja disponibilizar.

Se isso não funcionar, clique na guia "Ferramentas de imagem de disco" na faixa de opções e clique em "Montar". Com essa ação os dados serão exibidos no computador como se estivesse inserido em uma unidade de disco física. E esse recurso também foi adicionado aos sistemas Windows 8 e no Windows 8.1.

Como gravar imagem ISO em Windows

Para desmontar o disco posteriormente, clique com o botão direito do mouse na unidade de disco virtual e selecione “Ejetar”. O disco será desmontado e a unidade de disco virtual desaparecerá da janela Computador até você montar um disco novamente.

Para montar imagens ISO no Windows 7 ou em outros formatos como IMG / BIN / CUE, NRG, MDS / MDF ou CCD, utilitários gratuítos como WinCDEmu dão conta do recado. Clique com o botão direito do mouse em um arquivo de imagem após instalá-lo, clique em "Selecionar letra e montagem da unidade" e você poderá montar outros tipos de imagens que o Windows não suporta.

Alguns outros softwares de terceiros têm suporte adicional para emular várias tecnologias de proteção, permitindo que discos protegidos contra cópia funcionem normalmente. No entanto, essas técnicas estão sendo eliminadas e já não são suportadas pelas versões modernas do Windows.

Como gravar uma imagem no Mac OS X

Para gravar uma imagem no Mac é muito simples: Clique duas vezes nos formatos comuns de imagem de disco para montá-los. No Mac basta simplesmente clicar duas vezes em um arquivo .DMG baixado para acessar seu conteúdo e instalar aplicativos Mac, por exemplo.

Como gravar imagem ISO em Mac

O aplicativo DiskImageMounter também permite montar .ISO, .IMG, .CDR e outros tipos de arquivos de imagem. Basta clicar duas vezes no arquivo para montá-lo. Se isso não funcionar, clique com a tecla Option ou clique com o botão direito do mouse em um arquivo, aponte para "Abrir com" e selecione "DiskImageMounter".

DiskImageMounter

Ao terminar basta clicar no botão "Ejetar" ao lado da imagem montada (na barra lateral do Finder) para ejetar e desmontá-la, ou seja, da mesma forma que você desmontaria uma imagem .DMG quando terminar.

Também é possível montar o arquivo de imagem de disco abrindo o aplicativo Disk Utility. Pressione Command + Space, digite Disk Utility e pressione Enter para abri-lo. Clique no menu "Arquivo", selecione "Abrir imagem" e selecione a imagem do disco que deseja montar.

Como gravar uma imagem ISO Linux

A área de trabalho Unity do Ubuntu e o GNOME incluem um aplicativo "Archive Mounter" que pode montar arquivos ISO e outros arquivos de imagem graficamente semelhantes. Para usá-lo, clique com o botão direito do mouse em um arquivo .ISO ou em outro tipo de imagem de disco, aponte para Abrir com e selecione “Montador de imagens de disco”.

Archive Mounter

Mais tarde, você pode desmontar a imagem clicando no ícone de ejeção ao lado da imagem montada na barra lateral.

Também é possível montar um arquivo .ISO ou outra imagem de disco com um comando de terminal Linux. Isso é particularmente útil se você estiver usando apenas a linha de comando ou se estiver usando uma área de trabalho Linux que não fornece uma ferramenta para facilitar isso. Ferramentas gráficas para montar arquivos ISO e imagens semelhantes podem também estar disponíveis nos repositórios de software da sua distribuição Linux.

Para montar um arquivo ISO ou IMG no Linux, primeiro abra uma janela Terminal no menu de aplicativos da área de trabalho do Linux. Primeiro, digite o seguinte comando para criar a pasta / mnt / image. Você pode criar praticamente qualquer pasta no local que desejar, inclusive em network attached storages via rede local: Basta criar um diretório para montar a imagem. O conteúdo da imagem do disco estará acessível neste local mais tarde.

sudo mkdir / mnt / imagem

Em seguida, monte a imagem com o seguinte comando. Substitua “/home/NAME/Downloads/image.iso” pelo caminho para ISO, IMG ou outro tipo de imagem de disco que você deseja montar.

sudo mount -o loop /home/NAME/Downloads/image.iso / mnt / image

Para desmontar a imagem do disco posteriormente, basta usar o comando umount:

sudo umount / mnt / image

Alguns guias recomendam que você adicione "-t iso9660" ao comando, porém nossa sugestão é permitir que o comando mount detecte automaticamente o sistema de arquivos necessário.

Caso você esteja montando alguma imagem de disco que o comando mount não possa detectar e montar automaticamente, existem comandos ou ferramentas projetadas especificamente para trabalhar com esse tipo de formato de arquivo.

A instruções acima deve funcionar na maioria dos sistemas operacionais Linux modernos, possibilitando montar e usar imagens ISO e outros tipos comuns de arquivos em apenas alguns cliques.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Como armazenar arquivos, fotos e vídeos com segurança

Como armazenar arquivos, fotos e vídeos com segurança

Confira dicas de como descomplicar o armazenamento de arquivos, fotos e vídeos, e resolver problemas como pouco espaço e desorganização.

Por que comprar SSD enterprise para storages e servidores?

Por que comprar SSD enterprise para storages e servidores?

Vai comprar memórias SSD p/ seu sistema de armazenamento? Confira nossas dicas antes de montar seu armazenamento flash ou cache SSD de servidores.

3 equipamentos da Infortrend que protegem seus dados contra Ransomware

3 equipamentos da Infortrend que protegem seus dados contra Ransomware

Confira nossa lista com 3 equipamentos Infortrend que podem prevenir que seus dados sejam perdidos por conta de um ataque Ransomware ou outro malware.

Fale Conosco

  • Controle Net Tecnologia LTDA
  • CNPJ: 03.247.280/0001-25
  • Av. dos Carinás, 660 - Moema
  • São Paulo, SP - CEP: 04086-011