Vai comprar All Flash Array? Confira nossas dicas sobre All Flash storages

All Flash Array

Ao comprar um flash array de classe enterprise fatores como o preço da solução, capacidade, desempenho, disponibilidade, o fornecedor e durabilidade do sistema são apenas alguns pontos importantes que devem serem considerados.

Porém um fato que nem sempre colocado em discussão é que comprar um armazenamento flash corporativo nem sempre é necessário. Até 2018 somente 10% dos datacenters corporativos possuíam soluções totalmente all flash instalados.

Essa informação é importante para diminuirmos a pressão de compra por sistemas que terão seus preços reduzidos. Todos os custos de uma solução totalmente flash são maiores que instalações baseadas em storages híbridos e, quando ociosos, consomem importantes recursos financeiros do departamento de TI.

Conheça as Soluções All Flash Storage

Comprar um All Flash Array é realmente necessário?

Falta de espaço físico, redução de consumo energético, maior confiabilidade e performance são apenas alguns elementos que pressionam o administrador de TI na direção dos flashs.

Porém, enquanto o sonho do datacenter totalmente flash não acontece, vemos o volume de soluções baseadas em memória crescendo, principalmente no grupo dos arranjos de discos híbridos com recurso de processamento em camadas (tiering).

A grande maioria dos sistemas de armazenamento instalados continua sendo baseada no trabalho conjunto de arranjos de discos rígidos associados a sistemas de fita, por isso não é uma questão simples substituir sistemas funcionando por sistemas flash.

Arranjos de discos hibridos com recurso de processamento em camadas, tiering

O hybrid flash array ainda é um bom negócio?

O desenvolvimento dos sistemas baseados em memória tem avançado, porém a indústria de hard disks também não está parada. Até o momento nada supera sistemas de fita e arranjos baseados em hard disks SATA de alta capacidade para armazenar dados cold storage.

Os hard disks SATA/SAS evoluíram nos últimos anos, são mais confiáveis e já suportam alta carga de trabalho. Além disso, o incremento de performance conseguido por cache e tiering baseados em memória NVMe instalados em sistemas de armazenamento tornaram os hybrid flash uma alternativa interessante aos ainda caros All Flash Arrays.

Conheça as Soluções de Armazenamento Híbrido

A introdução e uso de placas HBA de alta velocidade fabricadas pela Mellanox também tem sido fundamental em aplicações exigentes em performance, pois tem diminuído a necessidade de investimentos em infraestrutura que redes SAN baseadas em Fibre Chanel exigem.

Soluções baseadas em hybrid flash array não proprietárias como as fabricadas pela Infortrend tem conseguido entregar sistemas para aplicações exigentes em IOPS e por uma fração do preço de sistemas totalmente flash de grandes fabricantes.

Mesmo aplicações dependentes de IOPS, como a virtualização e o gerenciamento de grandes bancos de dados, podem facilmente ser integrados a soluções de armazenamento híbrido em cluster.

Apesar dos all flash array funcionarem muito bem para arquivos ativos, sua vida útil entre 3 a 5 anos não incentiva usuários que precisam de um sistema confiável para armazenar dados de longo prazo.

Então por que empresas compram os All Flash Array?

Um dos principais atrativos em investir em soluções all flash é obter alto desempenho devido a diminuição da latência dos hard disks.

Aplicações como bancos de dados transacionais de missão crítica, análise de grandes volumes de dados e computação de alto desempenho, além da montagem de infraestrutura para desktop virtual (VDI) e a transmissão de streaming são apenas algumas soluções altamente beneficiadas com o ganho de performance obtido com as memórias.

Comprar um All Flash Array (AFA) sempre exige as seguintes validações:

Validações ao comprar um All flash Array

Quais aplicações são realmente exigentes em IOPS?

Não são todas as aplicações que são exigentes em flash de alta velocidade. Como os hard disks, as memórias flash também possuem diferenças de tecnologia, performance, vida útil e preço. Fazer verificações de performance (POC) com sistemas mistos onde o flash de alto desempenho e memórias SSDs mais baratas de maior capacidade podem economizar recursos importantes.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Até algum tempo, a maioria dos AFA ainda eram storages híbridos adaptados que não possuíam ferramentas sofisticadas voltadas para alocação, gerenciamento e a entrega de dados. Com o passar do tempo, os All Flash Arrays incorporaram recursos como a compressão de dados, deduplicação, criptografia e provisionamento dinâmico de espaço.

Comprar um All Flash Array não é comprar um sistema híbrido

Comprar um storage SATA/SAS recheado de SSDs não é comprar um AFA. Uma solução nativa All Flash é concebida para utilizar apenas memórias flash. AFAs voltados para datacenters geralmente possuem deduplicação nativa, compactação, snapshots, thin provisioning, replicação e outros recursos que só são possíveis em equipamentos de alta performance.

Um sistema flash possui apenas recursos básicos de gerenciamento e usa o mínimo necessário de seus processadores. Eles são estritamente necessários para melhorar o desempenho em IOPs, manter a baixa latência e melhorar as taxas de transferência.

Porém não é raro encontrarmos soluções SATA baseadas em storages SSD atendendo aplicações de alta demanda e disponibilidade por uma fração do preço de storages all flash "legítimos" dentro de grandes infraestruturas de TI.

Quanto maior o preço do All Flash Array, melhor

Fabricantes adoram vender soluções de armazenamento caras. Quanto maior o preço do All Flash Array, melhor. Porém a verdade é que algumas empresas fazem grandes investimentos em soluções de armazenamento que passarão a maior parte do tempo ociosa. Essa dura realidade associada a redução dos preços dos sistemas flash causam duplo prejuízo no budget de TI.

Em algumas situações, atualizar o storage DAS do servidor com apenas alguns flashs pode entregar maior desempenho e reduzir a latência sem grandes investimentos. Ter mais armazenamento flash no servidor não é a escolha ideal para muitas aplicações, mas pode ser benéfico para aplicativos que exigem desempenho extremamente alto sem o preço de um all flash array.

Fatores que devem ser considerados antes de comprar um AFA

Fatores antes da compra de um All Flash Array

Não importa qual seja sua aplicação, os fatores abaixo são críticos para validar sua compra de uma solução totalmente flash:

Capacidade. Determinar corretamente a capacidade bruta, as taxas de crescimento e as taxas médias de redução de dados com a deduplicação e compactação são essenciais para uma boa compra.

Desempenho. Três medições de desempenho são importantes: IOPs, taxa de transferência e latência. Assim como nas taxas de deduplicação, os números de desempenho variam entre as diferentes aplicações.

Conectividade. A conectividade deve ser escalável. Dê preferência a conexões multiprotocolo e com maior suporte possível aos sistemas operacionais utilizados. Considere as conexões ethernet, iSCSI e FC. Lembre-se que mudanças na infraestrutura custam caro.

Escalabilidade. Determinar a capacidade e a performance exigidas no médio prazo nem sempre é possível para novas aplicações. Subdimensionar a capacidade ou ultrapassar as barreiras de desempenho exigidas num sistema de armazenamento devido ao sucesso de um novo serviço também deve ser previamente planejado, evitando que o investimento todo seja perdido. 

Disponibilidade. Nem sempre é necessário 99,999% de disponibilidade. Aplicações menos sensíveis à disponibilidade como o cold storage devem ser deslocadas para sistemas de armazenamento mais baratos. Caso sua aplicação de missão crítica exija alta disponibilidade, busque testes e antecedentes detalhados do fabricante da solução, bem como a prova que a arquitetura flash oferecida atinge esse nível de disponibilidade.

Gerenciamento. Comprar um All Flash Array com recursos como replicação e snapshots, recursos de monitoramento e alertas, sistemas de autocorreção, redução de consumo por deduplicação e compactação de dados, além de armazenamento em cache e tiering é a melhor forma de economizar dinheiro no longo prazo.

Durabilidade. Saber qual a vida útil das memórias flash é muito importante. Conhecer os tipos de storage SSD e discutir a durabilidade dos flashs deve chegar a pontos como coleta de lixo, distribuição de pacotes, nivelamento de desgaste e correção de código de erro.

Suporte pós-venda. Um All Flash Array precisa de suporte 24x7. Serviços de monitoramento nativo que enviam alertas sobre impactos no desempenho, falha de SSDs e alcance de limites de capacidade são apenas alguns pontos a serem observados.

Contratos de manutenção. O contrato de serviço também deve ser discutido. Obter um bom preço pelo primeiro ano de contrato, mas ver seus custos dobrarem ou triplicarem nos anos seguintes pode ser desastroso para qualquer negócio.

Somos especialistas em sistemas de armazenamento

Buscar o melhor preço de um All Flash Array pode esconder armadilhas indigestas para o gestor de TI. Storages com discos rígidos não proprietários são nossa marca registrada. Datacenters equipados com nossos servidores estão livres para escolher o hard disk ou SSD mais apropriado por demanda, não limitando-se a uma única marca.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos especialistas em sistemas de armazenamento não proprietários e distribuidor autorizado de empresas como Seagate, WD, Infortrend, Qnap e Synology.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

iSCSI ou Fibre Channel (FC) - Qual a melhor SAN?

iSCSI ou Fibre Channel (FC) - Qual a melhor SAN?

Conheça as diferenças entre iSCSI e Fibre Channel e suas vantagens e desvantagens ao montar a melhor SAN para pequenas e médias empresas.

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)? Conheça nossas soluções resistentes a falhas de hardware, software e energia e não perca mais dados.

WhatsApp