O que é storage? NAS, DAS, SAN ou FAS?

Quais são os tipos de servidores para armazenamento?

Com o crescimento explosivo no volume de informações gerado dentro de empresas e residências, a palavra storage está em evidência. Computadores, tablets e celulares nunca armazenaram tantas fotos, vídeos e documentos. Qual a forma mais segura de organizar essas informações dentro de uma empresa ou residência? Como manter os dados armazenados sempre disponíveis e seguros?

Storage é um equipamento que armazena os dados da rede local de uma empresa ou residência, podendo ser um simples HD até um complexo sistema de armazenamento com vários petabytes. Além disso, esse tipo de equipamento pode ser implementado como servidor de arquivos, fazer backup ou ser uma área para centralizar, processar ou compartilhar dados.

Divididos em três grandes grupos, os storages são classificados como DAS, NAS e SAN. Diferenciados pela forma de conexão com seu computador host ou servidor, as unidades de armazenamento possuem diferentes finalidades e recursos.

O que é Storage

Direct Attached Storage ou DAS

DAS ou direct attached storage são quaisquer unidades de armazenamento conectadas diretamente a computadores, sejam eles servidores, notebooks ou estações de trabalho. Ao ser instalado, o equipamento torna-se um disco adicional de seu hospedeiro. Como exemplo de produtos voltados para conexão direta temos desde pen-drives ou hard disks baseados em portas USB até grandes sistemas baseados em portas mini SAS ou Fibre channel que equipam datacenters.

As aplicações executadas por storages DAS estão relacionadas ao armazenamento de dados e/ou aumento de performance softwares que utilizam muito acesso a discos, como backup de diversos computadores ou compartilhar dados em rede local.

Direct Attached Storage ou DAS

Network Attached Storage ou NAS

Diferentemente do DAS, o NAS é um sistema de armazenamento conectado diretamente na rede local, funcionando como um hard disk de rede que centraliza e armazena os dados de forma organizada. Com ele é possível compartilhar e gerenciar as informações armazenadas por todos os usuários de forma racional, utilizando serviços de segurança como acesso protegido por login e senha e registro de atividade por usuário.

Network Attached Storage ou NAS

Storage Area Network ou SAN

Utilizada em infraestruturas de TI dentro de empresas e datacenters, a Storage Area Network (SAN) é uma rede de armazenamento dedicada composta por servidores e storages, interligados através de conexões IP (iSCSI) ou Fibre Channel (FC). Buscando simplificar e consolidar a produção de dados, uma SAN centraliza e melhora o gerenciamento das informações, proporcionando mais segurança e velocidade no acesso aos dados.

Storage Area Network ou SAN

Flash All Storage ou FAS

FAS é a sigla para Flash All Storage, que podemos entender como Armazenamento total em memória flash e SSD.

São storages desenvolvidos para trabalhar diretamente com SSD sem o uso de HDD convencionais com discos rotacionando e partes mecânicas. São direcionados para ambientes que exigem alto número de acesso simultâneo, como banco de dados e máquinas virtuais. São sem dúvida as soluções de armazenamento de maior performance disponíveis atualmente.

FAS Flash All Storage

Somos especialistas em armazenamento de dados

Todos estes tipos de storages contam com a tecnologia RAID para se obter tolerância a falha de disco, o que diminui o risco de perda de dados e contribuem para a produtividade do ambiente, pois mesmo com falha de disco o storage não para de trabalhar e o HDD com defeito é substituído com o storage em funcionamento.

Somos especialistas em soluções para armazenamento de dados e distribuidores de marcas consagradas como Seagate, LaCie, Qnap e Infortrend. Fale conosco e traga seu projeto, nossos especialistas estão prontos para ajudar a melhorar a infraestrutura de dados de sua empresa.

Fique por dentro do mundo dos storages